Podemos fazer algo mais com sopa on-the-go? Parte 02

Na parte 01 eu dei uma visão geral sobre o mercado de sopas (em pó e líquida) em relação ao consumidor on-the-go. Nesta parte vou descrever alguns desenhos, criados nos outros segmentos do mercado, mas que facilmente podem ser adaptados para o mercado de sopas.

Nosso estilo de vida moderna, com pessoas em constante movimento e esperando flexibilidade e soluções práticas, deu origem a padrões de consumo completamente novos. Para muitos consumidores, é importante que as refeições possam ser preparadas e consumidas sem preocupações desnecessárias, e eles esperam que os fabricantes de alimentos façam todo o processo o mais simples possível.

Uma xícara de sopa de pó instantâneo não é mais visto como um almoço alternativo, nem mesmo como um lanche. Os consumidores querem mais qualidade, ingredientes saudáveis e uma embalagem conveniente, mas acima de tudo, eles também querem comer seu almoço rápido em grande estilo. Em outras palavras, uns salgadinhos, como são deliciosos, não mais podem ser comprados nus, sem embalagem na rua. O consumidor quer produtos saudáveis. É o mesmo com a sopa. Uma sopa em pó instantânea não é o que o consumidor quer. Ele quer uma sopa, creme grosso com legumes frescos e ervas. É uma refeição inesquecível!

Então, vamos dar uma olhada agora nas embalagens inovadoras (ou associadas, ou, como tal, utilizáveis) para sopas, que não veio muito mais longe do que a marca (ou pior ainda o cérebro do designer), que introduziu o primeiro original. Elas não chegaram ao estágio de uma tendência, mas eu não concordo marcá-las como se elas só chamassem a atenção. Trata-se apenas que o ramo de sopa, aparentemente, é muito tradicional.
Mas tudo depende do que você, como fabricante de sopas, quer. Entrar em (ou manter sua marca em) um nível baixo, barato e popular. Ou você está olhando para um nível superior, ingredientes naturais, de alta qualidade, sabores exclusivos, consequentemente, uma embalagem mais inovadora.

Aqui estão alguns exemplos que, na minha opinião precisam mais seguidores. Vamos começar com alguns desenhos para sopas secas. Ainda um mercado muito interessante, com umas grandes opções nas inovações em embalagens. A partir de uma solução simples, mas elegante até uma embalagem mais sofisticada e exclusiva.

O Coffree
Originalmente concebido como embalagem para café (instantâneo), o Coffree, também é apropriado para sopas seco (em pó instantâneo).

Os designers sul-coreanos Young-an Seok, Young-woo Choi and Se-ryung Nam criaram O Coffree, uma embalagem dobrável para café instantâneo. É essencialmente um sachê de café solúvel, o que acaba por ser um copo descartável dobrável que vem selado com a mistura de café instantâneo. O consumidor simplesmente arranca o lacre, para formar um copo alto, quadrado de papel, mistura com água quente e sua xícara de café está pronta. Mesmo uma vara mexendo derivada do lacre vem com a embalagem.

Além disso, não precisa muita imaginação para ver esta embalagem como uma solução perfeita para a sopa seca instantânea para on-the-go. Muito melhor do que um simples sachê, deixando-lhe encontrar a taça, a colher/agitador e água quente.

Accordion Noodle Package
É o supracitado adequado apenas para sopas em pó, a próxima permite alguns extras, ou seja, os pequenos pedaços de legumes, ervas e até talvez alguns pequenos pedaços de carne seca ou frango.

Macarrão instantâneo e massas são produtos on-the-go populares. A nova embalagem, batizada Accordion Noodle Package, para macarrão instantâneo, desenhada pelo sul-coreanos Liu Yi, Jiang Yuning & Luo Jing, vem compactada em um tamanho baixo, com a massa seca na mesma, enquanto o consumidor pode esticar o acordeão em um maior copo para permitir adicionar água quente e consumir.
A superfície do acordeão, como é dito, diminui os pontos de contacto com os dedos para não queimar. Depois do macarrão ser consumido, o copo pode ser compactado para economizar espaço na lixeira.

Macarrão instantâneo e massas são semelhantes aos de sopa seca com pedaços de legumes e carne. É fácil ver que esta embalagem oferece muitas vantagens para o consumidor. O pequeno copo dobrável, pode conter ingredientes naturais em pedaços, que influenciam positivamente a qualidade da sopa. Além disso, é fácil de transportar no bolso ou na bolsa e é pronto para servir.

Como a embalagem tem um volume menor quando ela deixa o local do fabricante, reduz o custo do transporte.

Em geral, você pode dizer e muitas pesquisas do mercado apontam nesse sentido, que o consumidor on-the-go, pode estar com pressa, com pouco tempo disponível, mas ele não está disposto a empurrar fora da porta o seu pedido de conveniência, da qualidade e da saúde. Acima destes pedidos, ele também quer uma melhor apresentação de sua refeição rápida. Pode ser uma mordida rápida, mas certamente pode ser consumida em grande estilo, não pode?
Se você me perguntar para uma tendência, então esta é o futuro. As embalagens atuais de sopa mencionadas não habitam este recurso. Nem uma lata, nem a Tetra, ou uma bolsa oferecem estilo. Com um copo de plástico, você pode fazer maravilhas. Novamente a partir do simples para o exclusivo, mas simples de Tailândia.

Stoeffler
Em 2010, o mercado francês tem assistido ao aparecimento de uma tendência nova: caixas com refeições prontas que são fáceis de preparar e que nem sequer exigem um prato para servir.
No entanto a maioria das refeições prontas contém massas, e com o francês sendo um amador da culinária, os consumidores franceses estão ansiosos para ter uma ampla seleção de pratos diários.

Stoeffler na França lançou o seu melhor vendedor (Chucrute) em uma caixa para criar a diversidade no mercado. O conteúdo da caixa “Choucroute” se assemelha a chucrute tradicional com a sua couve, lingüiça, bacon e batatas, mas em pequenos pedaços para o consumidor não precisar de uma faca para comê-lo.
O Chucrute 300gr embalado em uma bandeja de plástico, fornecida pela empresa dinamarquesa Faerchplast, é colocada em uma caixa de papelão. A embalagem inclui um garfo para que o prato esteja pronto para comer depois de dois minutos no microondas.
Mesmo que a bandeja de plástico esteja quente quando removida do microondas, o consumidor não irá queimar os dedos porque a caixa de papelão em torno permanece fria.

Esta é uma embalagem interessante para sopa. Bem, quando você pretende vender sopa cremosa grossa com legumes e outros ingrediente. Em outras palavras, uma sopa de qualidade, que não é um lanche, mas um pequeno almoço. Nada de sopa em pó instantânea, mas uma verdadeira sopa pronta para comer.

Greenseas
Este é um desenho similar. Perfeito para uma sopa, creme grosso com lotes de legumes. Esta embalagem microondas é utilizado por Heinz Austrália para sua Greenseas ‘lunch bite’ (mordida do almoço) com uma vida ambiente útil prolongada.

Para maior comodidade dos consumidores, uma colher foi incluída, juntamente com uma luva externa cartonada e impressa que funciona como um suporte prático para o microondas e uma bandeja para evitar a manipulação do pote aquecido. Os lados do cartão são perfurados e, quando pronto para uso, o consumidor simplesmente arranca a parte superior do cartão, deixando apenas a base.

A embalagem é um pote plástico robusto que tem sido termoformado na RPC Bebo na Holanda, em uma construção em camadas combinandas em: polipropileno (PP) e álcool etileno vinílico (EVOH) polímeros. Ela incorpora um limpador de oxigênio que é usado para capturar o oxigênio dentro da camada de barreira da embalagem selada antes de chegar ao alimento. Este processo minimiza a deterioração de alimentos, especialmente na cor e no sabor, garantindo a qualidade do produto.
Sem dúvida, esta embalagem de sopa tem todos os ingredientes e disposições que uma embalagem que interage com o alimento precisa.

Existe mais um desenho similar. Um pouco diferente, mas com alguma criatividade, também com algumas possibilidades extra.

Pasta Pronto
Esta é realmente perfeita. Nós todos sabemos que os ingredientes sensíveis como vitaminas e ervas, começam a deteriorarem no momento em que caem na água. Em outras palavras, a partir do momento em que a embalagem cheia deixa a linha de enchimento na fábrica.

Desenvolvida por Buss, fabricante alemão de alimentos, ‘Pasta Pronto’ oferece aos consumidores um formato que seja conveniente em termos de preparação, ao entregar um sabor fresco em comparação com as refeições prontas quando a massa e o molho já estão misturados. Separando o molho e massa em dois recipientes na fabricação o que oferece a possibilidade de cozinhar os ingredientes individualmente no excelente ponto. Neste caso, o macarrão fica “al dente”, enquanto o molho é preparado fora com seu próprio sabor.

Manufaturado por RPC Bebo Plastik, o recipiente alto tem 300g de macarrão, com um pequeno pote de molho que ronda o ninho de cabeça para baixo em cima do copo maior. Ambas as embalagens estão termoformadas em PP de alta transparência, permitindo uma vida útil de cerca de três semanas.

Antes de aquecer, o molho é despejado do recipiente menor em cima da massa no copo maior. O consumidor então coloca isso no microondas por dois minutos. Um benefício adicional do desenho do recipiente de massa é a inclusão de isolamento com nervuras, que protege os dedos do consumidor de queimar após o aquecimento, para que a refeição pode ser comida diretamente a partir do copo.
Uma luva de papelão prende os dois recipientes junto na prateliera, bem como proporcionar gráficos atraentes para captar a atenção dos consumidores.

É óbvio porque eu chamo de perfeito. Imagine um creme espesso, sopa líquida condensada no topo. Legumes secos e frescos, ervas e outros ingredientes sensíveis no recipiente inferior. Falta de água adicionada pelo fabricante. Misturar os dois no momento em que quer consumir, adicione um pouco de água, colocar no microondas e você tem uma sopa, linda e gostosa. A melhor qualidade que você pode ter.

E agora chegamos ao mercado alto nível até a embalagem está em causa. Sopa de Noodle Tom Yum de Fashion Food levada a um nível de elegância.

Tom Yum – Noodle Soup
Tom Yum é uma sopa condimentada e ácida picante com um sabor único e bastante popular em toda a Tailândia. É uma sopa com marisco condimentado com alho azedo (relativamente fina) com um gosto de muito calcário com um pouco de manjericão aromático, muito saborosa e com um sabor bom de marisco. As fitas são finas e flexíveis, permanecendo elásticas na água quente.
Geralmente este tipo de lanche vem seco e embalado em um invólucro de plástico. Não é assim com Fashion Food’s Creamy Tom Yum. Convenientemente embalados tradicionalmente e elegantemente em uma concha de molusco de plástico em um tipo de pires com uma tampa sobre a bacia, a embalagem é decorada com um rótulo da luva de meio corpo. Dentro os vários ingredientes (macarrão, óleo, tempero) são embalados separadamente com um garfo incluído. Perfeito para on-the-go, porque o consumidor só tem que adicionar o conteúdo dos pacotes para a tigela e adicione uma xícara de água fervendo. Coloque a tampa em cima, espere três minutos e aproveite.
Ahh, os asiáticos sabem como comer uma guloseima em grande estilo. Mesmo on-the-go.

Temos visto que quase todas as embalagens para sopas precisam de um microondas para obter a sopa na temperatura certa. Algumas precisam apenas de água quente para adicionar e algumas podem, como alternativa, ser aquecidas em uma panela de água quente/fervendo.Isso nos leva à variedade de dispositivos de aquecimento, sejam incorporados na embalagem, como o auto-aquecimento, ou são, como uma unidade independente, que vem com o prato de sopa. Depois, temos o dispositivo de aquecimento e-Coupled, que é uma boa alternativa para o microondas, mas ainda precisa de algum dispositivo extra para deixá-lo fazer seu trabalho.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s