Garrafa PET com Dois Compartimentos

Emergent Technologies, uma empresa de serviços de incubação profissional que traz idéias do conceito até a comercialização, lançou em cooperação com a Plastic Technologies Inc., uma garrafa PET com dois compartimentos, batizada “The Smiler”.

A garrafa em forma de uma bola, em si, não é original. Alguns anos atrás OGO-Water introduziu uma garrafa PET de 330 ml em forma de uma bola para a água mineral rica em oxigênio, desenhada pelo designer famoso de Paris de origem japonesa Ora Ito.

Em 2006, a Coca-Cola apresentou no país “rei do futebol”, a “CopaBola”, uma garrada PET de 400ml em forma de uma bola de futebol, para comemorar a chance que o Brasil tinha de conquistar seu sexto campeonato de futebol mundial. Mais tarde, a Coca-Cola durante o Natal trouxe uma garrafa de 250ml em forma de uma bola com uma manga de filme plástico termoencolhível da Sleever International, o filme é de PS, porque oferece uma razão de 60% de encolhimeto deixando um acabamento perfeito. A manga foi imprimida por rotogravura com dez cores, incluindo as tintas ouro e prata.

Então, a final nada de novo? Bem, tem dois compartimentos! A garrafa PET em forma de bola da Emergent Technologies e da Plastic Technologies,é a primeira de seu tipo. É um recipiente de tereftalato de polietileno (PET) com dois compartimentos. O conceito dá aos proprietários da marca a oportunidade de trazer para o mercado uma única embalagem que serve tudo “single-serving”,ou melhor que serve para dois produtos compatíveis – como leite e biscoitos – dentro de um recipiente portátil.

A tecnologia patenteada Smiler permite que garrafas ou recipientes possam ser moldados por sopro da injeção em diferentes formas e tamanhos. O maior compartimento superior, mantém o líquido, enquanto que o fundo detém o lanche. Além disso, ambos podem ser usados para produtos secos e/ou itens não-alimentares.

O segundo compartimento, no fundo, é criado tornando a base para cima, que faz uma pequena cavidade na qual um copo térmico selado de uma porção, contendo produtos sólidos, granulados ou em pó, possa ser inserido e mantido pela fricção. A abertura da base pode ser fechada com uma variedade de selo de calor ou de material ou métodos sensível à pressão. O compartimento superior depende de um acabamento e uma tampa tradicional.

Parece uma solução simples. E é. O único problema é que ele não era tão simples de fabricar, de acordo com Scott Steele, vice-presidente do PTI.
“Nós passamos muito tempo procurando maneiras para empurrar os limites de desenho e de transformação de PET para além do que já havia sido feito. O maior desafio foi descobrir como fazer uma cavidade na base que fosse profunda o suficiente para abrigar um segundo produto. Passamos por várias interações durante mais de um ano para se certificar de que ambos os elementos do desenho e do processo de moldagem por sopro iriam cumprir os objetivos de desempenho”.

Por exemplo, nas interações iniciais, a profundidade da cavidade na base causaria a garrafa ficar pendurada no molde. Uma peça de hardware teve de ser concebida a extrair positivamente a garrafa do molde.
No lado material, o objetivo era conseguir PET monocamada para o trabalho. PTI não queria misturar aditivos para alcançar atributos de desempenho porque isso teria um impacto negativo dos preços do recipiente, assim como tem potencialmente um efeito negativo sobre o fluxo de reciclagem. A chave foi determinar as relações ideais entre as cavidades inferior e superior, juntamente com o diâmetro da garrafa final.

A primeira comercialização foi uma garrafa em forma de bola usada pela Ohio Wesleyan University para ajudar a comemorar a assinatura da lenda do beisebol Jackie Robinson por Branch Rickey (OWU ’04) do Brooklyn Dodgers.
Emergent e PTI estão agora trazendo o conceito para a atenção dos proprietários de marcas, visando o mercado do on-the-go. Com todas as comidas on-the-go que vemos hoje, as pessoas parecem gostar da idéia de combos de snack-e-bebe popular, que podem simplesmente “agüentá-los” até que eles possam se sentar para uma refeição real.
Pesquisa de mercado, realizada pela PTI, mostra que um número considerável de consumidores, gosta da idéia (e funcionalidade) de conseguir um pouco menos de lanche e um pouco menos de uma bebida por menos do que o custo dos dois produtos em tamanho normal.

2 Respostas para “Garrafa PET com Dois Compartimentos

  1. Fűr mich waren sehr interresant ihre Nachrichten. Ich bin freie Journalistin im Gebiet Verpackung. Webnn es erlaubz ist gerne schreibe ich űber einige Neuigkeiten.
    MfG Olga Eiler

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s