Uma Viagem Pelo Mundo Olhando Embalagens “Take-Out”

Uma pesquisa realizada no Reino Unido em 2013 pela Alpro mostra que os empregados pressionados pelo tempo, muitas vezes não têm escolha a não ser comer suas refeições em sua mesa no escritório freqüentemente. Na verdade, no local de trabalho, comer sozinho “tornou-se tão comum que muitos de nós nem percebemos mais que estamos fazendo-o, ressaltando quão onipresente é o comportamento de comer sozinho”, conclui a empresa de pesquisa de mercado Hartman Group.

Embora grande parte deste grupo de empregados de escritório já esteja trazendo seu café da manhã e/ou almoço de casa, outra parte opta por visitar uma delicatessen, supermercado ou loja de conveniência para escolher itens prontos na hora do café da manhã ou almoço. É claro que, neste caso, muitas vezes itens saudáveis são predominantes. Mas os aspectos de conveniência das embalagens também tem um papel importante.

Embora o mercado de saladas prontas esteja se afastando de sua posição estabelecida como um acompanhamento para transformar-se numa pequena refeição, esta tendência não mudou o velho hábito de muitos consumidores preferirem a moda antiga, do sanduíche de presunto e queijo, cachorro-quente, salgadinhos ou semelhantes.
Neste mercado, nada mudou muito, nós só temos nos esquivado de peixes e batatas fritas embrulhados em jornais velhos e da comida chinesa servida em bandejas baratas e desagradáveis de plástico.

Uma ampla gama de novos tipos de embalagens convenientes tem entrado no mercado de take-out, especialmente para almoços mais leves e opções de on-the-go (para viagem). Os conceitos muitas vezes não são apenas adequados para armazenagem e transporte, eles devem ter uma forma bonita, livre de todo o excesso e extravagância.
A natureza intrigante destas embalagens é a sua funcionalidade e sua beleza pela simplicidade.

Recentemente temos visto algumas ideias e designs interessantes. Vamos fazer uma turnê mundial. Começamos nos EUA, para admirar uma embalagem bonita para hambúrgueres, em seguida viajamos para a Guatemala para encontrar uma embalagem de hot-dogs e no Brasil o Agile Pack para fast food. Do Brasil atravessamos o oceano até chegar na Espanha para admirar uma embalagem de take-out para tapas e continuar nossa viagem para a Suécia para ver uma embalagem auto-expansível de comida instantânea. Saltamos sobre o Pólo Norte direto para Taiwan para ver a última embalagem take-out para bolinhos de peixe. Vamos começar.

EUA – A embalagem Togo Burger
O “Togo Burger”, desenhado por Seulbi Kim do Rhode Island School of Design nos EUA, permite que o consumidor transporte um hambúrguer, batatas fritas e uma bebida confortavelmente com uma mão só.

A embalagem portátil reduziu pela metade o volume de embalagens existentes devido ao design simplificado de Kim. Apenas um gancho, uma luva e um buraco são suficientes para manter as batatas fritas, hambúrguer e refrigerante respectivamente nos lugares certos.
Juntamente com estes mecanismos internos que mantêm as coisas no lugar, a embalagem possui alças que dobram-se para transportá-los e tem um dispositivo de bloqueio para manter tudo fixado. Ao lado do refrigerante, existe também um furo para o canudo.

Nós ficamos no setor de “junk food” e fomos para a Guatemala, onde o hot-dog é um lanche popular comprado de vendedores de rua.

Guatemala – A embalagem do hot-dog Shuco
Como acontece com tantos designs de embalagem, pouco ou quase nenhum detalhe são conhecidos. O Shuco esta nesta categoria. Eu sei que a designer é a Ana Gabriela Castañeda Solano da Cidade da Guatemala na Guatemala, mas isso foi tudo o que pude encontrar sobre ela e esta embalagem.
Mas olhando para as imagens, você deve concordar comigo que é um design bem interessante e não apenas para hot-dogs.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Da Guatemala viemos para o Brasil, onde as pessoas estão acostumadas a consumir cerca de 5 (pequenas) refeições por dia, muitas vezes nada mais do que um lanche quente comprado de um vendedor de rua.

Brasil – Embalagem Agile
Fabio Pereira da Silva, diretor da Una Design em Bento Gonçalves, veio com uma ideia de embalagem para fornecer para empresas de fast-food, onde a comida e o refrigerante são servidos de uma forma que se tornam mais práticos e adaptáveis ao dia a dia dos usuários modernos.

A embalagem tem a intenção de unificar um copo de refrigerante e um recipiente para alimentos, como batatas fritas, massas e saladas. Desta forma, a embalagem se torna prática e o usuário pode consumir sua refeição no metrô, ônibus ou durante a caminhada. À medida que a embalagem é manuseada com uma mão só, a outra pode ser utilizada para aproveitar a refeição, sem a necessidade de qualquer outro suporte.

Espanha – TOT tapas
Gloria Kelly de Santiago no Chile, aluna da Elisava em Barcelona na Espanha, criou uma embalagem Take-Away para “Tapas orgânicas”.

Este slideshow necessita de JavaScript.

“Tapas” como já sabemos, são parte da identidade e cultura da comida da Espanha. “Tapas” são pequenos aperitivos de diferentes tipos de alimentos que as pessoas compartilham com os amigos, bebendo algo em um bar ou em um restaurante. O objetivo deste design foi a criação de um novo conceito, oferecendo “Tapas” de um jeito que ele possa ser levado e que as pessoas possam comer onde quiserem, em um parque, na praia, com amigos e sempre que tiverem vontade. A embalagem é feita de papelão e comunica bem a identidade da marca.

Suécia – A embalagem auto-expansível
Innventia, uma empresa de pesquisa sueca, uniu-se com as designers Anna Glansén e Hanna Billqvist da agência de design “Tomorrow Machine“ para desenvolver, o que eles chamam, a “tigela que expande”, uma embalagem sustentável encomendada para comida desidratada.

A tigela expansível é feita de um material 100% biodegradável e de base biológica (papelão especial), inventado pela Innventia.
Quando a água quente entra na embalagem, o material mecano-ativo reage ao calor da água e transforma a embalagem que está comprimida em uma tigela expandida para servir.
As designers afirmam que esta é a nova geração de design de embalagem sustentável, usando materiais que são simultaneamente inteligentes e ambientalmente amigáveis.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Taiwan – Tzukuan Seafood Pasteis
A Bosin Design em Kaohsiung, Taiwan, desenhou uma embalagem baseada no conceito tradicional de embrulhar peixes secos. Esta embalagem de bolinhos de frutos do mar, para a Tzukuan Fisheries Association, exemplifica a imagem da cultura de pesca.

A cultura da pesca de Taiwan inspirou o design destas embalagens. Cada caixa mostra um peixe, com sabores diferentes marcados por cores diferentes. Com uma corda, duas ou três embalagens podem ser amarradas formando um conjunto de presente. Isso simboliza a maneira tradicional como os pescadores embalavam os peixes secos para compartilhar com amigos e familiares em tempos antigos. Desta forma, eles compartilhavam não só o peixe, mas também a sua felicidade – uma ideia que esta embalagem promove de forma simbólica.

As embalagens take-out nasceram freqüentemente da necessidade de conservar os alimentos e torná-los facilmente transportáveis, elas eram feitas com materiais que se tinham a mão. Pense em tipos como jornais velhos e bandejas de plástico descartáveis. Mas os tempos mudaram e o design de embalagem cativante e excepcional tornou-se um grande diferencial competitivo, mesmo no setor de take-out. A forma de embalar, de apresentar e como a embalagem será construída são apenas alguns elementos que os designers precisam prestar atenção para se chegar a uma embalagem take-out eficaz e que pode impressionar os consumidores através da criatividade.

No passado eu escrevi mais dois artigos sobre embalagens take-out ou take-away. Leia-os para mais insights:
“Packaging Innovations – Lunching and Snacking in November” and “Innovations in Food Take-Out Packaging”.

Texto em Português revisado por Cintia Alencar

Uma resposta para “Uma Viagem Pelo Mundo Olhando Embalagens “Take-Out”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s