Desenvolvimentos em embalagens flexíveis – Parte 01

Como é tradição, a cada ano a Flexible Packaging Association exibe as suas premiações FPA Flexible Packaging Achievement Awards e Innovation Showcase, que supostamente apresentam soluções em embalagens flexíveis que atendam às expectativas e necessidades através de avanços em materiais, design, estrutura, novos usos, validade estendida e sustentabilidade.

Foram 60 apresentações este ano, setenta e oito embalagens concorreram na competição da FPA Packaging Achievement Awards, e dezenove embalagens foram homenageadas com vinte conquistas de prêmios.

Para a perfeição em embalagens flexíveis você tem que visitar o Japão

Eu estou um pouco desapontado com os resultados, pois o prêmio FPA este ano não tem realmente uma variedade de embalagens flexíveis excelentes. Eu só selecionaria 4, que na minha opinião ganhariam um prêmio. Os outros vencedores e participantes não chegaram a um nível premiável, pois eles possuem velhos e conhecidos design/ desenvolvimentos ou não são espetaculares.
Devido a esta lacuna das premiações FPA e para completar uma visão geral dos mais recentes desenvolvimentos, selecionei mais quatro projetos de embalagens flexíveis, que o mercado viu recentemente.

Mas antes de ir para a descrição vamos, pela enésima vez, discutir sobre as embalagens flexíveis e seus problemas com a reciclagem.

Embalagens flexíveis e reciclagem
As embalagens flexíveis multicamadas (que são a maioria das embalagens flexíveis) são uma contradição em termos de sustentabilidade. Mais leves em peso, utilizando menos materiais, e resultando em menos emissões de gases de efeito estufa do que os formatos alternativos de embalagens, tais como vidro, alumínio e plástico rígido. Os flexíveis parecem ser a escolha de embalagem mais ecologicamente correta. Mas ao contrário do vidro, alumínio e plástico rígido, flexíveis multicamadas podem ser, mas não são recuperados no fim do consumo.

É quase o formato de embalagem perfeito, só que não é reciclável em um loop “cradle-to-cradle”(termo em inglês para materiais reutilizados). No entanto é “up-cyclable” (termo em inglês utilizado para materiais que podem ser reaproveitados em seu formato original sem o gasto de energia), embora a indústria não mostre qualquer interesse para implementar as facilidades necessárias.
E por que deveriam? O poder do consumidor é inexistente em função da embalagem conveniente. O EPR (Extended Producer Responsibility) não existe nos EUA e do comportamento ético e sustentável da indústria só ouço falar quando é rentável.

Isso deixa o aterro sanitário como o único lugar para o pós-consumo de embalagens flexíveis multicamadas no final da sua utilização. O desinteresse da indústria de bens de consumo para reciclagem é imposto pela afirmação da Associação de Embalagens Flexíveis de que embalagens flexíveis multicamadas representaram apenas 1,6% do fluxo total de resíduos sólidos urbanos em 2012, apesar de ser o segundo maior segmento de embalagens nos EUA, representando 19% do mercado total de USD164 bilhões do mercado de embalagens, conforme o PMMI 2015 Flexible Packaging Market Assessment Report.

Perfeição japonesa em cada detalhe

Minha visão crítica sobre a intenção da indústria de bens de consumo para olhar o problema da reciclagem de pós-consumo de embalagens flexíveis multicamadas é neutralizada por Anne Marie Mohan, editora da Greener Package em um excelente artigo intitulado: “Can we solve the flexible film recovery puzzle?”
Ela argumenta que um conjunto de esforços da indústria estão seriamente envolvidos na resolução do problema da reciclagem. A maioria dessas iniciativas são feitas fora dos EUA. Eu sou um pouco mais crítico sobre como a maioria das iniciativas estão ilimitadamente destruindo os recursos primários valiosos, mas seja qual for o caso o artigo é uma leitura que vale a pena.

Agora as novidades em embalagens flexíveis. Não há muito de real sustentabilidade/ reciclagem nos Prêmios FPA, de modo que temos de começar com um stand-up pouch fora desta competição.

Stand-up pouch reciclável Seventh Generation
Através de uma parceria com a Dow Chemical Co., Accredo Packaging, Inc. e a Sustainable Packaging Coalition, a Seventh Generation, uma empresa de produtos de limpeza doméstica à base de plantas, desenvolveu um stand-up pouch multicamadas, todas em polietileno 100% reciclável.

Sabemos que stand-up pouches recicláveis não são novidades desde que eles são feitos de PE. Eles raramente são vistos nas prateleiras dos supermercados, mas eles estão lá para os produtos simples que podem ser embalados em pouches de monocamada em PE. Mas no desenvolvimento Seventh Generation falaremos de um stand-up pouch em multicamadas de PE, assim como a película para os pouches que compreendem múltiplas camadas de polietileno, sendo uma combinação de alta densidade (HDPE), de baixa densidade (LDPE) e linear baixa (LLDPE).

A base para esta estrutura é a tecnologia RecycleReady da Dow, utilizando toda a estrutura em PE ou PE especialmente compatível com materiais não-PE que permitem que os pouches sejam incorporados em fluxos de reciclagem concebidos para a recuperação de PE.
A combinação do conhecimento em resina da Dow e a tecnologia da Accredo, um conversor de película, que vem pesquisando materiais com potencial para serem recicláveis que poderiam substituir o PET como a camada externa de uma estrutura de película com duas camadas de fabricação, resultou numa estrutura feita a partir de PE / tinta / solvente adesivo / PE, que proporciona todas as propriedades funcionais e estéticas necessárias, tais como a capacidade de vedação, a dureza, rigidez, sendo reciclável.

O AccredoFlex RP, um pouch reciclável desenvolvido para o detergente Seventh Generation Dishwash, possui um zíper flange em PE de pressionar para fechar e usa o processo de impressão reversa em gama estendida. Uma janela transparente sobre o painel frontal da embalagem fornece ao consumidor uma visão clara do produto contido.

Embora o consumidor possa não reconhecer uma mudança na estrutura da embalagem, a Seventh Generation espera que ele note a etiqueta SPC How2Recycle, um sistema de rotulagem padronizado que comunica as instruções de reciclagem na parte de trás do pouch.

Nós ainda não terminamos com stand-up pouches recicláveis. Vamos ver o Spotless Tea Bag. Não é exatamente o seu stand-up pouch padrão, mas um exemplo perfeito de como poderia ser.

Sachê de chá Spotless Compostable
Todos os anos os entusiastas de chá de todo o mundo procuram alternativas e um lugar para descartar seus sacos de chá usados. Um sachê de chá gera sujeira e é feio.
A solução é o chamado SteaBag, uma invenção da empresa finlandesa Spotless Tea Bag Ltd, que oferece ao consumidor uma resposta para o problema: “onde colocar o saquinho de chá molhado e usado sem deixar uma bagunça na mesa”.

O Steabag é um stand-up pouch de papel em porção unitária com boas propriedades de barreira contra oxigênio e umidade. Ele tem uma barreira de aroma, o que garante manter o produto em bom estado até que seja utilizado. Além disso é à prova d’água, de modo que você pode colocar um sachê de chá usado de volta no pouch, evitando sujeira ou utilização de utensílios adicionais. O sachê de chá embebecido fica guardado fora da vista no stand-up pouch totalmente impermeável. Após o uso, o Steabag biodegradável pode ser descartado de uma forma ecologicamente correta.

Usando o material exclusivo biodegradável de alta barreira Sustainex da Mondi, permitindo-lhe ser eliminado de uma forma ecologicamente correta (tanto o papel e o revestimento são biodegradáveis de acordo com EN 13432).

A Spotless Tea Bag Ltd é uma empresa fundada para comercializar a invenção Steabag. A empresa não fabrica as embalagens nem faz produção de chá. Ela apenas licencia o conceito Steabag para fabricantes e empacotadores de chá.
vídeo:

Isso nos deixa com os resultados dos Prêmios FPA para a próxima edição desta série.

Artigo traduzido em Português por Fernanda Vieira do Nascimento. (Artigo original: “Developments In Flexible Packaging – Part 01”)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s