As Melhores Embalagens Flexíveis

Foto cedida por Excelsior Technologies

Todos os anos a Flexible Packaging Association (Associação de Embalagens Flexíveis) homenageia uma grande variedade de embalagens flexíveis com prêmios. Vamos dar uma olhada em uma seleção deles a seguir, mas primeiro eu gostaria de discutir o assunto “embalagem flexível”.
A embalagem flexível é a preferida da indústria de bens de consumo, mas incomoda os ambientalistas.

Em um artigo absurdo publicado no site Packaging Digest e intitulado “The irony of flexible pouches” (“A ironia dos pouches flexíveis”) o autor Robert Lilienfeld argumenta contra o ambientalista que se opõe (que ele chama de “crítico”) a implementação de embalagens flexíveis multi-camadas. O artigo e seus argumentos são, a meu ver, ridículos, porque ele escreve aparentemente assumindo que o nível médio de educação do leitor de Packaging Digest não é superior ao de um aluno da primeira série.

O que pensar desta frase: “Irônico, não é, que um grande produtor de alimentos tem causado essa tristeza para as embalagens que se tornaram tão populares entre as empresas, e cujas proposições de valor são baseadas no fornecimento para uma clientela altamente educada, preocupada com o ambiente, o orgânico, o cultivo de forma responsável e, portanto, alimentos sustentáveis?
Desde quando: “.. um fornecimento altamente qualificado, rico e ambientalmente preocupada com saudável, orgânico, cultivado de forma responsável e, portanto, alimentos sustentáveis”, uma licença para disponibilizar no mercado qualquer embalagem antiecológica você pode encontrar?
Há apenas uma razão, “essas empresas ambientalmente sensíveis” (como Lilienfeld os chama) usam embalagens flexíveis exclusivamente para redução de custos (e algumas vantagens para o marketing) em comparação com outros formatos de embalagens. Não há nada de errado com esse raciocínio, mas não podemos falar que são “empresas ambientalmente sensíveis”, porque elas não são. O lucro é o foco, simples assim. E o resto é relacionar a imagem da empresa à defesa do ambiente.

E, em seguida Lilienfeld apresenta um exemplo básico. Faz uma comparação com uma lata de aço e um pouch flexível de LDPE, mas ele esquece de dizer que o aço é infinitamente reciclável e também um recurso natural renovável. O material LDPE do pouch é uma matéria-prima a base de fóssil não-renovável, mas a sua laminação de alumínio, embora seja infinitamente reciclável, não pode ser recuperado a partir das camadas do pouch (de qualquer maneira não nos EUA), consequentemente, também é um recurso não-renovável. E assim após usada, a embalagem acaba em um aterro, enquanto o aço na lata é reutilizado.

E ele conclui absurdamente que “Mesmo com a reciclagem de 0%, o pouch produz cerca de 30% menos lixo, em peso, do que a lata”. Não, meu amigo, a lata não produz resíduo, pois ela é reutilizada infinitamente.
Lilienfeld deve ser muito ruim em matemática, porque ele alega “Então, uma vez que você fizer as contas, você não pode dizer que pouches geram muito lixo simplesmente porque não são recicláveis”.
Já viu uma coleção de 60 bilhões de pouches vazios após a utilização? É equivalente a coleta de apenas um ano nos EUA!

Assim como os grupos ambientalistas, Lilienfeld criticou a indústria de embalagens flexíveis e em particular a Kraft Foods que é a maior usuária de flexíveis, por não implementar sistemas de reciclagem de embalagens após o uso.
Eles estão disponíveis? Sim, existem sistemas disponíveis. Leia meus artigos sobre este assunto:
Flexible Packaging And Its Recycling Problems (Embalagens Flexíveis e Seus Problemas de Reciclagem)
Reciclar Material De Embalagens Com Um Componente De Alumínio
From Post-Consumer Flexible Packaging To A Durable Consumer Product (Do Embalagens Flexíveis Pós-consumo A Um Produto De Consumo Durável)

Lilienfeld tem que perceber que não é o ambientalista “crítico” quem tem a culpa, mas a indústria nos EUA que está muito atrás do resto do mundo em termos de reciclagem, e não só por causa de seu desprezo para “A Responsabilidade Pós-consumo do Produtor” (RPC).

Deixo isso para os meus leitores para responder o “porquê?”.

De qualquer forma, eu sou contra as embalagens flexíveis? Claro que não. É um dos melhores e mais promissores formatos de embalagens. Embora eu deva dizer que de vez em quando as embalagens flexíveis obtêm o nível de exagero quando as empresas usam de forma errada, só para cortar custos e falsamente reivindicar benefícios ambientais.
Reivindicações ambientais falsas ou não, os resultados dos Prêmios FPA mostram claramente que a embalagem flexível está amadurecendo como um formato de embalagem.

Vamos voltar aos belos prêmios de Embalagens Flexíveis. Fiz uma seleção de dez beldades e irei mostrar-lhes em 2 artigos. Os resultados completos do Prêmio FPA você pode baixar aqui (arquivo pdf).

Intervoid Sterile
O bag Intervoid Sterile patenteado por Coveris Flexibles em Winsford é uma inovação em embalagem para a coleta de amostras multi-indústriais, que combina pela primeira vez um sistemas de amostragem compostas ultra estéril e ultra seguro.

O Intervoid Sterile representa um grande avanço em embalagens flexíveis para uso medicinal, alimentício e outras espécies de amostras, através de seus métodos de conservação altamente técnicos. Os sacos esterilizados combinam uma identificação de rastreamento track & trace única, um fecho inviolável lacrado com fita, perfuração, esterilização de gama secundária e propriedades anti-vazamento resistente para fornecer uma solução de amostragem composta, esterilizada e fácil de usar para maior segurança e menos impacto ambiental.

Eliminando o risco de contaminação cruzada e aumentando a rastreabilidade e função, as embalagens Intervoid são aprovadas para ambos os contatos, com alimentos e com a UN3373 (que é uma regulamentação dos EUA para o transporte de um determinado tipo de material biológico) que assegura a garantia do produto de segurança contra a contaminação cruzada. A fita que consta nos sacos Sterile diz “stop” se adulterada ou não selada corretamente.

McCormick Skillet Sauce Mix Pourable Pouch
O pouch fabricado pela Bemis Company Inc., para o molho McCormick Skillet, nova linha de molhos caseiros que ajuda o consumidor a preparar refeições rápidas e saudáveis. Possui um design que fornece um despeje limpo do molho. Com o seu bico cortado utilizando o sistema tear-off “tampa”, a nova embalagem para molho McCormick Skillet tem a aparência e a funcionalidade de uma garrafa, mas a eficiência e a sustentabilidade de um pouch.
A “tampa” sem sujar e abre fácil, permite que o consumidor simplesmente rasgue e despeje o molho, deixando as tesouras e a bagunça para trás. A forma única do design stand-up e as cores vibrantes configuram imediatamente o produto para além dos populares e tradicionais temperos da McCormick fortalecendo a entrada da empresa na categoria de molhos líquidos.

Esta nova ideia foi desenvolvida a partir de pesquisas que indicaram que os consumidores preferem os leves pouches flexíveis do que garrafas ou frascos para a categoria molho líquido.
Um estudo de caso publicado pela FPA especifica que em média, os pouches flexíveis podem resultar em uma redução de até 50% em aterros de resíduos quando comparado com garrafas de vidro ou de plástico com tampas.
Este foi o argumento utilizado pela McCormick para justificar a sua escolha nas embalagens para os molhos, no entanto, é um pouco duvidosa uma vez que uma garrafa de vidro ou uma garrafa de plástico não precisam acabar em aterros, enquanto que para embalagens flexíveis não há (nos EUA) outra escolha que não seja o aterro. Este tipo de alegações pode, portanto, ser desconsiderada como preocupação com o “meio ambiente”.

Medi-CRREO com Child-Guard Closure
No mundo este é o primeiro pouch flexível a prova de criança usando o fechamento Child-Guard. A embalagem Medi-CRREO fabricado pela Pactech Packaging junto com o fechamento Child-Guard desenvolvido por Reynolds Presto Products passou nos testes regulamentado pela Title 16 CFR 1700 da Poison Prevention Packaging Act (Lei de Prevenção de Embalagem de Veneno).

Com os benefícios adicionais do controle deslizante do fechamento e opcional da rotulagem que mostra quando há violação do lacre, esta nova tecnologia vai permitir que os produtos que antes eram embalados em caixas à prova de criança ou recipientes de plástico volumosos possam agora ser embalados em embalagens flexíveis.

A embalagem Medi-CRREO com o Child-Guard é reutilizáveis e permitem aos fabricantes considerar um novo paradigma para a sustentabilidade. Existe potencial para os fabricantes desenvolverem programas de retorno/reutilização com seus clientes. Por exemplo, os clientes poderiam retornar para a farmácia um pouch Medi-CRREO para recarga.

SpraySmart Marking Paint Pouch (Pouch de Tinta de Marcação)
O spray de tinta de marcação da Rust-Oleum era embalado em latas de aerossol rígidas.
Ele não esvaziava completamente e também criou um grande volume de resíduos perigosos. A nova embalagem flexível para o SpraySmart Tinta de Marcação, fabricado pela Printpack, é um sistema de distribuição de tinta de marcação, não-aerossol, livre de propulsor, usando a tecnologia de ar-comprimido.

A tinta de marcação é fornecida em um pouch flexível e usa um dispositivo de tecnologia de compressão único para pulverizar a tinta. O dispositivo irá se encaixar em qualquer bastão de marcação existente e é alimentado por uma bateria recarregável.
O processo de marcação é feito da mesma maneira como quando se usa uma tinta de marcação e um bastão de aerossol convencional.
Os pouches misturam e ejetam de forma mais eficaz, proporcionando mais cobertura de tinta para o mesmo peso da embalagem, e os pouches utilizadas ocupam muito menos espaço e não precisam de eliminação de resíduos perigosos. Além disso, a transparência da embalagem permite aos usuários ver facilmente quanto de tinta permanece no pouch.

Esta é a primeira série de embalagens flexíveis premiadas. Mais em um próximo artigo.

Texto em português revisado por Fernanda Vieira do Nascimento

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s