Prêmios Alemão de Embalagem 2011

Eu li um artigo na World Packaging escrito por Peter Zeiss e intitulado: “Successful package design is a choice” (Design de embalagem bem-sucedida é uma escolha), argumentando que dos milhares de novos produtos introduzidos por empresas de bens de consumo a cada ano, a maioria estão reprovados. Embora muitas vezes, pouca ou nenhuma atenção é dada ao papel que desempenha a embalagem de um produto de sucesso ou fracasso.

O artigo me deu alimento para pensar, quando eu vi os vencedores do 34ª Prêmio de Embalagem da Alemanha organizado pelo Instituto Alemão de Embalagem dvi. Dia 09 de novembro de 2011 os vencedores do Prêmio Alemão de Embalagem 2011 foram anunciados como parte de Brau Beviale 2011, em Nuremberg.

As entradas numerosas foram impressionantes e com o “Gründlichkeit” (radicalismo profundo) alemão os jurados consideraram todas as facetas: inovação e originalidade, funcionalidade e capacidade de gerenciamento, emocionalidade, bem como a eficiência econômica, ecologia e a segurança.

Eu fiz uma primeira seleção:
1. O Hopper-box
2. A Caixa para Ervas da Wiberg
3. Rotulagem sem emenda em molde dos engradados para garrafas
4. A engradado para frutas “fruta fresca”
5. NOR Absorbit para embalagens flexíveis

O Hopper-box
A reselagem, a facilidade de segurar, a estabilidade, apelando ao toque, permite a fruição do chocolate livre de migalhas do mesmo isto é  tudo cumprido pela caixa de depósito.

A elegante caixa parece, à primeira vista, simples, mas quando aberta ela exibe o conteúdo de forma clara e também tem a vantagem adicional de tornar os chocolates fáceis para sair sem obter migalhas ou chocolate em seus dedos. O sistema de abertura é intuitivo e fácil de usar. Uma faixa em forma de onda mantém as bolachas (botões) na caixa, que os mantém afastados uns dos outros e os protege contra danos mecânicos. O projeto Hopperbox segue um princípio que Glanzmann Verpackungen AG desenvolveu para os fabricantes de relógios suíços para o transporte de seus mostradores intrincados. O papelão ondulado também oferece benefícios ecológicos, pois as bolachas não precisam ser embaladas individualmente, resultando em desperdício consideravelmente menos do que para produtos comparáveis.

A Caixa de Hopper para Choco Mundo GmbH, é feita a partir de cartão da Iggesund, enquanto a estrutura é criada por Urs Leuenberger e Andreas Werner, o Créateur na Chocolate Suíça Jaclulu. O projeto gráfico é de Christian Reichenbach.

A Caixa para Ervas da Wiberg
A Wiberg é uma empresa comercial alemã há 60 anos especializada em ervas e condimentos de alta qualidade. Eles introduziram a caixa de especiarias, combinando a funcionalidade com o design exclusivo. Desenhada por Leon Widdison Design em Laufen / Alemanha, as ervas são protegidas da luz nessa lata de metal pálido de alta qualidade na aparência. O recurso especial, porém, é a tampa funcional feita de plástico e fabricada pela G. Junghans Kunststoffwaren-Fabrik. Com um toque que gera um clique a abertura pode ser feita virada para cima. E a abertura de aspersão aparece e as ervas podem ser distribuídas sem necessidade de qualquer outro objeto, como uma colher ou espátula. A funcionalidade para o usuário final e a qualidade do desenho foi altamente avaliada em relação ao nível de conveniência.

Rotulagem sem emenda em molde dos engradados para garrafas
Os engradados convencionais não podem ser rotulados por toda parte. Até agora os nomes de marcas só podiam ser colocados nas paredes retas dos engradados de garrafas. Com esta nova tecnologia de rótulos em molde em engradados que permite que cubra a caixa inteira por meio de moldagem por injeção. Isto pode ser realizado com muita precisão, e com um design sem emenda, consequentemente toda a superfície da caixa pode ser usada para impressão. Em princípio, um engradado para garrafas agora pode ser completamente cercado com etiquetas em molde de alta qualidade, resistente a riscos, e sem a necessidade de uma emenda. Isso reforça a PDV significativamente e oferece uma nova liberdade e possibilidades de branding.

Delbrouck em Menden (Sauerland) Alemanha, desenvolveu uma aplicação nova e inovadora em tecnologia de rótulo em molde em cooperação com a cervejaria Alfa Brouwerij em Limburg, na Holanda.
Especialmente para esta tecnologia uma caixa nova foi desenvolvida que tem um raio confortável nas bordas, a fim de permitir uma curvatura perfeita do filme rótulo.

Com base nas lições aprendidas após o lançamento de uma caixa nova para a indústria de água mineral em 2010 (RheinfelsQuelle) Delbrouck tem agora definido uma referência em tecnologia de moldagem de injeção.
Nas “bordas” do novo engradado Alfa mostra salpicos picantes de cerveja sobre as bordas, eles comunicam frescor e vitalidade para o consumidor. A impressão da caixa é de uma classe moderna e premium. As cores dos rótulos tem um efeito marcante no PDV e permiti uma diferenciação perfeita dos concorrentes. Como uma questão de disciplina da grade nova obtém todos os padrões relevantes entre os requisitos de logística interna e externa. Com o melhor esforço e precisão todos os aspectos relativos à lavagem, ao enchimento, à triagem e ao transporte (empilhamento) são considerados.

A Caixa para Frutas “fruta fresca”
A caixa para frutas “fruta fresca”, feita de papelão ondulado, usa pela primeira vez, nos espaços vazios entre as ondas a aplicação de materiais ativos, neste caso um absorvedor de etileno.

A vida útil de certos frutos e produtos hortícolos é profundamente afetada pela formação de gás etileno, que, por exemplo, é produzido por maçãs durante o amadurecimento. A caixa de papelão ondulado absorvendo etileno pode ajudar a retardar o processo de decomposição e reduzir as perdas devido ao amadurecimento mais rápido. Para fazer essas “embalagens ativas”, um elemento de adesivo é aplicado às cavidades onduladas, o absorvedor de etileno em pó ou em forma de grânulos aplicado a este e coberto pelo papel colocado em cima disso. A produção adicional da caixa pode então continuar normalmente. A compatibilidade com os gêneros alimentícios está garantida.

A vantagem especial é que os materiais absorventes de etileno já estão integrados no papelão ondulado durante a sua produção. Devido à melhor distribuição dos materiais ao longo de toda a embalagem, o efeito (absorção de etileno da cava da onda da embalagem) é significativamente maior. Os produtos tais como frutas ou vegetais podem assim ser colhidos, e, portanto, com maior qualidade, pois a vida na prateleira e frescura dos produtos são prolongados significativamente.

A caixa do fruto de papelão ondulado é desenvolvida pela SCA Packaging Deutschland, com base na cooperação de uma patente do Instituto Fraunhofer em Munique.
Gostaria de saber mais detalhes sobre esta caixa para frutas absorvendo etileno? Você pode ler os detalhes e argumentações no pedido de patente 20100092634 – “Method for increasing the shelf life of agricultural products which ….” (Método para aumentar a vida útil de produtos agrícolas que ….”

NOR Absorbit para embalagens flexíveis
Ficamos com absorvente em embalagens. Neste caso, o de embalagens flexíveis. Esta embalagem flexível foi desenvolvida para o uso nos micro-ondas e absorve a gordura e umidade durante o aquecimento sem secar o produto aquecido. Assim acontece em uma gama de aplicações interessantes para os produtos de pão esmigalhado e produtos similares a pão, assim como alimentos com teor de gordura. Os materiais selecionados na camada absorvente também têm propriedades termo isolantes que reduzem a temperatura da embalagem exterior, permitindo a manipulação da embalagem após o aquecimento, bem como a extração do alimento.

A umidade que se desenvolve durante o cozimento nos micro-ondas e a gordura liberada passam através de uma camada de vedação perfurada e são absorvidas e retidas pela camada interna da embalagem. A empresa, Nordenia Technologies GmbH em Gronau, Alemanha, afirma que até mesmo alimentos como bacon tornam-se muito mais crocante do que com a tecnologia de micro-ondas convencional. Além disso, em contraste com a fritura do bacon e alimentos similares na panela, nenhuma preparação é necessária; não há perda de tempo para lavagem e limpeza depois.

Um rótulo adicional de ventilação de vapor pode ser integrado, permitindo cozinhar a vapor, preservando o sabor natural e as vitaminas.

A embalagem flexível Nor Absorbit, que pode ser processada em sistemas convencionais FMS (sistema flexível de manufatura), pode substituir a embalagem bag-in-box com susceptor, economizando material de embalagem durante a produção. Uma parte das embalagens de micro-ondas pode ser produzida a partir de matérias-primas renováveis.

Tenho alguns premiados mais interessantes do Prêmio Alemão de Embalagem, mas alguns outros itens pediram a minha atenção também. Então, espere alguns artigos que eu voltarei para o Prêmio Alemão, entre outros, como a embalagem com câmara-dupla para queijo Mozzarella, como mostrada na imagem.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s