Plataforma on-line de Inovação Aberta da Unilever

Em uma entrevista na World Packaging, Richard Adams, chefe de Desenvolvimento Gráfico de Embalagem na GlaxoSmithKline, deu a seguinte resposta à questão sobre o que ele estava buscando com fornecedores de embalagens: “Em uma palavra: Inovação – materiais inovadores e soluções de embalagem para atender os esforços de diversificação dentro de nossa companhia. ……… Nós simplesmente não temos tempo ou recursos para compreender o que há de novidades disponíveis”.

Aparentemente é um problema que muitas empresas de bens de consumo (multi-nacionais) estão enfrentando. Na semana passada a Unilever lançou uma plataforma de inovação on-line aberta, destinada a ser uma porta de entrada para colaborações entre especialistas em R&D da própria Unilever e qualquer designer, engenheiro ou outros profissionais para avanços em inovação.
Segundo a Unilever, uma solução bem sucedida poderia mudar a maneira como bilhões de produtos são embalados e fazer uma diferença significativa para o meio ambiente e as vidas de seus consumidores.

Mulher vietnamita venda de produtos da Unilever

É bem conhecido que a sustentabilidade é uma prioridade fundamental para a Unilever e, sob esta luz, é um objetivo estratégico criar embalagens sustentáveis. A plataforma de inovação on-line é uma ferramenta perfeita para atingí-lo, descobrindo assim soluções técnicas inovadoras para estimular o crescimento, enquanto corta suas emissões de carbono (“pegada ecológica”). Mas, em seu caminho para a redução do impacto ambiental global, a Unilever busca maneiras inovadoras para embalar seus produtos reduzindo o seu peso total ao mesmo tempo em que reduz os resíduos.

A Unilever afirma: “Estamos abertos a trabalhar com parceiros que possam ajudar com soluções que já estamos considerando, ou que têm uma ideia que não ainda tenhamos pensado”.

Você tem uma ideia para uma embalagem melhor? Acesse o Portal Unilever

Mas antes de fazê-lo, tenho um aviso!
A Unilever exigiu que todas as informações que fornecidas nessas fases iniciais não impõem nenhuma obrigação de confidencialidade para a Unilever ou a sua filial yet2.com (quem quer que seja). Se a sua apresentação atingir os critérios de seleção, todos os detalhes serão passados para a Unilever para uma revisão interna mais detalhada. Antes de quaisquer discussões confidenciais, será solicitado a você que assine um contrato separado com a Unilever, para que qualquer informação confidencial que for posteriormente partilhada esteja protegida.

A palavra chave aqui é: “posteriormente”. Eu tenho alguns problemas com a condição da fase inicial de “sem compromisso de confidencialidade para a Unilever”. Eu não estou dizendo que é engenhoso, mas pode causar problemas mais tarde, quando a seleção terminar sendo negativa para o inventor.

Se mais empresas de embalagens e de bens de consumo (há a boa, a má e a feia) estão iniciando portais abertos para inovações, o que é de se esperar, então, essa situação grita por um outro portal: Registro de Inovações, onde inventores possam armazenar (parcialmente abertas, parcialmente escondidas) suas invenções e particularmente os desenvolvimentos em evolução, em termos de variações, com base na invenção original.

Desenho inicial de uma embalagem para Paneer e Mozzarella

Estou ciente de que a Unilever exige que qualquer apresentação deva ter proteção IP. Mas uma violação da patente original não é o problema. O problema surge no momento em que uma invenção evolui para algumas variantes – novas formas, novas aplicações – que não possam ser patenteadas adicionalmente pelo inventor original, e como custam fortunas… inventores em geral não têm fortunas para gastar.
E aqui vem a “barata”! No mundo dos inventores uma “barata” é uma empresa (você pode chamar de copy-cat (imitadores), muito mais sórdido) que rouba a ideia da evolução de uma patente original. Em seguida, a “barata” está à procura de “aberturas” na patente original para patentear em seu próprio nome a evolução como um novo desenvolvimento. Depois disso, a evolução não é mais de propriedade do inventor original, totalmente detida pela “barata”.

Nós todos sabemos de numerosos exemplos deste comportamento. A “barata” está apenas sugando o sangue do inventor. Pior ainda, o inventor não pode fazer quase nada. Patentes da “barata” são baseadas em uma nova forma, uma nova aplicação, etc., das modificações não patenteadas dos inventores. E o inventor não é capaz de protestar, pois ele não pode provar que ele foi o primeiro. Não há registro de datas disponíveis para mostrar no tribunal.

Uma Plataforma de Inovação em Embalagens, que permita a todos a emissão da sua invenção para registro, parcialmente aberta, parcialmente escondida, irá salvaguardar o inventor quando alguma “barata”, após a data de emissão dentro desta plataforma, tentar patentear um produto registrado. Esta plataforma protege seus membros, os inventores podem processar uma “barata”, ou informar o escritório de patentes, com base em informações contidas na própria plataforma. A mais importante é a data de emissão, o que será aceito como fato por qualquer tribunal. A final das contas sempre haverá o Google para atestar a veracidade da data de emissão.

Protótipos da xícara de café Compleat feitos de papel

Para terminar esta história. Será que estou insinuando que a Unilever possa ser uma “barata”? Claro que não, como eu disse, há a boa, a má e a feia.

Mais um ponto. Eu sei que existem sites muito semelhantes (comerciais) como a plataforma aqui proposta. Eles são (em minha opinião) muitos caros, muitos complicados e querem comercializar a invenção ou nova tecnologia. Isso não é o que eu tenho em mente.
O que eu tenho em mente é uma plataforma para o inventor individual ou empresa inventiva pequena. Taxa pequena para membros, sem obrigações e sem custos adicionais. Será melhor se a comercialização for feita pelo inventor.

Texto em português revisado por Fabiana Paciulo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s