Uma Esfera ou um Cubo – O Cubis

Meu artigo sobre a garrafa PET em forma de bola e com dois compartimentos recebeu bastante comentários a respeito da ineficiência deste formato de embalagens na cadeia de abastecimento. É claro que a forma de esfera não é o melhor parceiro para uma caixa eficiente para transporte, exigindo espaço mais considerável em relação ao volume do conteúdo e, conseqüentemente, tem uma maior pegada de CO2.

Por outro lado, a forma esférica ou bola é uma plataforma de marketing perfeita, pois como a esfera tem o maior rateio de volume à superfície. O que tem menor é o cubo. Frascos cilíndricos ficam no meio. A pergunta é: Quanto custa mais, o plástico para a embalagem ou o espaço extra na cadeia de abastecimento?

Para otimizar as deficiências mencionadas em uma garrafa de bebida (ou embalagem em geral) a mesma deve ser em forma de um cubo retangular (seis faces retangulares), também chamado de hexaedro retangular ou paralelepípedo retangular. E isso é exatamente o que Cubis, uma empresa sueca/Cipriano em cooperação com o estúdio de design sueco ‘Love for Art and Business’ trouxe há muito tempo e quase foi esquecido.

Mais de um ano atrás eu escrevi sobre o Cubis, um recipiente cúbico revolucionário para bebidas. Como disse, ficou em silêncio por um longo tempo, mas recentemente a empresa Cubis me informou que o primeiro Cubis comercial foi ao mercado para Ceethree, uma bebida energética com base no café verde e guaraná, fabricada pela IO Drinks AB, na Suécia. A garrafa Cubis de 250ml de PEAD é moldada por extrusão, enquanto a tampa é feita com moldagem por injeção. Ambas são fabricadas na Dinamarca.

O recipiente patenteado Cubis é baseado em uma forma de caixa quadrada e tem uma tampa flip-top montada no canto superior. O resultado é um recipiente empilhável e user-friendly com uma aparência única e exclusiva. O canto para beber é moldado de tal forma, que os lábios de forma fácil e confortável cabem quando o flip-top é levantado, para permitir que o consumidor beba convenientemente.

Como três recipientes Cubis de 250ml, empilhados uns em cima dos outros, ocupam quase o mesmo espaço de uma única garrafa PET de 500ml convencional, a eficiência de alto volume dos recipientes Cubis torna o transporte muito mais eficaz do que os tradicionais recipientes de plástico e oferece aos produtores uma solução logística que respeita mais o  ambiente.

É claro que o desafio, devido à sua relação acima mencionada, está usando a menor quantidade possível de plástico. O peso do Cubis, como descrito acima, é entre 20 e 25 gramas para a garrafa e cerca de 6 gramas para a tampa. O peso da garrafa final é determinada pelas exigências do conteúdo líquido. Seria interessante ver o trade-off de algum peso extra no recipiente contra menos volume (cerca de 25%), reduzindo os custos e as emissões de CO2 de mover as garrafas na cadeia de abastecimento.

Os recipientes, em materiais plásticos convencionais, como PEAD e PP, são inicialmente disponíveis em uma versão 250ml tamanho de uma  porção, mas a empresa pretende aumentar a gama de produtos, adicionando mais tamanhos (500ml e 1000ml principalmente) e mais materiais (por exemplo, PP transparente, e materiais biodegradáveis).

Os recipientes Cubis podem ser utilizados nas máquinas tradicionais por enchimento, fechamento com uma tampa, e rotulagem, no entanto, algumas adaptaçôes são necessárias.

É óbvio, que o desenho original e atraente do recipiente Cubis pode servir como uma ferramenta poderosa na criação de uma identidade para um novo produto ou marca. Estudos de mercado mostram, segundo a empresa, uma forte aceitação em todas as faixas etárias e uma resposta exclusivamente positiva de idades entre 10 e 20.

Para mais informações sobre as possibilidades do Cubis mencionado no mercado brasileiro, contatar Patrícia Guerreiro dos Santos, gerente de Dos Santos & Steeman, uma empresa brasileira que traz embalagens inovadoras do mundo para o Brasil, entre outras o Cubis.
Email: patriciasguerreiro@hotmail.com
Fone: (51)81468159

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s