As Melhores Embalagens Flexíveis – 02

150321-a-large-surface-light-emitting-plastic-film W540 100dpi

Uma grande luz é emitida pela superfície do filme plástico desenvolvido pela VTT baseado na tecnologia OLED – foto Juha Sarkkinen

No meu primeiro artigo sobre “As Melhores Embalagens Flexíveis”, eu critiquei um artigo que ameniza não reciclabilidade de pouches flexíveis multi-camadas, publicado na Packaging Digest.
Vamos ser absolutamente claros: pouches flexíveis possuem um formato de embalagem bonito, mas as empresas que utilizam este formato de embalagem para propagar seus valores éticos e de sustentabilidade, estão grosseiramente enganando o consumidor.
Com a venda da embalagem podendo ser usada uma única vez em alimentos e bebidas, ela acaba em um aterro sanitário, poluindo ruas e vias navegáveis, ou os oceanos em vez de ser reciclada, as empresas não estão apenas desperdiçando, mas também estão contribuindo para a poluição global. Isso de acordo com uma nova pequisa, “Waste and Opportunity 2015”, da As You Sow e a Natural Resources Defense Council.
A pesquisa mostra “Como todos os setores de atividade continuam a ignorar, deixando de assumir a responsabilidade necessária para as embalagens que eles geram”.

A conclusão é simples. É hora da indústria de embalagens flexíveis começar seriamente a implementação de programas de reciclagem adequados para o formato de embalagem que colocam no mercado.
Existe alguém que pode me dizer por que os fabricantes de garrafas e frascos de vidro, garrafas PET, embalagens de bebidas, alumínio e aço para latas, embalagens de papelão ondulado e contínuo, são de uma forma ou de outra envolvidos em processos de reciclagem e atividades relacionadas com os respectivos produtos que vendem no mercado, e as indústrias de embalagens flexíveis não são?

Aguardando essa atitude, vamos dar uma olhada em mais algumas embalagens flexíveis premiadas pela FPA, como continuação de meu artigo anterior.

Encaixes Flip-N-Seal
A Liqui-Box criou a embalagem asséptica com encaixe Flip-N-Seal, com um sistema de abertura que permite ser fechado novamente. O Aseptic Flip-N-Seal fornece aos clientes uma solução de distribuição que é segura, higiênica e permite a conexão sem remover a tampa e contaminar o produto que está dentro. O Aseptic Flip-N-Seal é a última edição para a família inteira da Liqui-Box Flip-N-Seal de encaixes.

Visivelmente adaptável a todos os envases e sistemas de distribuição para embalagem bag-in-box, a Flip-N-Seal permite aos clientes da Liqui-Box fazer a conexão sem problemas e nenhuma confusão, maximizando o desempenho e o valor do pacote. O Flip-N-Seal é perfeito para “enchimento limpo”, “validade estendida (ESL)” ou aplicações “assépticas”.

Esta família asséptica Flip-N-Seal pode ser usada com quaisquer filmes Liqui-Box e permite que a Liqui-Box proporcione as características de protecção do produto para qualquer aplicação.

Pouch Steam Rice Single-Serve
A Berry Plastics Corporation é a criadora do novo pouch P.F. Changs Menu Steam Rice Single-Serve, um recém-lançado arroz temperado para micro-ondas da ConAgra Foods.

O pacote utiliza a tecnologia Berry Plastics’ Steam Quick. Para o aquecimento rápido a embalagem flexível é laminada incorporando um coextrusado selante web que comporta tanto calor quanto o congelamento.

Além disso, uma perfuração hermética é aplicada usando tecnologia a laser, proporcionando um elevado grau de consistência e desempenho, enquanto o conteúdo é cozido no vapor.

Para garantir cozimento correto do produto alimentar no micro-ondas e para evitar que a embalagem se rompa após o congelamento, o pouch de micro-ondas requer a inclusão de um respirador para liberar calor e/ ou vapor que pode ser gerado durante o cozimento ou o aquecimento do produto no micro-ondas.
Consequentemente a selagem de vedação da Chang Single-Serve Pouch é formada por uma película para micro-ondas com um padrão de ventilação, marcado por um laser em uma região da superfície exterior da selagem, para formar uma área enfraquecida. A área de ventilação é marcada no filme a uma profundidade que não perfurar a vedação. Além disso, a superfície interna próxima a área enfraquecida está diretamente exposta a pressão gerada na região interna.

Pouch com zíper Microwaveable
Para a cadeia de supermercados alemã Reichelt em Berlim, a Flex America Inc. criou um pouch de fundo plano stand-up com um zíper deslizante que permite o fechamento após o uso e uma alça especial para carregá-lo. O pouch é feito com um laminado de película BOPET/ CPP que é formado a partir de polímeros especialmente formulados para suportar o aquecimento do micro-ondas e do cozimento.

A cadeia de supermercados européia utiliza o pouch stand-up como uma embalagem take-away para frango marinado. O consumidor tem o frango embalado no pouch no balcão do supermercado, leva para casa e cozinha diretamente em um forno de micro-ondas sem manusear o produto.
O pouch permite cozinhar sem nebulização, e o zíper é feito de uma resina especial de PP ovenable.

Darfresh On Tray
A divisão Cryovac da Sealed Air Corporation desenvolveu o Darfresh On Tray, um sistema de película de embalagem a vácuo que permite a otimização da eficiência operacional, um shelf life estendido, a conveniência do consumidor, e a melhoria da segurança alimentar.

A bandeja a prova de vazamento e a tampa clara garantem apelo visual pela capacidade do filme de embrulhar delicadamente, mas com firmeza em torno de todos os contornos, sem qualquer risco de distorção. A possibilidade de maturação na embalagem é uma vantagem para as carnes frescas. A bandeja pré-fabricada e a película superior web Darfresh estão juntas até as bordas do produto para facilitar um pacote seguro, proporcionando excelente higiene e uma vida útil longa para refrigerados e proteínas congeladas.
A empresa alega que este pacote oferece benefícios ao processo por causa da redução de filme de até 40% sem sucatear material, oportunidades de merchandising inigualáveis para o varejista com capacidade de exibição vertical e oferece um pacote pronto com proteção para freezer, sendo fácil de abrir proporcionando conveniência para o consumidor.

Saco com vedação lateral Side Seal Bag
A Sonoco Flexible Packaging criou para Dare Foods Limited no Canadá um saco de vedação lateral com abertura e fecho para os seus Boulangerie Grissol Artisanal Baguettes.

Esta categoria de produto é geralmente dominada por sacos em caixas de papel cartão. Com este flexível stand-up pouch Dare Foods Boulangerie Grissol Artisanal Baguettes o saco de vedação lateral apresenta uma embalagem atraente com seus gráficos brilhantes, incluindo o fundo preto que dá um visual premium e as lindas fotos do produto.
A nova embalagem utiliza menos material do que o formato de saco dentro de caixa, enquanto que a estrutura de película de barreira mantém o produto fresco.

Filme para sacos High Performance Dairy
Outro desenvolvimento da Liqui-Box, neste caso para a mexicana Lala e Gilsa produtura de leite. Este filme co-extruxado é envasado ficando com um formato vertical podendo fazer sacos de 4 oz a 2 litros.

Os menores (Mini-SIP) sacos são utilizados para embalar água saborizada, sucos de frutas e leite para os programas escolares em todo o país e aplicações de varejo no Norte e Sul América. Os sacos grandes são utilizados para embalagem de leite para venda no varejo.
Estudos e pesquisas da utilização real mostram que este novo e melhorado saco leiteiro proporciona fortes benefícios de desempenho.

Código laser Engraving System
A Flex America Inc. criou para a marca Maggi da Nestlé na Índia uma estrutura de flexível laminado de 3 camadas que incorpora um código alfanumérico secreto gravado no lado da selagem (dentro da embalagem), utilizando um sistema de gravação a laser patenteado.

O código não é visível ou legível do lado de fora do pacote impresso e só pode ser acessado ao abrir a embalagem e a retirada do conteúdo. O sistema de gravação a laser é patenteado pela Uflex e pode ser usado em qualquer um filme de multiplas camadas de laminação. Tem sido desenvolvido para LDPE, e substratos de BOPET BOPP. O sistema também pode gravar os dados variáveis em cada repetição da impressão (embalagem).

Para ser honesto, eu não entendo o significado e/ ou o benefício de um código secreto dentro na embalagem, o que só pode ser visto quando o conteúdo é retirado. Para uma verificação de autenticidade é inútil e para o consumidor quando ele (se ele) verificar que o código não se encontra. Ele tem o produto aberto e, provavelmente, já utilizado.
Existe alguém que pode explicar isso para mim?

Design Peanut Butter Pouch
Em um artigo anterior eu escrevi sobre um projeto australiano de uma embalagem flexível para a Bread Spread. Agora vemos um stand-up pouch para manteiga de amendoim. O stand-up pouch é fabricado pela CL&D Graphics para a Yumbutter.

O design foi escolhido especificamente para permitir a perfeita quantidade de manteiga de amendoim a ser espremida da embalagem. Não mais restrito por um pote e a necessidade de uma faca, o consumidor pode agora desfrutar do produto em movimento. Além disso, menos resíduo do produto é deixado na embalagem.

Essa foi a minha seleção dos prêmios FPA 2015. O desenvolvimento de embalagens flexíveis é imbátivel, então vamos esperar a indústria finalmente ter seus resultados em conjunto com a sua responsabilidade social algum significado verdadeiro.

Artigo traduzido por Fernanda Vieira do Nascimento (Artigo original: “The Best In Flexible Packaging – 02”).

3 Respostas para “As Melhores Embalagens Flexíveis – 02

  1. Obrigado pelo retorno e pela tradução da Fernanda Vieira do Nascimento. na área de Design de embalagens na área de criação acabamos por ter pouco contato com toda a área técnica, este Blog é de uma ajuda imensa uma vez que pretendo se achar fazer um mestrado em embalagens, se alguém souber de um curso ficaria agradecido. Gilberto Sandes, BH, MG

    • Bom dia Gilberto!
      Se você estiver em São Paulo tem um curso de pós graduação com especialização em Engenharia de Embalagens no Instituto Mauá em São Caetano do Sul. Não sei se te atende, mas é um curso muito bom.

  2. Bom dia! Estou montando uma empresa no setor alimenticio(brownies) e gostaria de obter informações sobre embalagens, como latas…Agradeço o contato! Luciana Sampaio

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s