Construindo Com Papelão – Origami em Cartonagens Dobráveis

No passado recente temos visto criações muito interessantes em papelão dobrável ou melhor ainda, cartão de dobradura. É como se a cultura do origami japonês e do corte de papel tradicional chinesa influenciaram muitos designers de embalagens. Isso significa que algumas embalagens feitas de papelão possuem as estruturas mais fantásticas, por vezes complexas, às vezes brilhantemente simples, chamando a atenção dos consumidores por suas formas aventureiras. Fiz um resumo (não completo) de embalagens de cartão mais atraente, não em termos gráficos, mas em termos de estrutura.

Vários artigos oferecem uma série de exemplos. Há muitos mais, porém é demais para publicar todos, alguns tão fascinantes que eles se parecem arte.

Aproveite a criatividade do designer e use os como bases para suas próprias idéias criativas.

Bolo da Fortuna Wu Xing
A embalagem inovadora do presente de Ano Novo, a Embalagem do Bolo de Abacaxi, desenhada por designers Taiwaneses Amone Hsieh e Feng-Chuan Chen, é mais do que apenas uma caixa contendo um deleite delicioso. Inspirado pela astrologia antiga chinesa e os cinco elementos (Wu Xing), os sabores típicos de Taiwan e as tradições chinesas são misturadas com esta forma de pentágono vermelho. Cada lado representa um elemento e seu animal correspondente: gold – galinha, madeira – cão, água – porco, fogo – cabra e terra – vaca.

Além disso, esta caixa multi-uso, fabricada pela HongLuBao Co Ltd., em Taipei, Taiwan, é também um corte de papel tradicional Chinês, e que pode ser usado como decoração durante o Ano Novo Chinês para trazer fortuna e sorte. E cada um dos cinco lados podem ser utilizados como marcadores, cercando o com a sorte e fortuna durante o ano todo!

Mas não é só os japoneses ou chineses, que são capazes de cortar cartão da forma mais fantástica. Vamos para a Islândia e encontrar Helga Björg para ver o que ela desenhou para Örflögur.

Microchips Örflögur
Microchips Örflögur são saudáveis, não batatinhas fritas gordurosas. Elas não são fritas, mas assadas e secas e salgadas pelo mar. Um produto de pura natureza. Esta marca islandesa de batatinhas eliminou o problema do barulho ou melhor os chiados que os sacos de batatinhas fazem, bem como as mãos sujas cavando em sacos de batatinhas rasas. Sua embalagem é uma caixa que se desdobra em uma tigela.

A caixa que contém o Microchips transformada em uma tigela quando ela é aberta, tornando-os mais fáceis de compartilhar com os amigos. Quando as batatinhas são consumidas, gráficos no interior da caixa revela informações (em inglês e islandês) sobre a batata e onde é cultivada.

A caixa é desenhada por Björg í Bú em Reykjavik, uma empresa de design que se concentra na concepção de produtos islandesa, aproveitando as oportunidades que podem ser encontradas em empresas islandesas. A empresa é gerida por Edda Gylfadóttir, Guðrún Hjörleifsdóttir, e Helga Björg.

Esta caixa de batatinhas foi desenhada em colaboração com o centro de inovação viö Innovit e Matís, a R&D islandesa de alimentos e biotecnologia, e financiado pelo Centro de Pesquisa  islandesa (Rannis)

Da Islândia vamos para Kansas no USA e de batatinhas à canela.

Canela Ceylora
Uma estrutura idêntica de caixa podemos ver para Ceylora Cinnamon, uma canela natural que está embalada em um recipiente natural.

Desenhada pelo designer gráfico, Dominic Flask of Danger Dom Studios em Hays, Kansas / EUA, a embalagem para varas de canela seca, é feita apenas com papel, e sem utilizar cola. A embalagem, dobrada em forma de uma maçã, elogia o produto.

Da canela em Kansas para o formato de embalagem tal tédio como o leite em embalagens cartonadas, mas o leite todo-natural da Organic Valley é uma exceção. Examinando o corredor de leite no supermercado raramente é um evento memorável. Os jarros e as caixas de leite existentes não são embalagens chamando a atenção do consumidor. A tendência atual de “orgânico” cria, no entanto, um mercado emocionante para embalagens bonitas e ambientalmente responsáveis, mesmo para os produtos básicos como o leite.

Vestir Embalagens de Leite Tetra Pak
Conseguir um pacote ambientalmente responsável começa com o material. A Tetra Pak é feito inteiramente de materiais reciclados e/ou renováveis, recursos que também são 100% recicláveis.

Os designers aplicaram um papel cru não revestido para o exterior do recipiente, adicionando uma estética basica, mas distinto que não chama a atenção do consumidor ambientalmente consciente, mas também se destaca na prateleira em meio as outras caixas. O componente asséptica da Tetra Pak, permite que a linha shelf-stable do leite orgânico da Organic Valley seja distribuído e armazenado sem o uso de refrigeração.

Desenhado por Lisa Ellerin, Alicia Prentice, Olivia Duval, Chris Yoon, Amy Ross, e Blake Sanders, este conceito, realizado como parte do IOPP (Instituto de Professionais de Embalagem) “Desafio de Reempacotamento 2011”, oferece uma quebra da monotonia nas prateleiras dos leites, através de sistemas de cor, forma e material.

Dos EUA para a Europa, onde um designer belga colocou champanhe francês em um belo balde de gelo de dobradura.

Clicq’Up, um Objeto Design Inspirado por Origami
Este ano, no Salone Internazionale del Mobile, em Milão (Itália, 12-17 abril), durante a Veuve Clicquot Yellow Week, Veuve Clicquot mostrou a sua mais recente colaboração em desenho, “Clicq’Up”, um objeto de design inspirado por origami e desenhado pelo belga Mathias van de Walle.

Clicq’Up é o primeiro balde de gelo dobrável para Champagne e se baseia em um conceito de origami no gelo, forma e função se casar com a criação de um contemporâneo, objeto de design reutilizável que pode ser dobrado para facilitar o transporte, configurar e armazenar.

E agora vamos na Alemanha.

Uma Forma Que Não Tinha Sido Usada Antes
STI – Gustav Stabernack GmbH, em Lauterbach, Alemanha, tinha a tarefa de desenvolver um conceito de embalagem que pode ser montado por uma máquina, foi de uma forma que não tinha sido usada antes, e poderia se adaptar automaticamente ao volume de material contido.

Usando fendas diagonais, uma pré-montagem, mecanicamente produzida, caixa quadrada dobrável é capaz de se adaptar aos diferentes volumes.

Ao alterar a linha reta das fendas diagonais para um alinhamento côncavo ou convexo, uma forma mais suave pode ser desenvolvida e uma janela pode ser introduzida de forma harmoniosa. É fácil de usar, e o mecanismo de abertura com fecho são os toques finais a este conceito de embalagem.

3 Respostas para “Construindo Com Papelão – Origami em Cartonagens Dobráveis

  1. Peço por favor este orçamento:
    A caixa acompanha divisória (1 = 400×285 e 1 = 295×285 em BR11SS)

    MEDIDAS INTERNAS( se tamanhos padrões forem mais baratos, pode ser alguma medida parecida a esta):
    400C 295L 285ª

    Quantidade: 500 caixas

    Do material mais barato que tiver.

    Frete para 45836 000 , Itamaraju BA

    Impressão em apenas cor preta.

    Att,

    Matheus Pinaffo

    http://www.tupii.com.br

  2. Boa tarde!

    Procuro por embalagens para bolo forneável PD42 – Tamanho 18,5 x 6,6 x 5,5 cm. Temos Padaria. Vocês trabalham também?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s