Design de Embalagem com Papelão Ondulado

Em um artigo anterior escrevi sobre as construções interessantes das caixas criadas com papelão dobrável. Não é incomum para o papel cartão ser dobrado na forma mais fantástica, como o material tem as características perfeitas para isso. Isso é diferente com papelão ondulado. Sempre visto como um material eficaz, mas maçante, usado para caixas de transporte. No entanto nos últimos meses temos visto várias construções bonitas e eficazes fora da área geral de caixas de transporte.

Papelão Ondulado tem uma estrutura feita a partir papelão de várias classes de papel cartão. Ele consiste em uma ou mais folhas de papel ondulado preso entre folhas planas de papel cartão, como face única de papelão ondulado, com uma folha de papel ondulado e preso a uma simples folha plana de papel ou cartão ondulado dupla face, feita de uma folha de material ondulado preso entre duas folhas planas de papel.

A palavra “ondulado” se refere às formas de onda, ou sulcos, que são pressionadas em uma folha de material que tem sido suavizado pelo vapor. Este material é então prensado entre folhas planas de material para formar o papelão ondulado. As ondas servem como amortecimento de proteção e ajudam a fortalecer uma caixa de papelão. Larguras e configurações diferentes das ondas oferecem vantagens de desempenhos distintos.

Como você pode ver, não é um material com o qual você facilmente corta um origami. No entanto, como disse, há algumas belezas criadas a partir de papelão ondulado.
Nos últimos anos temos visto a caixa de transporte tradicional se transformando em uma “Embalagem Pronta para a Prateleira” com construções, por vezes, inteligente e atraente. Mas hoje quero mostrar alguns desenhos interessantes em embalagens de papelão ondulado para o consumidor.

Noruega – Dyrøy Ham
Em algum lugar remoto, no norte da Noruega você encontra Dyrøy, um município (1.300 habitantes), no condado de Troms. O município tem obtido o nome da ilha de Dyrøy, hoje ligada ao continente por uma ponte. No entanto, a maioria das pessoas encontram-se em Brøstabotn no continente.
Nesta pitoresca área do norte europeu, longe do zumbido dos mercados de alimentos do mundo, você não deve esperar esta embalagem bonita e simples, em que o pequeno produtor de carne, Dyrøy Foods, está apresentando seus produtos.
Mas, como eles acreditam em uma abordagem honesta, a qualidade da comida tradicional, e os aspectos sociais e culturais da boa refeição, eles produzem produtos de alta qualidade e, conseqüentemente, apresentam os em uma embalagem que poderia destacá-los como clara e diferente.
A embalagem de carne, desenhada por Design Tank, com escritórios em Oslo e Tromsø, é uma caixa adaptada feita em forma de hexágono, que se destaca nas lojas por causa de sua forma característica, e sua ênfase no produto de dentro.

A embalagem é mantida em papelão marrom ondulado 100% reciclável, apoiando a impressão honesta e sóbria. O hexágono pode ser facilmente empilhado tanto na produção, transporte e em prateleiras. Imagens em preto/branco de rastreabilidade, retratando origem e as instruções de consumo, suporte a impressão de solidez e tradição.

Canadá – Eco lâmpada em uma Eco embalagem
Esta é velha (2008), mas ainda muito atual. A eco-lâmpada é considerada uma amiga do ambiente, não nos materiais usados para produzi-la, mas para economizar energia. Parece que os materiais utilizados para fabricação da lâmpada (mercúrio) influenciam os designers da embalagem a serem hostis com o meio ambiente também. Quem não conhece a embalagem blister usada por quase todos os fabricantes de lâmpadas. Parece ser a única idéia que um designer pode imaginar. Ok, eu sei que o blister rígido é usado porque ele é ideal num ambiente de supermercado, mas ainda deve haver melhores soluções.

Que trouxe o professor Sylvain Allard, da Universidade de Québec UQAM, em Montreal (Montréal, Canadá) para a questão real: “O que podemos fazer para acabar com este absurdo?”

Um de seus alunos, Audrey Blouin, pegou o desafio e criou a embalagem Eco, usando apenas uma folha de papelão ondulado. Ela resiste ao choque e tem um impacto mínimo no meio ambiente. A solução é tão simples e eficaz, que não precisa minhas palavras para explicar a embalagem.

Um dos aspectos negativos das lâmpadas inteligentes de energia é que elas contêm mercúrio e tornam-se muito tóxico no descarte. A embalagem sugere que poderia haver um reembolso de dinheiro em cada lâmpada de forma que distribuidores e fabricantes poderiam levá-los de volta para o descarte adequado.

Alemanha – Portador para café on-the-go
Você vê isso em toda parte. Pessoas com copos de papel em suas mãos – a pé, em carros, nas estações de trem, em trens, no tubo ou no escritório. No entanto, o café é mais do que apenas um sistema de entrega de uma pequena dose de prazer pessoal. É também a maneira ideal de manter contatos e compartilhar momentos, como campanhas publicitárias  de grandes marcas de cafes que vem sendo enfatizadas durante anos.

Mas café para duas (ou mais) pessoas inerentemente significa fazer malabarismos com mais de um copo de cada vez, e nem sempre é fácil de carregar. Uma embalagem desenhada para levar pode proporcionar alívio. Qualquer solução bem sucedida tem que ser fácil de manusear, tanto em um carro, ônibus ou trem. Deve ser capaz de mover vários copos de cafes de uma só vez, de forma segura. E ser fácil de abrir – e, claro, ser atraente também.

O Grupo STI em Lauterbach/Alemanha desenvolveu o seu “café para ir” porta copos que funde todos estes benefícios em uma única solução. Além disso, como o tempo é apertado nos negócios dos restaurantes, a embalagem tem que ser fácil de operar. Inteligente, um  cartão plano pré-colado é usado para configurar a unidade em uma etapa fácil.
O portador de copos pode ser facilmente segurado em uma mão e oferece espaço para três copos, bem como pacotes de açúcar e utensílio de mistura.

Rússia – Portador para cerveja on-the-go
Mug é uma cadeia de pubs de futebol em Moscou, que fermenta sua própria cerveja. É uma cerveja popular para tirar e assim o designer russo Ivan Maximov criou The Pub Caneca, um novo conceito para tirar cerveja, bem como um rebranding para o Mug pub.
A cerveja é colocada em copos de papéis resistentes, com tampas, e colocado em um portador de papelão ondulado. Um adesivo especial é colocado na parte superior de cada um para identificar a bebida, bem como a data em que foi preenchido. A nova taça combina a forma do pint de cerveja tradicional com a sustentabilidade dos copos de papéis recicláveis.

O portador é dobrado de uma maneira muito inteligente, de modo que possa ser reutilizado para a próxima vez que você estiver coletando os seus quartilhos.

Alemanha – Portador para bebidas encartonadas
Comparado com as convencionais bandejas de papelões ondulados e filmes de plásticos termoencolhíveis que são atualmente utilizados para agrupar um número de unidades de venda, o Thimm CarryPack, desenhado por Jacek Imbrzykowski de Thimm Verpackung GmbH + Co. KG, em Northeim, Alemanha, oferece não só uma maneira conveniente de levar embalagens de bebidas cartonadas, mas também uma alternativa de material eficiente e ambientalmente amigável.

Esta embalagem promocional é uma solução estável de transporte para embalagens de bebidas, tais como Tetra Briks, SIG Combiblogs, e ajuda os consumidores a transportarem as bebidas cartonadas para sua casa a partir da loja. Uma fita reforçada embutida fornece alta capacidade de carga para transportar. Há o alcance das abas sob o canto das embalagens de bebidas, garantindo assim a estabilidade.

A construção permite a montagem de uma variedade especial de bebidas pelo produtor. A visão exterior das embalagens pode ser adaptada em uma variedade de maneiras para assim permitir uma mensagem publicitária ideal e alcançar uma sinergia com a embalagem primária.

Esta solução de embalagem pode ser usada tanto automatizada como manual no processo de embalagem.

Alemanha – Despachar Stielgläser
O crescimento do comércio on-line aumentou a demanda por embalagens enviadas via correios. O Display+Verpackung GmbH & Co. KG, em Neutraubling, Alemanha, desenhou uma nova inserção patenteada, com a qual é possível uma forma segura de embalar e enviar vários diferentes tipos de copos-troncos, a partir de champanhe e copos de vinho tinto, na mesma embalagem. Os copos são segurados por uma estrutura inteligente na base e um dado apoio extra no tronco. Isso significa que eles ficam efetivamente suspensos no interior da embalagem externa, com o espaço vazio em torno deles agindo como um amortecedor.
Para os produtores de vidro, esta construção tem vantagens óbvias de uma perspectiva tanto da logística quanto de custos.

Para mais informações sobre as possibilidades dos produtos mencionados no mercado brasileiro, contatar Patrícia dos Santos Guerreiro, gerente de Dos Santos & Steeman, uma empresa brasileira que traz embalagens inovadoras do mundo para o Brasil.
Email: patriciasguerreiro@hotmail.com
Fone: (51)81468159

12 Respostas para “Design de Embalagem com Papelão Ondulado

  1. As ideias são muito legais, faço alguma coisa em papelão ondulado/micro porém nada tão criativo.
    Parabéns pelo artigo.

  2. Trabalho com futons e moveis ecologicos e sustentaveis
    Não consigo encontrar soluções de embalagem para produtos de grande volume
    Poderia me ajudar a pesquisar ? ou com alguma informaçõ?
    Agradeço desde ja
    Virginia

  3. interessante as embalagens, inovadoras no quesito design, mas em alguns casos, é inviável a respeito da resistencia, e impressao, sou especialista em embalagem de papel cartao e papelao ondulado…..

    • Parabéns pelo Blog. De fato as reportagens aqui apresentadas são de grande importância para o nosso amanhã.

      Rafael, como posso entrar em contato contigo? Tenho algumas dúvidas a respeito de papel cartão e pretendo sana-las contigo.

      Abraço

      Junior

  4. é tudo que eu estava procurando, onde posso encontrar esses “Portador para café on-the-go” pra comprar?? tenho uma cafeteria e to procurando inovações. obrigado

    • Caro Jean, obrigado para seu comentário. Como vc pode ver no artigo, o desenho do portador para café é da empresa alemão Grupo STI (http://www.sti-group.com/). Não sei se a empresa tem um representante no Brasil. Sem representante vc não pode comprar essa embalagem no Brasil. Que vc pode fazer é procurar local uma fabrica de papelão ondulado ou solido e negociar se eles podem fabricar esse desenho (mais ou menos).

  5. Boa noite, estou fazendo um projeto da faculdade, e vi esse porta copo de café (Alemanha – Portador para café on-the-go) igual a uma maleta e gostei muito, gostaria de saber se poderiam me ajudar me passando o molde dela nossa e urgente, eu faço designer gráfico.

    • Bianca, eu só escrevo artigos sobre embalagem. Nada mais. Como sempre o artigo tem um link para dar a possibilidade conectar a empresa envolvida. Pode tentar e falar com eles.
      Também poderia usar sua imaginação como futuro designer gráfico e fazer uma coisa original e única. Mostra sua qualificação e não sua potencia de plagiar.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s