Drenando o Leite de uma Bolsa Flexível

O leite vendido em sacos é uma escolha regular para 60% dos consumidores no Canadá, Polônia, África do Sul, China e até certo ponto no Reino Unido.

No entanto em 2010 Waitrose abandonou sua bolsa de leite ambientalmente correta e a avaliou o conceito do jarro, alegando que a fraca demanda era devido ao alto desperdício. A rede dos supermercados eliminou tanto o leite da marca Calon Wen como as bolsas de leite de sua própria marca.
A decisão da Waitrose veio em forte contraste com a rede dos supermercados Sainsbury, que em abril do mesmo ano, um mês antes da decisão da Waitrose, lançou seus sacos de leite em todo o país após um julgamento de sucesso em 50 lojas. Dairy Crest, o fornecedor de leite, também revalorizou seus jarros de leite Jugit para o varejista, para coincidir com o lançamento.

Inicialmente os clientes compraram o dobro dos sacos de leite de que Sainsbury havia previsto. Antes os consumidores compravam 120 mil sacos de leite semi-desnatados por semana – que corresponde a uma em cada dez unidades de 1litro de semi-desnatados vendidos. Sainsbury esperava que este número dobrasse após a mudança.
Comparado a um litro de garrafa de plástico de leite equivalente, um saco de leite que custa pelo menos 0,16 reais menos, porque ele usa 75% menos embalagem e é mais barato para produzir. Então a mudança para sacos poderia economizar até 1.400 mil kg de embalagens a cada ano.

Os sacos são feitos de PEBD com uma alta durabilidade e cabem dentro do jarro reutilizável – Jugit – que contém um ponto que perfura o saco, forma uma vedação sem vazamentos, e entrega o leite através do bico.

Não tenho dados se o saco de leite Sainsbury ainda é popular pelos clientes no Reino Unido, mas tenho a impressão de que o formato da embalagem é vista como muito inconveniente para lidar com o consumidor. Em outras palavras as vendas estão estagnadas. Para sublinhar a minha suposição, eu me refiro ao argumento que a Waitrose usou para explicar porque abandonou o saco de leite. “……. consumidores necessitam educação sobre como usar o formato. Essa experiência nos ensinou que o ambiente de varejo múltiplo não pode ser o melhor lugar para a EcoPak, como o conceito precisa ser explicado para o consumidor final”.

Apesar de um formato de embalagem perfeitamente verde, é claro que a solução Jugit não é bastante satisfatória ao consumidor.

Na África do Sul onde o saco de leite é muito popular e a diferença de preço de varejo para o leite em um saco (USD 0.93/ltr) e leite em uma garrafa de plástico (USD 1.22/ltr) é significativo, recentemente a Tap-It Líquid Solutions (Pty ) Ltd. em Stellenbosch, lançou sua segunda versão do Tap-It, uma torneira que pode ser conectado ao lado de um saco do leite.

A segunda versão recém-lançada e modernizada da torneira de distribuição Tap-It oferece aos consumidores uma solução inovadora para perfuração e colocação conveniente de forma segura em líquidos a partir de sacos travesseiros de plástico e stand-up pouches.
Os dispensadores para líquidos Tap-It são torneiras de plástico reutilizáveis , que foram desenhadas especificamente para uso com líquidos ensacados. Com as torneiras, torna-se mais conveniente usar líquidos em sacos além disso os conteúdos ficam mais protegidos de poluentes. Devido a facilidade de usar o mecanismo e a auto-vedação do bico de Tap-it, o derramamento de líquidos é reduzido ao mínimo.

O design exclusivo de espigão Tap-It do plástico lhe permite perfurar um saquinho de líquido, enquanto imediatamente isolando o da contaminação externa com um mecanismo de travamento de mola. A torneira na extremidade oposta do espigão controla o fluxo do líquido do saquinho sem derramamentos.

As torneiras são fabricadas em polipropileno, aprovado pela a Food and Drug Administration dos EUA, e pode ser re-utilizadas cerca de 30 vezes.

Parece que o conteúdo do sache tem uma vida útil mais longa usando Tap-It. Alimentos estragam mais rápido quando eles entram em contato com o ar. Se tomarmos como exemplo um saquinho de leite, que tradicionalmente é cortado e aberto, ele permanece aberto em sua geladeira, constantemente em contato com o ar. Ao usar Tap-It, o conteúdo permanece isolado do ar, até mesmo impedindo a entrada de oxigênio, então quando se coloca a torneira o conteúdo se mantém por mais tempo. Veja o vídeo abaixo que ilustra o exposto acima.

Pode Tap-It perfurar um saquinho de multicamadas?

3-litre h-pouch with push-in Tap-It liquid dispenser

Segundo a empresa, o Tap-It pode perfurar um saco de multicamadas, desde que todas as camadas sejam de plásticos. A única exceção que a empresa faz, é nos sacos multicamadas que têm uma camada de alumínio. No entanto, nós mesmos testamos o Tap-It e o dispensador perfurou uma embalagem de alumínio. A camada de PE/nylon dentro da bolsa fez uma vedação perfeita, é fácil de perfurar e fácil de usar. A camada de alumínio irá vazar um pouco, mas não afeta o selo da torneira.
Testamos uma multicamada (PE, nylon, alumínio) 3 litros h-pouch da S-Pouch Company (veja foto).

O Jugit contra o Tap-It
Como o Jugit da Dairy Crest, mencionado no início deste artigo, só pode ser usado para o saco de leite de 1 litro e enfrenta denúncias de consumidores de que é muito trabalhoso para usar, o Tap-It reutilizável é definido para revolucionar a indústria da embalagem em todo o mundo como ele pode ser usado para extrair qualquer tipo de liquido de um saquinho plástico, se consumíveis, tais como leite, sucos e iogurtes ou mesmo produtos químicos, como sabão ou detergentes. Além disso, o Jugit é vendido pela Sainsbury por aprox. USD 2,50, enquanto o 30 vezes reutilizável Tap-It tem um preço de USD 0,25.

Para ampliar a conveniência de usar líquidos em sacos travesseiros de plástico a empresa Tap-It também desenvolveu um mecanismo único em aço inoxidável e amigável na máquina de lavar louça, que com alguns simples movimentos segura o saco com líquido, acabando com a frustração do uso de sachês. Veja a animação no lado direito (versão anterior do Tap-It).

Os benefícios de usar Tap-It torneiras não estão limitados apenas ao seu custo-eficácia, mas  também têm um impacto significativo sobre o meio ambiente. Estudos pela Federação de Plásticos da África do Sul constatou que a pegada de carbono de um saco de 1 litro de leite é 60% menor do que a garrafa PET equivalente, enquanto a garrafa requer quase 2,5 vezes mais energia do que usar sacos plásticos.

Para terminar este artigo, dê um olhar para esta comparação (Fonte: dados internos Dairy Crest, os pesos podem variar. 1 pint (quartilho) = 568 mL)
Garafa de PEAD de 2-pints pesa 29.47g
Green Botlle de 2 litros (peso por 2 pints) pesa 70.2g
Ecolean stand-up pouch de 1 litro de (peso por 2 pints) pesa 19.3g
Bolsa travesseiro mono-camada de PEBD para leite de 2 pints pesa 5.3g
Eu posso acrescentar:
Multi-camada h-pouch com bico de 2 litros (peso por 2 pints) pesa 9.4g.

A Tap-It também pode ser usado para o vinho (como uma alternativa para o bag-in-box) e água mineral. Em um artigo separado eu voltarei para estas duas aplicações.

Sem dúvida o Tap-It tem um futuro brilhante.

Para mais informações sobre as possibilidades do Tap-It mencionado no mercado brasileiro, contatar Patrícia Guerreiro dos Santos, gerente de Dos Santos & Steeman, uma empresa brasileira que traz embalagens inovadoras do mundo para o Brasil, entre outras oTap-It.
Email: patriciasguerreiro@hotmail.com
Fone: (51)81468159

2 Respostas para “Drenando o Leite de uma Bolsa Flexível

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s