A Tetra Evero e o AisaCan – A Revolução de Garrafas de Multi-Materiais

Nas minhas reportagens sobre a Interpack mencionei dois desenvolvimentos na fabricação de garrafas que são de importância primordial. Não, não estou diminuindo a importância do desenvolvimento do Serac/Agima, de moldar por sopro uma garrafa de um carretel. Mas estou, neste caso, falando sobre garrafas de multi-materiais ou garrafas híbridas como são chamadas às vezes. Em outras palavras, garrafas criadas a partir de dois ou mais materiais diferentes, ou seja, várias peças de plástico ou a combinação de papel cartão e plástico.

Durante a Interpack, a Tetra Pak lançou sua garrafa Evero Asséptico, feita de papelão e plástico. É espantoso que, ao mesmo tempo uma outra empresa, AisaPack da Suiça, desenvolveu uma garrafa quase idêntica, que tambám foi lançada na Interpack. O AisaCan, embora apresentado como garrafa de plástico/plástico, pode ser facilmente visto como uma garrafa de papelão/plástico também.

Vamos dar uma olhada em ambos e ver quais as diferenças, bem como as semelhanças. Eu presumo, não preciso ressaltar a importância muito elevada deste evolução.

Composição de material do AisaCan

AisaPack com sua longa experiência na fabricação de tubos flexíveis de plástico, baseou a construção de sua garrafa, logicamente, sobre essa tecnologia. Colocar com precisão o ombro de um tubo no corpo laminado, é para eles uma técnica bem conhecida. E isso é exatamente o que eles fazem com este novo frasco. Rolar o corpo a partir de uma bobina de plástico, selar longitudinalmente, e colocar não só o pescoço pré-fabricado da garrafa, mas também o fundo pré-fabricado no tubo formado, é para eles a prática de produção quase diária e comum.

É mais ou menos o mesmo para a Tetra Pak, com sua longa experiência no dobrar cartão papel de uma bobina em caixas de bebida. Dobrar a capa e o fundo de um modo tão engenhoso, que as caixas podem ser usados para o enchimento asséptico. Sempre usando apenas um pedaço de papelão laminado. A nova garrafa Evero não é muito diferente. O corpo e o fundo são rolado, respectivamente dobrado a partir de um pedaço de papelão tomado a partir da bobina. Para a formação de um gargalo corretamente, o cartão não é o material certo para fazê-lo e, conseqüentemente, para criar uma verdadeira garrafa, a Tetra Pak inseriu um pescoço pré-fabricado de plástico no corpo dobrado, mais ou menos da mesma forma como é feita pela Aisa.

Quando você olha para os dois, pode ser visto claramente que a AisaPack é uma empresa de plásticos e a Tetra Pak, basicamente, uma empresa de papel cartão. Ao mesmo tempo, é fácil imaginar o AisaCan com um corpo de papel cartão e de plástico no pescoço e no fundo, quase idêntica a Tetra Evero. Você também pode facilmente ver um novo formato de garrafa Tetra Pak, com um fundo muito complicado para dobrar, e, conseqüentemente, com uma inserção de plástico como fundo.

Composição de material da Tetra Evero Aseptic

Desenvolvimentos surpreendentes com possibilidades ilimitadas no futuro. Por quê? Bem, pense em termos de gargalos e fundos feitos de papelão. Já existe cartão termoformável, entre outros FibreForm de Billerud, no mercado. Recentemente eu escrevi um artigo sobre os metais moldados por sopro. Então, porque não cartão termoformável moldado por sopro? Exagerado? Espere e verá.

Antes de ter um olhar em detalhe para os desenvolvimentos, há mais um item que eu quero estipular. Pode parecer que eu esteja implorando por um AisaCan fabricado em papel cartão, que não é a verdade, eu só queria estimular a possibilidade. O AisaCan existente, em relação ao Evero Asséptico da Tetra, tem a vantagem inegável e valiosa que, como o corpo da garrafa é compressível, ele pode ser usado em processos de HPP. Um corpo de papel cartão não é compressível e, como tal, não pode submeter-se ao processo de HPP.
Volto a este ponto mais tarde, em um artigo separado sobre HPP (Processamento de Alta Pressão).

Agora, é hora de ter um olhar para as garrafas em detalhe. Começamos com o Tetra Evero Aseptic, seguida pela garrafa AisaCan Hot Fill.

Tetra Evero Aseptic
A Tetra Evero asséptica (leia também este artigo) foi lançada como a primeira garrafa do mundo cartonada asséptica de 1 litro de leite, apresentanda benefícios econômicos e ambientais comparada a outras garrafas assépticas. A Tetra Evero asséptica é inicialmente voltada para o mercado de leite branco ambiental, inclusive leite não sensível ao oxigênio. Está em breve expandindo para abranger uma vasta gama de bebidas, incluindo leite aromatizado, creme e leite sensível ao oxigênio.

O formato cilíndrico ergonômico com painéis laterais planos significa que é mais fácil de ser segurado tanto pelas mãos grandes quanto pelas pequenas. O formato também fornece o ângulo ideal para despejar melhor do que outras garrafas, de acordo com pesquisas independentes realizadas em vários mercados europeus.
A nova garrafa cartonada prende a atenção, proporcionando o máximo impacto da marca, com possível  impressão em toda a superfície da embalagem.
A garrafa garante uma vida útil de seis meses, é reciclável e feita com papel cartão renovável, certificado por FSC.

Dê uma olhada no vídeo de introdução:

A Máquina De Enchimento
Para a garrafa Evero, a Tetra Pak desenvolveu a máquina de embalagem A6 iLine, no qual o Evero asséptico é formado e envasado. Tetra Pak alega que o iLine A6 para o Evero asséptico traz aos produtores de leite uma solução eficaz e eficiente para embalar o leite branco ambiental em uma garrafa cartonada. A Tetra Pak iLine A6, com uma capacidade de 10.000 caixas/hora, é dito para ter até 50% menos espaço, requer um investimento 30% menor, oferece custos operacionais 25% mais baixos, e requer a metade do consumo de electricidade do que as outras linhas assépticas de engarrafamento.

Vamos dar uma olhada em algumas das características da Tetra Pak A6. Infelizmente, eles não mostram como dobrar e fechar a parte inferior da garrafa, a parte mais interessante do desenvolvimento. Você tem que ficar adivinhando como eles fazem isso, como eu ainda não recebi uma garrafa em minhas mãos.

A Tetra Evero asséptica e a Tetra Pak iLine A6 estão cobertos por 14 patentes de desenhos e aplicações, com os avanços que incluem uma técnica de esterilização “fase gasosa”, a primeira da indústria e com tecnologias avançadas de moldagem por injeção para fundir a parte superior, bucha da caixa e do pescoço tampado em uma embalagem pronta para encher.

A Tetra Pak iLine A6 estará disponível primeiramente na Europa e América do Sul.

E agora a ………

Garrafa Hybrida AisaCan para Enchimento à Quente
O AisaCan é uma embalagem de bebida inovadora, com um corpo mole, refechável  e esteticamente agradável. Esta garrafa híbrida, baseada no conceito da Huhtamaki Cyclero, é construida de um tubo laminado flexível de multicamadas com uma barreira alta e colada num pescoço moldado, tampa e fundo. O formato único da garrafa oferece benefícios valiosos na sustentabilidade sobre PET tradicional e garrafas de vidro, bem como mais oportunidades de promoção, como o AisaCan se livra dos painéis de enchimento à quente, tão típico de garrafas PET padrão.

A produção do Aisacan foi adaptada a partir da tecnologia da Aisapack comprovada para tubos de creme dental. O ombro e a base são moldados por injeção e, juntamente com o filme laminado e pré-impresso, fornecido pela Huhtamaki, montado em uma Aisapack ACM1 máquina.

Em contraste com a rotulagem de garrafas PET, muitas vezes deficiente, em particular as que são envasadas à quente, o Aisacan permite uma excelente apresentação da marca, imprimindo em um laminado plano que pode utilizar as tecnologias de ponta da indústria de flexográfica, rotogravura ou digital. Estes processos permitem uma impressão de qualidade de cerca de 360º graus em torno do Aisacan com um reverso ou superfície de impressão.

O principal corpo flexível da garrafa oferece maior aderência, devido à sua capacidade de moldar a forma das mãos do indivíduo, e a sua abertura menor ajuda a evitar derramamentos, os quais fazem dele um formato ideal para sair benbendo. A sua compressibilidade é também um benefício para os consumidores de bebidas esportivas com a habilidade de controlar e acelerar o fluxo da bebida.

Em termos de impacto ambiental, o novo Aisacan oferece vantagens distintas sobre ambas as opções de garrafa PET de enchimento à quente e asséptica, a ser até 60% mais leve. Juntamente com os benefícios de transporte associados, isto equivale a uma redução da pegada de carbono de uma garrafa de 330ml de 53% em comparação com o PET de enchimento à quente e 36% em comparação com o PET asséptico.

Outra vantagem ambiental é que toda a garrafa pode ser reciclada como o polietileno, como parte dos atuais sistemas de reciclagem na Europa. Depois de usar o Aisacan pode ser triturado em uma fração de seu tamanho para a eliminação fácil.

Enchimento E Flexibilidade De Processamento
A flexibilidade de desenvolvimento da garrafa para bebidas independentemente do sistema de enchimento, em contraste com a Tetra Pak, o Aisacan permite ser usado com diversos sistemas e tecnologias padrões da indústria de enchimento. A dissociação do Aisacan com a linha de enchimento permite tanto a utilização de equipamentos existentes de PET e também poderá ser envasado no futuro em uma ampla variedade de linhas de manipulação de pescoço PET incluindo a de enchimento frio corrente até enchimento asséptico de produtos de baixa e alta acidez.

O Aisacan é um excelente exemplo da transferência de tecnologia da indústria de nicho de mercado de tubos na embalagem de bebidas. O Aisacan foi desenvolvido a partir de plataforma tecnológica de máquinas para tubos chamado SAESA. A máquina para o Aisacan foi desenvolvida nesta plataforma SAESA usando 75% da mesma tecnologia.

A revolução na indústria de engarrafamento está se aquecendo com a introdução destes dois formosos desenvolvimentos multi-materiais.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s