Evolução da Impressão das Embalagens Metálicas no Japão

Kirin Brewery tradicionalmente lança Aki Aji (literalmente: “Taste of Autumn" = Sabor de Outono), uma cerveja de edição limitada, no outono a cada ano. As mudanças das estações do ano são sempre bonitas no Japão, mas as folhas de viragem da queda pode muito bem ser a vista mais deslumbrante de todas. O escritório de design Bravis projeta a folha da árvore Bordo (= Maple) na embalagem se baseando nesta marca todos os anos desde 1996.

Como disse no final do meu artigo anterior, um dos aspectos atraentes do mercado de bebidas japonesa é a vontade evidente das empresas de bens de consumo se envolverem em técnicas de impressões sofisticadas, resultando em latas de bebidas mais linda que eu já vi. Apenas alguns exemplos e algumas palavras sobre as técnicas de impressões utilizadas.

Convencionalmente, existem limitações na concepção de um rótulo impresso para ser colocado em uma lata metálica por impressão litográfica ou um decorador para latas de 2 peças. Toyo Seikan, assim como Daiwa Can, com sucesso eliminou tais limitações que sejam atribuíveis à impressão superficial do metal, e seus clientes têm agora maior flexibilidade para reproduzir imagens praticamente vivas em fotogravura nas latas de metais para maior apelo estético de seus produtos.
Antes de dar uma olhada nas latas de bebidas japonesas, vamos falar sobre as tecnologias de impressões para latas em geral.

A impressão offset é um método importante para a impressão em latas de metal por causa de seu material duro e não absorvente. Os métodos de impressões são principalmente classificados em dois tipos, dependendo da estrutura da lata. Impressão da folha, usando placas litográficas, que é para folha de metal aplicável para latas de 3 peças e latas DRD. Alternativamente, a impressão de superfície curvada, usando placas de plástico tipográficas, é aplicável as latas de 2 peças DWI e TULC.

Asahi super dry slim, desenhado por Nippon Design Centre

1. Impressão em folha
Múltiplas imagens iguais são revestidas em folha de metal pré-processada, e então a folha é transferida para a máquina de impressão de folhas (a máquina de impressão offset rotativa), uma a uma para a impressão.
O processo de produção consiste em revestimento e impressão. Superfícies interior e exterior das folhas, como folhas de flandres, com uma espessura de cerca de 0,2 mm e placas de grandes dimensões com um comprimento e largura de 1 metro são revestidos e, em seguida, cada cor é sobreposta em cada folha.
Processo de produção inclui: revestimento interior -> o revestimento externo -> impressão (várias vezes) -> envernizamento de acabamento -> secagem.
É utilizada uma tinta transparente a base de metal para criar uma aparência metálica e um revestimento branco. Após a impressão, o verniz é aplicado como revestimento para proteger as superfícies, e para conferir brilho e suavidade.

Asahi Sky Tree Tower Cans (standard lager): Na lateral da lata a Árvore no Céu de Tóquio em miniatura pode mudar de cor com uma mudança na temperatura da lata. Em temperatura ambiente é azul, mas uma vez refrigerada, escurece e fica roxa. No período que anteceder a abertura da torre, na Primavera do próximo ano, Asahi estará dando prêmios relacionados ao Sky Tree Tower e 50 pessoas de sorte que comprarem uma dessas embalagens com seis latas de Super Dry ou Asahi Clara irão ganhar um prêmio temático da Sky Tree Tower. As latas ficaram à venda até 25 de outubro.

2. Impressão da superfície curvada
Depois de formar o corpo da lata, a impressão sobre a superfície exterior das latas de 2 peças (DWI e latas TULC) é realizada uma a uma, usando uma máquina de impressão para superfícies curvadas. Cada cor de tinta é colocada sobre uma placa diferente (letterpress plástico), e depois sequencialmente transferida para uma manta de borracha única, permitindo que todas as cores sejam impressas de uma só vez. Após a impressão e antes do processo de cura da tinta, um verniz é aplicado.
O sistema de controle da linha gerencia automaticamente a consistência da produção, desde formar a lata ao acabamento, incluindo impressão e revestimento.

Latas de cerveja de Kirin desenhadas por Bravis

3. Impressão por laminação de gravura
Esta tecnologia lamina filme PET pré-impresso em latas formadas usando um rolo de gravura. Rotogravura é um tipo de impressão em intaglío, permitindo secagem e impressão sobreposta pela cor, oferecendo vantagens na reprodução de uma ampla gama de gradação de cor e densidade.
Uma variedade de efeitos reproduzidos pode ser alcançada, tais como resoluções fotográficas de qualidade, metálico, efeitos espelhados, e efeitos de tom pérola. Essa tecnologia também é aplicável a TULC, chamado TULC laminado.
O filme impresso é termicamente ligado às superfícies de metal em alta velocidade.
O processo é ecológico, com o mínimo de emissão de VOC e consumo de energia.

É óbvio que as amostras que vemos aqui são impressas de acordo com o “laminado pré-impresso no filme PET” do processo. Aqui vamos nós. Apreciar o belo design, admire o artesanato na impressão e a criatividade do designer gráfico.

Japan Tobacco Inc projetou uma lata para o café em forma especial, chamada de "Roots" (Raiz). As latas acomodam perfeitamente o método de fabricação exclusivo, onde as garrafas / latas são esterilizadas a uma temperatura superior do que o normal. A sua altura e contorno liso são únicos e aumentam a visibilidade no ponto de venda.

Café em lata pode parecer um produto barato, esquecível, mas há realmente uma série de inovações na área. Estes esforços dos fabricantes não são de todo surpreendente, há estatísticas que afirmam que cerca da metade dos homens assalariados do Japão começam diariamente sua jornada de trabalho com uma lata de café.

Dydo Drinco, um fabricante de refrigerantes em Osaka, decidiu focar a sua campanha na história com sua série “Hukkokudo Hero”, uma variedade de café, cada uma com um projeto que presta homenagem a um guerreiro do Sengoku ou Bakumatsu da época. Como convém a um samurai orgulhoso, o café é concretamente um expresso com zero açúcar.

Samurai Expresso, é uma das séries do produto principal da DyDo Drinco. O design de embalagens, que ganhou o Prêmio Prata Pentawards 2011 na categoria de Bebidas, expressa a qualidade da bebida em si através de um motivo de “samurai”. Ela vai além do quadro de design de embalagens comuns para empregar a imagem do samurai, com foco nos comandantes militares e patriotas da era do Japão samurai, incorporando: armaduras, capacetes e trajes de samurai na embalagem. O conceito de design deste produto foi bem recebido para evocar uma solenidade digna como uma obra de arte. Rengo Co. Ltd, uma “Indústria de Embalagens Geral” (GPI), em Osaka estava profundamente envolvido no desenvolvimento e design, baseado no conceito de desenvolvimento de DyDo Drinco.

Os criadores das latas Dydo replicaram a roupa de herói na mesma lata, inclusive armaduras e espadas.

Antes de ter um olhar para chá em latas, vamos falar sobre o mercado de chá no Japão.
Enquanto alguns dos fornecedores de café do Japão estão vendo as vendas achatar como as idades dos seus consumidores rastejarem acima, as marcas de chá estão vendo exatamente o oposto. De acordo com um estudo realizado pela Asahi Soft Drinks Co., o maior consumidor de produtos de chá em garrafa ou lata no Japão são homens na faixa dos 30. O chá expresso, projetado pela gigante das bebidas Kirin Holdings Co, em cores escuras e masculinas, vendeu 4.570.000 casos dentro de um ano de seu lançamento. A partir do resplendor desse sucesso, Kirin lançou Chá Expresso preto sem açúcar, em abril, somando-se a um fluxo crescente de chá que reduz o açúcar, de baixa-caloria que atende aos consumidores do sexo masculino que procuram uma alternativa mais saudável para o café.

Mais três bebidas a partir de máquinas de venda automática que você encontra em todo lugar no Japão. O Tea Expresso da Kirin foi tomado no início de 2010 a partir de uma máquina de venda automática em Tóquio na estação de trem Shinagawa-eki. Os dois cafés Wonda de uma máquina da Asahi na cidade de Yokosuka fora a da estação de trem Shioiri-eki.

Homens japoneses de meia-idade estão bebendo mais chá preto, recebendo uma nova gíria em alguns setores – “Kocha Danshi”, ou “homens de chá”. De acordo com dados do Ministério japonês das Finanças, as importações de chá preto aumentaram quase 14% entre 2009 e 2010. Enquanto os produtores de bebidas com café como Coca-Cola se concentram em aumentar as vendas entre os homens mais jovens, os produtores de chá têm como alvo os homens entre seus 30 e 40 anos, que estão cada vez mais conscientes de sua saúde e abandonando o mercado de café. Em um país onde a noção de beber chá muitas vezes evoca imagens de calma, contemplativa de mulheres em café ou arredores da casa relaxadas com suas botinhas feitas de malhas, por este motivo agora parece que os homens estão começando apreciar a ideia de chá on-the-go.

A novidade na série de Tea Espresso da Kirin Beverage é o Mutou preto. O Gogo no Kocha Tea Espresso da Kirin Beverage foi um dos novos lançamentos mais bem sucedidos do ano passado no Japão. Este chá tem zero calorias e vem em uma lata de 190g de aço da Hokkai Seikan. Foto: Galloway & Associates.

Café leve de estilo americano sempre teve o seu escuro homólogo em expresso na Europa. O chá verde teve em sua versão premium matcha (puro e nobre dos chás verdes) amargo. Só que não houve, no entanto, um paralelo semelhante no mundo do chá preto – até agora.

Só mais uma. A lata da Wonda Gyunyuwari de Asahi, para apreciar a superfície "danificada artificialmente" fabricada no processo com água sob pressão.

Kirin Bebidas, fabricante do chá da tarde da linha mais comum (Gogo no Kocha), lançou uma versão luxuosa densa de sua bebida de inspiração britânica sob o nome de Tea Espresso. Kirin que pretende usar “folhas de chá muito perfumadas, ricamente extraídas com água quente e de alta pressão” para criar a mistura.

Com o seu pequeno, corpo azul escuro, a lata de 190ml Gogo No Kocha Tea Espresso (chá da tarde) parece quase o mesmo que uma lata normal de café que os japoneses assalariados compram por um impulso no período da manhã ou durante os intervalos de trabalho.

Até agora alguns exemplos de impressões dos fabricantes de latas japonesas.

4 Respostas para “Evolução da Impressão das Embalagens Metálicas no Japão

  1. São lindas sim, mas uma observação, uma coisa que os clientes (no Brasil) primeiramente é o custo, impressão, ilustração, fotos, criação, etc…Por isso é meio inviavel por aqui fazer embalagens lindas assim.

    Digo que até multinacionais choram no custo, pois elas teriam condições de fazer, temos que ser bem criativos para fazer embalagens bonitas, limpas (pois nossa legislação tem hora que não ajuda) muita informação, os consumidores nem sabem ler um rótulo, entender uma tabela nutricional, etc.

    É por esses razões que não dá para fazer embalagens, funcionais e bonitas ao mesmo tempo.

    • Alexandre, obrigado para seu comentário. Em geral podemos dizer que a qualidade dos produtos (e não só as embalagens, mas os bens do consumo tabém, como alimentícios, mesmo da multinacionais) no Brasil é abaixa o nível mundial. Particularmente da Europa, EUA e Japão. Mas com certeza vai mudar.
      No ‘primeiro’ mundo tivemos essa situação também anos atrás. Quando comecei como Engenheiro na Tecnologia da Embalagem (mais ou menos 45 anos atrás) a embalagem não tive espaço nada, foi visto como um objeto irritante, frustrante e sem benefícios. Não pude gastar um centavo extra para a embalagem de melhor qualidade. Os tempos mudam. E com o desenvolvimento da economia brasileira vamos ver uma situação similar.
      O mercado interno está crescente rapidamente e consequentemente as empresas vêm ver mais exigências do consumidor e mais concorrência de outras empresas, apontando para produtos de melhor qualidade e embalagens de novas tecnologias. E bom e necessário que a gente se prepara. Esse porque eu escrevo esse blog.

    • Vc pode contatar a Associação Brasileira do Alumínio (ABAL), ou a Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alta Reciclabilidade (ABRALATAS). Elas podem informar vc sobre fabricantes de latas que podem prestar o serviço de impressão de latas.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s