Desenvolvimentos Recentes em Rótulos Interativos

Os rótulos são uma ferramenta de comunicação extremamente importante. Mas nestes dias rótulos têm que ter mais funções do que apenas transmitir informações para o consumidor. Hoje vamos olhar para os desenvolvimentos recentes nos rótulos sensoriais de temperatura, rótulos anti-roubo e acabamos com a parte frívola de rótulos interativos: a animação.

No passado o departamento de marketing decidia sobre o grau da fantasia dos gráficos, nestes dias e muito mais no futuro, a parte principal de um rótulo será decidida por regulamentos e pela fome do consumidor para obter informações mais detalhadas sobre o produto, bem como a sua embalagem. Mas há mais. Os rótulos são cada vez mais utilizados para funções sofisticadas, assim chamado rótulos interativos, para, entre outros, o monitoramento da temperatura e frescura, falsificação e anti-roubo e acompanhamento e rastreamento.

Hoje três novos projetos em rótulos interativos. Nós começamos com a próxima geração de rótulos para monitoramento de temperatura, a partir de XpressPDF de PakSense em Boise, Idaho, EUA.

XpressPDF rótulos para monitoramento da temperatura
Rótulos monitorando tempo e temperatura de itens perecíveis, como alimentos, vacinas, produtos farmacêuticos, biológicos e outros produtos perecíveis durante a distribuição e armazenamento não são nada de novo. Mas o que é novo e define a próxima geração deste tipo de rótulos, é que os rótulos XpressPDF, ainda plana sobre o tamanho de um sachê de açúcar, caracterizasse um ponto de conexão USB integrado que pode ser conectado diretamente à porta USB de um computador. Uma vez conectado, o rótulo gera automaticamente um arquivo de dados PDF contendo o histórico completo de tempo e temperatura incluindo um gráfico e as estatísticas de resumo. Simples de usar e fácil de interpretar, Rótulos XpressPDF eliminam a necessidade de dispositivos de leitura e download de software próprio.

Os rótulos XpressPDF apresentam um sensor de temperatura inovador que é calibrado por padrões do NIST (Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia) durante a fabricação. O rótulo terá uma superfície de leitura do objeto ao qual ele estará ligado, proporcionando uma maior aproximação da temperatura do produto real versus as leituras fornecidas pelo ambiente em geral por gravadores mais volumosos. Diodos no rótulo emitindo luz piscam para indicar uma excursão de temperatura e pedir ao utilizador que faça um download completo de dados da cadeia de abastecimento através da conexão USB. Além disso, os rótulos XpressPDF podem ser carregados para virtualmente qualquer banco de dados de logística de terceiros através do PakSense Device Interface SDK e são recicláveis através do programa PakSense GreenSense.

Faixas de temperatura padrão são pré-programadas em rótulos por PakSense. Usuários ordenam o rótulo adequado, pressiona o canto para ativar, e anexá-lo ao produto ou a embalagem do produto. Após a ativação, os rótulos XpressPDF recolhem a temperatura a cada minuto. Os rótulos são envoltos em embalagens impermeáveis, seguro para contato com alimentos e são identificados por um número de série único. Os usuários podem pressionar uma “marca” para significar acontecimentos importantes, tais como os produtos que mudam de mãos. Um opcional botão “stop” está disponível, que pode ser pressionado para parar de monitorar a temperatura.

A pequena, etiqueta, plana à prova d’água permite o monitoramento da cadeia de abastecimento frio em praticamente qualquer embalagem de configuração, incluindo palete, caixa, e em nível de item individual. Por causa de seu pequeno tamanho, modificações de embalagens não são necessárias para a utilização do rótulo XpressPDF.

De monitoramento de temperatura para o monitoramento de furto.

Rótulos EP CLEAR Anti-Roubo
Como os varejistas se diversificaram e introduziram novas linhas de produtos, esta diversificação em uma ampla gama de produtos também é um alvo atraente para impulsos de ladrões e gangues do crime organizado de varejo. Muitos produtos em lojas são pequenos, altamente portáteis e fácil de levar para fora em volume. Os proprietários das lojas foram forçados a lutar contra o furto em loja através de várias novas frentes. Além dos produtos tradicionais em situação de risco como lâminas de barbear, medicamentos e cosméticos, os donos de lojas agora têm que se proteger contra os roubos de alimentos, bebidas e eletrônicos, para citar alguns.

A Checkpoint Systems, na Filadélfia, EUA, introduziu um novo rótulo de RF (Radio Frequência) em seu Enhanced Performance (EP- Desempenho Aprimorado) Electronic Article Surveillance (EAS- Artigo eletrônico de Vigilância) de faixa de rótulos. Afirmando ser o primeiro de seu tipo-EP Clear Tamper Tag (etiqueta clara de violação tipo EP) para a colocação “sobre” ou “dentro” de pequenos itens de alto risco, tem uma variedade de novas opções sobre como projetar o rótulo para o alinhamento ideal com a prevenção estratégica da perda para o varejista.

O rótulo de violação, que tem uma impressão e adesivo que torna inviolável, permite a proteção clara contra o roubo de uma embalagem do produto, sem comprometer a imagem da marca. O pequeno tamanho do rótulo EAS com seu novo adesivo especialmente para embalagens é o melhor rótulo de proteção EAS (Electronic Article Surveillance) disponível para proteger os itens pequenos e de mercadorias de alto valor.

Os rótulos EP CLEAR são um impedimento visual para roubo ou pode ser uma aplicação secreta quando usada com programas de etiquetagem na origem, ou seja, a aplicação de um dispositivo de segurança no ponto de fabricação. Os rótulos podem ser aplicados aos produtos em lojas por funcionários, ou podem ser facilmente integrados em processos de etiquetagem de alta velocidade na origem por fabricantes de produtos, de modo que a mercadoria chegue pronta na prateleira das lojas.

O rótulo EP Clear Tamper oferece detecção EAS excepcional em um rótulo de pequeno porte, especialmente quando usado com o sistema EVOLVE EAS da empresa. A combinação do rótulo EP Clear com as antenas Evolve dizem ter mostrado um desempenho de 95% em varejistas pilotos.

Após a parte séria, vamos olhar para novos desenvolvimentos em animação.

Rótulos Interativos para Animação
A Innovia Films Ltd., um fabricante global de filmes especiais, e a PragmatIC Printing Ltd., uma pioneira em impressão de circuitos lógicos, anunciaram a integração bem sucedida de funcionalidade eletrônica impressa no substrato de polipropileno bi-orientado (BOPP) para rótulos da Innovia Films.

A eletrônica impressa tem sido falada há muitos anos como a próxima grande onda da indústria eletrônica. A capacidade para “imprimir” funcionalidade exigiria hoje uma grande fábrica de silício e é visto como permitindo uma enorme gama de novos produtos e aplicações – impulsionado pelo custo extremamente baixo de impressão em comparação com o processo de wafer de silício tradicional, e pela maior variedade de fatores físicos que ativada uma forma robusta, película fina e transparente de semicondutores sobre plástico flexível ou substratos de papel.

Grande parte da indústria eletrônica impressa tem sido focada em aplicações de grande área, tais como displays e iluminação. Para imprimir eletrônica na base de transistor, um dos principais desafios é alcançar tamanhos devidamente pequenos – como com chips de silício, que quanto menor traduz diretamente em maior desempenho e menor custo. A maioria dos processos de impressões desenvolvidos para recursos visuais são relativamente grandes (maior que 10μm, e mais tipicamente maior que 100μm) não se ajustam bem às características menores necessárias para imprimir lógica. Imprint, no entanto, não é apenas a tecnologia mais antiga de impressão, mas também é bem estabelecida em uso industrial em escala mícron, e tem sido demonstrada de forma confiável replicar características menores do que 10 nm. O processo de imprint da PragmatIC combina os benefícios de um simples método de impressão de rolo a rolo compatível com uma capacidade comprovada para alcançar as características tanto mícron e sub-mícron, com alto rendimento – ideal para o impresso de lógica.

Mesmo quando pequenos recursos podem ser impressos há um problema adicional: transistores de película fina são complexas estruturas 3D, e exige o registro preciso e alinhamento entre as etapas sucessivas de padronização. Isto é difícil o suficiente em uma fábrica de silício, mas se torna ainda mais difícil quando se lida com flexível (e transparente) materiais em substratos de plástico. PragmatIC, portanto, desenvolveu e patenteou uma variedade de arquiteturas de dispositivo planar e de auto-alinhamento que simplificam a fabricação, reduzindo o número de etapas do processo e eliminando ou minimizando os requisitos de inscrição.

Os primeiros protótipos da Innovia são rótulos interativos para garrafas que ativam uma sequência de luzes piscando quando a garrafa é segurada. Este é apenas um exemplo, de inúmeras possibilidades, de como embalagens ativas podem ser utilizadas para atrair, informar ou interagir com o consumidor.

Os protótipos demonstram que os eletrônicos impressos da PragmatIC podem ser integrados com sucesso sobre rótulos e filmes para embalagens. As vantagens podem ser divididas em duas categorias, as atrações do proprietário da marca (luzes piscando, logos iluminados para atrair a atenção do consumidor) e benefícios funcionais.

Isto poderia incluir circuitos de decisão (já utilizado no setor farmacêutico) para que deixe você saber a dose relevante baseada em quantos anos você tem(por exemplo). Outras vantagens podem incluir como um botão sensível ao toque que, uma vez pressionado, faz a contagem regressiva para ilustrar o tempo de cozimento, ou tempo e indicador de temperatura (TTI) com base em rótulos para indicar a frescura dos alimentos.

Os produtos poderiam “atrair, informar ou interagir” com os consumidores através de luz e som. Poderia, por exemplo, mudar eletronicamente um preço se um produto se aproxima do seu prazo de validade. Também poderia interagir com smartphones de uma pessoa, que lhe enviasse uma mensagem para informá-los sobre ofertas especiais.

Rótulos Interativos Remotamente Ativados
Essa foi a “frívola e a menos serio” da parte de eletrônica impressa. Mas há mais. PragmatIC Printing Ltd e De La Rue plc, a maior empresa impressora e fabricante de papel de segurança mundial, a ter concluído protótipos de uma gama de conceitos aplicáveis aos mercados de impressão de segurança, seguindo a premissa de uma gama de característica visual (luz ou logotipo) que é desencadeada por interação do consumidor.

Os protótipos são resultado do projeto de codinome “RAIL” (Remotely Activated Interactive Labels = Rótulos Interativos Remotamente Ativados), apoiado por uma subvenção da Technology Strategy Board do Reino Unido. Para esses rótulos nenhuma bateria é necessária, pois o poder é colhido sem fio a partir de um padrão de RFID (radio frequency identification) ou um leitor NFC (comunicação de campo próximo). Tais leitores estão rapidamente se tornando generalizados, por exemplo, em sistemas de pagamentos de varejo sem contato ou integrados em telefones móveis de última geração. Isso significa que os rótulos podem ser extremamente flexíveis e finos (cerca de 50 micra), e também são compatíveis com os processos convencionais de laminação a quente.
A PragmatIC aborda como base a impressão eletrônica, mas não só é capaz de oferecer novos recursos de segurança, como também ser um complemento natural para outras tecnologias de segurança de impressão, tais como gravação holográfica.

Como podemos ver os rótulos terão muito mais funções no futuro.

Uma resposta para “Desenvolvimentos Recentes em Rótulos Interativos

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s