Podemos fazer algo mais com sopa on-the-go? Parte 03

Temos visto que quase todas as embalagens de sopas precisam de um microondas para obter a sopa na temperatura certa. Algumas precisam apenas de água quente para adicionar e algumas podem, como alternativa, serem aquecidas em uma panela de água quente. Isso nos leva à variedade de dispositivos de aquecimento, sejam incorporadas na embalagem, como o auto-aquecimento, ou sejam, como uma unidade independente, que vem com a embalagem de sopa. Depois, temos o dispositivo de aquecimento e-Coupled, que é uma boa alternativa para o microondas, mas ainda precisa de algum dispositivo extra para deixá-lo fazer o seu trabalho.

Em primeiro lugar vamos olhar para um dispositivo de auto-aquecimento.

É claro que o auto-aquecimento é desenvolvido para o café. Após anos de tentativa e erro, parece haver, finalmente, no mercado, uma alternativa viável de auto-aquecimento de uma lata para o café.

Hot-Can da Malásia criou uma embalagem revolucionária inteligente que é auto aquecível. O Hot-Can é uma lata de alumínio com duas câmaras que contém a bebida na câmara exterior e possui água e óxido de cálcio (cal virgem) separadamente na câmara interna. Quando o botão no fundo da lata é pressionado, a água se mistura com o cal virgem, começando uma reação exotérmica que aquece o conteúdo da câmara exterior em menos de 3 minutos à 50-55 °C.

O calor é gerado a partir da mistura de óxido de cálcio (cal virgem, CaO) com dióxido de hidrogênio (água, H2O), que produz hidróxido de cálcio (Ca(OH)2). Uma vez que a reação de aquecimento estiver completa, o hidróxido de cálcio (Ca(OH)2) reage prontamente com o dióxido de carbono (CO2) no ar para formar carbonato de cálcio (calcário, CaCO3) e retorna ao seu estado original. As reações são essencialmente CO2 neutro.

Um rótulo de indicador de temperatura indica claramente quando a temperatura correta para beber foi atingida, por mudar de preto para verde. Se a bebida ficar mais quente que a temperatura ideal de beber, o selo indicador de calor irá mudar de preto para vermelho.

Você pode até argumentar que é difícil tomar uma sopa com colher ou até mesmo bebê-la de uma lata de bebida. Mas não se esqueça dos desenvolvimentos recentes. Com uma abertura total, introduzida na África do Sul, pela SABMiller durante a última Copa do Mundo, a lata de alumínio para bebidas é transformada em um copo conveniente. Eu escrevi sobre esse desenvolvimento em meu artigo: “SABMiller’s Imitation of a Frosty Beer Glass” (A imitação de um copo de cerveja gelada da SABMiller)

Também pode ser possível que o desenvolvimento da Malásia da Hot-Can, possa ser usado para formatos de outras embalagens. Há ainda algo a fazer para a próxima, designer ou engenheiro de embalagens. Mas certamente tem potencial.

Update: Recentemente Crown Holdings assinou um contrato com HeatGenie para integrar sua tecnologia de combustível sólido patenteada e de alta eficiência, em embalagens de alimentos e bebidas. A fonte de calor compacta e modular, na base da embalagem é aproximadamente do tamanho de uma pequena vela de chá e pesa apenas 42 gramas. O material comum seguro para alimentos dentro do aquecedor proporciona alto teor de energia e calor a uma taxa controlada. Diferentemente de outros sistemas, no HeatGenie não é misturado cal ou outros produtos químicos com água. É um desenvolvimento muito interessante sobre o qual irei escrever mais tarde em detalhes em um artigo separado.

Falando sobre potencial, assim tem a eCoupled, uma tecnologia para aquecer sem fio a sopa instantânea em sua embalagem.

Embora não um microondas ou um fogão é usado, eCoupled não é um recipiente de auto-aquecimento, mas ainda assim a embalagem da sopa cozinha seu conteúdo, sem qualquer fonte externa de calor. Possui tecnologia de carregamento impresso na embalagem. Isso permite que o consumidor possa cozinhar a sopa por apenas colocar a embalagem sobre uma superfície de trabalho carregada sem fio e escolher a temperatura baixa, média ou alta.

Veja mais detalhes no meu artigo: “February – Five New Packaging Innovations” (Fevereiro – Cinco Novas Embalagens Inovadores)

Apesar de um desenvolvimento muito interessante a desvantagem inicial, é claro, o fato de que o consumidor precisa de um balcão habilitado a eCoupled. Não é um microondas, mas ainda precisa algum dispositivo extra na cozinha ou no escritório.

Ok, mais um for the road. Literalmente, já que esta solução é ideal para o entusiasta ao ar livre, andarilho, ou alguém que passa algum tempo na área rural. A embalagem tigela com molho que permite aquecimento fácil de vela.

Originalmente, as tigelas com molho de Verstegen, Países Baixos, foram desenhadas para manter os molhos quentes durante um jantar grande. Suas tigelas de alumínio para Candlelight Pepersaus (molho de pimenta), que contêm molhos em banho-maria, podem ser colocados sobre uma vela acesa. Uma bandeja de plástico de três pernas inclui uma tampa injeção-moldada, que abriga uma luz. A tigela de 300 ml é moldada de modo que uma vez que o produto molho é acessado, ele pode acomodar a bandeja sobre a vela, que aquece o molho.

Não é difícil ver o molho de pimenta substituído por uma sopa de legumes agradável, gostosa e grossa. Lento? Bem, o cozimento lento é a moda e dá um resultado muito mais saboroso do que o de microondas. E que diabo, um andarilho cercado por natureza, tem todo o tempo do mundo. Espere e veja o prato saboroso prepara-se para terminar um dia com o pôr do sol no fundo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s