Design em 2011 da Embalagens para Uísque – 01

Alguns anos atrás eu escrevi um artigo, intitulado “Shaping Glass for Vodka” (Moldando vidro para vodka). Desde então tem sido um dos artigos mais populares no meu blog, atraindo milhares de leitores até hoje. Isso é incrível, pois pessoalmente, acho que as garrafas de vidro para uísque são muito mais que um desafio para design. (Leia também meus artigos do ano passado “Extravagance in Glass – Limited Edition Whisky Bottles” (Extravagância em Vidro – Garrafas de Uísque em Edição Limitada”) Parte 01 e 02.
Talvez a razão para isso seja que o uísque, em uma embalagem excepcional, é muito mais exclusivo, e, consequentemente, mais caro, do que garrafas de vidro para vodka, que tem desenhos exorbitantes mesmo para vodkas, com preços acessíveis para o consumidor médio.

É  fato que as empresas de álcool introduzem designs de garrafas de vidro mais fantásticas para atrair os consumidores. Designers de vodka, uísque e de garrafas de água mineral de alta qualidade têm toda a liberdade que desejam para criarem algum projeto excepcional. Estamos correndo em direção ao final do ano, então, decidi dar uma visão limitada de garrafas de vidro. Em três seções dos artigos: uísque, vodka e água, irão ser mostrados os desenhos recentes para garrafas de vidro e suas embalagens secundárias relevantes.

De acordo com um relatório da empresa de pesquisa Mintel sobre o Consumo de Álcool em Casa (Junho 2010), mais de um terço das pessoas no EUA (35%) dão uma olhada para  embalagem de maneira que “a embalagem que faz o consumo conveniente e fácil” ao considerar qual produto de bebidas alcoólicas comprarem para consumo em casa, frente as seguintes opiniões:  “a embalagem/garrafa aparece transmitir prestígio ou sofisticação” (citado por 20% das pessoas) ou “a embalagem/garrafa aparece sexy lembrado as curvas de uma mulher” (citado por 17% das pessoas).
No entanto, quase um terço de todos os bebedores de álcool prefere tentar uma nova marca de bebida por causa de sua embalagem atraente ou especial. Os resultados dessa pesquisa podem ser vistos claramente nos projetos de garrafas de vodka. Nos projetos de uísque, e particularmente uísque escocês, estes são exorbitantes pertencendo à uma secção dos muitos exclusivos. Mas há exceções. Nós começamos com eles primeiro.

O Galo-Silvestre Neve, Negro e Nu
Mesmo na seção acessível de uísques você pode encontrar algumas garrafas com belos desenhos. A destilaria escocesa The Famous Grouse balançou a categoria uísque com um produto que deve ser servido frio, em uma categoria altamente tradicional, geralmente falando de riqueza e calor.
O uísque favorito da Escócia agora é ladeado por dois estilos de uísques muito diferentes e atraentes para uma ampla gama de consumidores e para ocasiões de consumo. Natal 2011 vai ver The Black Grouse assumir um papel de liderança na atividade de marketing para a família Famous Grouse, que agora inclui o Snow Grouse e o Naked Grouse.

Não acha que eles são apenas nomes engraçados elaborados pela equipe de marketing da empresa Famous Grouse. É um negócio sério. The Black Grouse (Tetrao tetrix = ave de caça) e o Snow Grouse (um nome dado ao galo silvestre do montanhês escocês, às vezes descrito como “a mais dura das aves na Grã-Bretanha”) são a peça central da embalagem, colocando uma paisagem autêntica escocesa. Foi Rodger McPhail, um dos artistas da vida selvagem mais talentoso da Grã-Bretanha, que mais uma vez criou a ilustração de aves, como fez anteriormente para The Famous Grouse.

Os pássaros tornaram-se o “herói” tanto do rótulo como da caixa de presente com o intuito de  proporcionar uma melhor visão como se estivesse saindo da prateleira.

Mas a parte mais interessante é a garrafa da Naked Grouse. Esta edição é uma história diferente, uma vez que afirma ser o primeiro uísque no mundo que escolhe o sabor acima de embalagem desnecessária.
O “design sóbrio”, mesmo sem um rótulo, “representa o nome de Famous Grouse com grande integridade”, afirma a empresa.
A imagem icônica do Famous Grouse foi gravada para o rosto da garrafa e permitiu o reconhecimento imediato da marca na prateleira. Segundo o fabricante de garrafas de vidro, Allied Glass Containers, cuidado especial foi tomado com a criação do detalhe na gravação em relevo como é tão intrinsecamente ligado à marca.

Conscientes da necessidade de ter o efeito visual de um pássaro real, a tecnologia de modelagem 3D foi levada juntamente com corte feito artesanalmente à mão. Isso significa que o molde foi muito complicado e o mais preciso possível. Isto incluiu lascar o detalhe de penas com a mão. Uma vez invertida, a garrafa revela uma pegada de galo na base da garrafa e as palavras “por favor reciclar” no lugar do stipple (local pontilhado na extremidade da base) tradicional.

Mas o Grupo Edrington, a empresa-mãe da destilaria The Famous Grouse, deu um passo adiante. A empresa partiu para provar que era possível produzir uma garrafa de vidro com 400g (340g em comparação com a garrafa do concorrente mais próxima de 380g), que ainda apoiavam recursos premium, como gravura e relevo, e poderia lidar com velocidades de linha de produção de até 600 garrafas por minuto.
O protótipo pesa apenas 340g, 14% mais leve do que suas garrafas convencionais, o que ela afirma ser a primeira técnica na indústria de engarrafamento a realizar isto. O destilador prevê que as garrafas novas de vidro, preservarão mais de 2.160 toneladas de vidro por ano, e poderia salvar mais de 58.000 toneladas, se sua inovação fosse introduzida em todas as indústrias de uísques na Escócia.

A Edrington fez parceria com a fabricante de garrafas Owens-Illinois (OI), Smurfit Kappa (para as caixas que envolvem), Chesapeake Hilton (etiquetas) e Zero Waste Scotland ( Lixo zero na Escócia) para atingir a redução de peso, que foi dito em geral, não ser possível na produção de garrafas prêmio de álcool.

O protótipo da Edrington foi apresentado na Conferência escocesa de Resíduos e Recursos em Glasgow, onde inovações como esta ajudaram a organização Zero Waste Scotland que anunciou um fundo de investimento do governo para inovações de £ 500,000 o qual tem o intuito de incentivar as empresas a meta de ‘lixo zero’.

Do seu drinque de uísque do dia, movemo-nos agora lentamente para o mais caro.

Uísque em um estojo de couro de luxo
Na França, Aberlour lançou uma edição especial de Highland Single Malt Scotch Whisky (uísque altamente puro de malt escocês)  de 12 anos com um prêmio devido à embalagem.
O uísque é contido em um frasco cilíndrico de vidro com relevo nas informações fornecidas através de uma etiqueta em folha de papel impressa. A tampa de fechamento é coberta com uma lâmina de chumbo inviolável. A garrafa vem em um estojo / saco que compreende um recipiente quadrado de couro completo com fecho e alças de transporte. Serigrafia e relevo decoram o couro.

O aspecto portátil e decorativo da embalagem secundária torna-o num presente ideal.

Vestido de Vivienne Westwood
Na London Fashion Week, Chivas Regal lançou uma edição limitada de uísque escocês de 18 anos em uma embalagem desenhada por Vivienne Westwood.

Um dos designers do mundo da moda mais aclamados, Vivienne Westwood usou sua experiência em costura e corte para apresentar a garrafa como se fosse uma figura vestida com um casaco de três peças de luxo em seu estilo único.

Com o desenho da Union Jack (da bandeira Britânica) que remonta a 1801 e as raízes da destilaria Chivas Brothers que também tem origem neste mesmo ano, a garrafa é envolta em papel de Jack Union da Vivienne Westwood, como visto pela primeira vez em uma coleção Gold Label em Paris.

Chivas Regal 18 Year Old por Vivienne Westwood é lançado como uma edição limitada com apenas 2.500 garrafas disponíveis internacionalmente e preços a partir de USD 495,00. O lançamento coincidiu com o Outono/Inverno Red Label Show da Vivienne Westwood em Londres.

Garrafa colorida única de Glenfiddich
A Stölzle Flaconnage criou a nova garrafa para a Glenfiddich em um vidro de cor única para os seus 30 Year Old Single Malt
A cor da garrafa, de acordo com Stölzle, foi criada para “refletir as notas de xerez, de figo e chocolate escuro sedutor” no uísque.
O design do frasco de vidro pesado da liga a faixa de uísques velhos de Glenfiddich e carrega o mesmo relevo ‘1887 ‘no ombro a cártula, que foi criada como parte do processo de moldagem.

Cada frasco tem um rótulo de tela de seda de ouro em metal precioso, que é aplicado por Stölzle, além disso, a garrafa está muito bem apresentada em uma caixa de madeira de qualidade, com um livreto sobre a história da destilaria e notas de degustação.
As garrafas são numeradas de um barril numerado. O preço parece ser algo em torno de USD 298,00

Apesar de lançado no final do ano passado, vou incluir mais uma garrafa de Glenfiddich. Neste caso a destilaria de single malt Glenfiddich em parceria com o renomado vidreiro de luxo Steuben que criou um decanter exclusivamente moldado de maneira manual para uma edição limitada de uísque. Com um preço de USD 690 e disponível exclusivamente na loja flagship Steuben em Nova York, o decanter exclusivo é uma colaboração entre mestre artesão da Steuben e mestre destilador Brian Kinsman da Glenfiddich, representando mais de um século de artesanato, tradição, e perícia.

As marcas de design impecável da Steuben e a atenção aos detalhes são combinadas com elementos decorativos filigrana inspirados por algumas das expressões mais raras e preciosas da Glenfiddich.
A peça elegante também apresenta sugestões de desígnio sutis que refletem a história contada da destilaria Glenfiddich, fundada em 1876, incluindo o desenho famoso da cabeça do veado e com a assinatura de seu fundador William Grant.

Virá mais. Muitos uísques exclusivos em embalagens muito especiais no próximo artigo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s