Japão – Novo Scanner Poderia Ser o Fim dos Códigos de Barras

Li no blog Digital Trends que a empresa japonesa Toshiba, desenvolveu uma, assim chamada, tecnologia de reconhecimento de alimentos. A nova tecnologia é um scanner que reconhece o item, especialmente frutas e legumes, eliminando assim a necessidade de códigos de barras.

Embalagens e rótulos podem ser amassados, e assim o código de barras pode não ser lido no momento do check-out. Além disso, frutas e legumes nos supermercados não costumam ter códigos de barras porque são colocados dispostos sem embalagem enquanto ainda frescos, por isso, esses itens não podem ser lidos nas caixas registradoras utilizando código de barras, o que significa que, ou um funcionário da loja tem que pesar, digitar os dados corretos do produto e etiquetá-lo com um código de barras ou a funcionária do caixa é responsável por este trabalho.
Clientes em todo o mundo já experimentaram a situação em que a operadora de caixa tem que digitar o código manualmente. Pior ainda, a caixa pode não reconhecer alguns itens (frutas exóticas, vegetais raros, variedades), o que pode causar atrasos. Não é um grande problema, mas pode ser bastante frustrante, especialmente com uma longa fila de clientes esperando a sua vez de passar as compras.

A Toshiba desenvolveu esse novo scanner para resolver esse problema. O Scanner de Reconhecimento de Objetos (SRO) funciona através da utilização de uma tecnologia desenvolvida pela empresa para reconhecer padrões e cores.
A Toshiba explica que, embora o scanner seja capaz de reconhecer qualquer tipo de alimento, é particularmente útil quando se trata de frutas e vegetais, embora também possa identificar itens embalados como itens de padaria e enlatados. Semelhante à tecnologia de reconhecimento facial que coloca parâmetros, como a largura do nariz e a distância entre os olhos, como maneiras de identificar as pessoas, o SRO usa certos parâmetros para categorizar e identificar as mercadorias. Especificamente, a Toshiba utiliza um padrão e tecnologia de reconhecimento de cores tão precisa que podem identificar diferenças sutis entre produtos similares.

A tecnologia já está bem avançada de maneira que pode identificar facilmente não apenas o tipo de fruto que está sendo mostrado, mas também a variedade de uma fruta. Provavelmente o sistema economizará tempo e evitará erros, pois os funcionários não vão mais precisar procurar o código correto cada vez que se depararem com uma variedade de produto diferente.

O scanner da Toshiba utiliza uma câmera capaz de operar em altas velocidades, identificando itens assim que são passados. O SRO é capaz de fazer isso isolando qualquer “ruído” da imagem, e assim se concentrando apenas no produto alimentício. O vídeo mostra uma operadora de caixa digitalizando um vegetal com um scanner a laser, como se fosse um item com código de barras.

Embora a tecnologia certamente tenha potencial, eu não vejo uma conquista rápida dos supermercados mundialmente. A Toshiba afirma que “a nova tecnologia em breve poderá ser vista em caixas de supermercados em todo o mundo”, baseada na ideia de que a empresa está construindo uma enorme base de dados de produtos frescos e outros artigos de supermercado.
No entanto, como o mercado é global, essa base de dados provavelmente será, por enquanto, limitada a itens de mercearia japoneses, e os SROs aos supermercados japoneses.

Além disso, não se esqueça de que o consumidor japonês é muito diferente do americano ou europeu. No Japão, o produto fresco é altamente selecionado e indiscutivelmente de super-alta qualidade. Consequentemente, o consumidor compra uma ou duas unidades de alguma fruta ou legume e diferente da maioria dos países onde o consumidor compra “a granel” (sendo em libras ou quilos) e pesa o produto, ou o mesmo é pesado no caixa.

No entanto, vale a pena ficar de olho nesse desenvolvimento.

Texto revisado por Fabiana Paciulo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s