O Brasil Terá A Maior Fabrica De Biopolímeros Do Mundo

A The Dow Chemical Company e a Mitsui & Co. Ltd, de Tóquio, Japão formaram uma nova joint venture visando fornecer soluções de produtos inovadores e sustentáveis para os mercados mundiais de produtos médicos, de higiene e de embalagens flexíveis de alta performance. Isso representa a maior aposta de biopolímeros do mundo e é o maior investimento da Dow no Brasil, um país em que a empresa atua com sucesso há mais de 50 anos.

Segundo os termos do acordo, a Mitsui se tornará um parceiro com participação de 50% na crescente operação de cana-de-açúcar da Dow em Santa Vitória, Minas Gerais, Brasil. O escopo inicial da joint venture inclui a produção de etanol derivado da cana-de-açúcar como matéria-prima e fonte de energia renovável, trazendo novas alternativas para a Dow com base em biomassa, substituindo, assim, os tradicionais recursos fósseis.

A primeira fase do projeto inclui a construção de uma nova unidade de produção de cana-de-açúcar para etanol em Santa Vitória, com um investimento entende-se para além de USD 2 bilhões. A construção está prevista para começar no terceiro trimestre de 2011. Embora a embalagem será uma peça-chave da fabrica do bio-plástico da Dow e a Mitsui, outros produtos também vêm sair dela, destinados para as indústrias médicas e farmacêuticas.

Uma vez concluída, a Dow e a Mitsui terão a maior fabrica integrada do mundo para a produção de biopolímeros feitos a partir de etanol renovável derivado da cana-de-açúcar. O projeto vem ao encontro do objetivo da Dow de desenvolver soluções de baixo carbono para atender os prementes desafios globais de energia e mudanças climáticas.

Uma vez em operação, essa plataforma será integrada à cana-de-açúcar renovável, permitindo a produção ambientalmente sustentável de plásticos de alta performance com reduzida pegada de carbono. Os biopolímeros produzidos nessa unidade serão uma alternativa verde e drop-in substitutos para os mercados de embalagens flexíveis de alta performance, de produtos médicos e de higiene, oferecendo os mesmos atributos de desempenho com um perfil ambiental mais sustentável.

Em comparação com os plásticos de combustíveis fósseis, bio-plásticos são considerados mais respeitadores do ambiente. Experimentos primitivos com a produção de bio-plástico ocorreram na década de 1950, mas as técnicas de fabricação e processos tornaram-se muito mais refinados nos últimos tempos.

A Dow América Latina tem 4.400 funcionários, 27 fábricas, 15 escritórios, 14 centros de pesquisa, e vendas anuais de USD 6,2 bilhões (com vendas globais de USD 53,7 bilhões). A Dow está presente na região há mais de 50 anos.
A Mitsui & Co. Ltd. é uma das empresas mais diversificadas do mundo em trading, investimentos e serviços. Com sede em Tokyo, a Mitsui mantém uma rede global com 151 escritórios, 461 subsidiárias e empresas associadas em todo o mundo.

Uma resposta para “O Brasil Terá A Maior Fabrica De Biopolímeros Do Mundo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s