Pré-formas Multi-Componentes – A pré-forma Bi-Color

Inotech Kunststofftechnik GmbH em Nabburg, na Alemanha desenvolveu uma tecnologia única para produzir pré-formas com multi-componente.
Moldagem multi-componente é um processo de moldagem de multi-passos que produz pré-formas com dois ou mais componentes integrados. A pré-forma multi-componente permite a produção de garrafas com cores individuais e combinações de materiais, sem quaisquer conjuntos separados.

Em geral no processo de 2 passos para moldagem multi-componente, a resina A é aplicada pelo tiro  1. Após este tiro o molde ou parte do molde gira na máquina, e a resina B é aplicada pelo tiro 2.

Com a pré-forma Bi-Color, é possível produzir projetos multi-componentes em garrafas sopradas e assim ter efeitos 3-D sendo possível o uso de diferentes tipos de materiais.
Usando cores diferentes, acentos adicionais podem ser definidos como a valorização de certas áreas. Da mesma forma, áreas opacas podem ser produzidas para esconder, por exemplo, os depósitos nas partes inferiores das garrafas. Efeitos únicos 3D ou áreas transparentes para janelas e níveis de enchimento podem ser criados. A pré-forma Bi-Color pretende ser viável com PET, PEBD e PEAD.

O futuro desta tecnologia
A tecnologia de moldagem multi-componente abre uma janela para uma gama de aplicações interessantes.
No desenvolvimento em conjunto com a gigante farmacêutica Merck KGaA em Darmstadt, Inotech está desenvolvendo uma garrafa com pigmentos especiais (pigmentos Securalic) para ter uma proteção de marca e produto na embalagem.
Os pigmentos Securalic da Merck não são removíveis e, portanto, é um item seguro contra falsificação. Enquanto a parcela dos pigmentos sobre o volume total do recipiente é mínima, eles são inúteis após o processo de reciclagem.

Esses pigmentos de segurança são baseados em uma tecnologia protegida por Merck KGaA Darmstadt.

Juntamente com uma empresa de pesquisa (não revelada), Inotech também incide sobre o tempo de vida de bebidas nas prateleiras. Em vez de usar as tecnologias atuais de enchimento a quente, conservantes ou envase asséptico, este novo desenvolvimento está trabalhando com um material anti-microbial através de uma camada parcial no interior da garrafa. Os resultados são animadores. Preenchimento e armazenamento a 30°C de leite fresco e suco de laranja na nova garrafa reduz as bactérias no produto e aumenta o tempo de vida útil.

O “revestimento de polímero ativo” é injetado parcial na camada interna da garrafa. Em uma segunda etapa a garrafa é construída com PET. (Presentation Bi-Color Petnology)

As pré-formas multi-componentes podem ser produzidas com sistemas de aquecimento IR padrão ou NIR ou no novo FlexWave System (microondas) da Krones. Em outras palavras, elas podem ser manipuladas como pré-formas padrão. No entanto, alguns projetos específicos somente poderão ser possíveis através do aquecido pelo Sistema FlexWave.

Sistema FlexWave da Krones
A tecnologia FlexWave, recentemente condecorada com o Prêmio Embalagem Alemão, é uma tecnologia de aquecimento por microondas incorporada em suas máquinas no trecho de sopro.
Com a tecnologia inovadora da Krones de aquecimento por microondas, o processo para a produção de embalagens PET nos trechos das máquinas de sopro tornou-se significativamente mais sustentáveis, energeticamente mais econômico, mais flexível, mais rápido e mais versátil. A razão está na tecnologia inovadora do sistema: FlexWave que esquenta pré-formas PET usando microondas, um processo que difere significativamente dos métodos convencionais do trecho de sopro.

FlexWave oferece maior independência para os usuários de máquinas no trecho de sopro: o sistema permite que o processo de aquecimento seja ajustado individualmente e monitorado para cada pré-forma PET. Isso significa, primeiramente, que os fatores ambientais deletérios podem ser compensados, e pré-formas PET podem ser misturadas com diferentes proporções de material reciclado.

Em segundo lugar, garrafas multi-coloridas podem ser produzidas, assim, abrindo novas opções para o design de recipientes. Em comparação com os fornos infra-vermelhos convencionais, a tecnologia de microondas requer até 50% menos energia, com concomitantemente vantagens substanciais de custo. FlexWave também pontua bem em termos de tempos de produção mais curtos, como a fase de aquecimento que é excepcionalmente mais rápida e leva cerca de três segundos o que gera até 80% menos do que com outros sistemas.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s