Pontos Altos da Interpack 2011 – O Sexto e Penúltimo Dia

Como um engenheiro em tecnologia de embalagens, que foi projetar e construir sistemas de embalagem por cerca de quarenta anos, eu sempre fico impressionado com os resultados das empresas alemãs e francesas de máquinas de embalagem. Os alemães, como a Robert Bosch, Multivac e Krones, com suas máquinas de alta qualidade e desempenho de confiança, talvez um pouco conservadores, mas com certeza refinados em design e técnicas. No outro lado as empresas francesas, como a Sidel, Serac e várias outras, que sempre parecem ser capazes de traduzir as idéias mais “audaciosas” em sistemas operacionais de embalagem. Eu já escrevi sobre a Sidel, Serac, Robert Bosch e Multivac. Hoje vamos visitar o estande da fabricante No. 1 do mundo de máquinas para bebidas. A empresa alemã Krones, sediada em Neutraubling, evoluiu muito além do seu papel original como um mero produtor de máquinas e linhas de engarrafamento.

Krones concentra-se em múltiplas de seis garrafas
Pego só um item do seu estande para destacar. É um desenvolvimento com o qual o pessoal da Krones está muito orgulhoso e, preciso dizer, que é realmente algo especial. Krones alega que é a única tecnologia desse tipo no mundo. O novo sistema reúne seis garrafas e reduz a quantidade de resíduos normalmente necessários para a embalagem secundária em 75%.

Como todos sabemos, uma múltipla com filme de plástico termoencolhível é a forma mais utilizada da embalagem secundária para as embalagens PET. Filmes de plásticos termoencolhíveis, no entanto, requer matérias-primas fósseis para sua produção e, além disso, o processo termoencolhível no túnel consome uma quantidade de energia relativamente elevada.
O objetivo da Krones era criar uma alternativa de recursos econômicos para os múltiplos envoltórios termoencolhíveis, um sistema completo de embalar, incluindo a embalagem e o equipamento associado. A Krones já tocou a tecnologia de correias comprovada e utilizada com sucesso em outros setores, criando assim um design de uma embalagem completamente nova para as garrafas PET, batizada de LitePac.

Esse novo design de embalagem enfoca as tendências do mercado para as embalagens secundárias de embalagens PET, em relação à eco-compatibilidade, a economia de recursos, o consumo reduzido de energia e a redução de custos, e pode ser marcado como um conceito de futuro.
A tecnologia necessária é fornecida pelo embalador Evolite recém-desenvolvida, que inclui um módulo de recipiente de alimentação e um módulo de contentor de correias. No módulo de alimentação, as garrafas são divididas em duas faixas de fluxos contínuos. Quatro unidades de correias em seguida, criam as múltiplas LitePac no módulo de contentor de correias. Assista também o vídeo.

Eficiência Verde por ErgoStar
Temos que dar também uma olhada nos itens menores, como na maioria das vezes eles são capazes de enriquecer o desempenho de uma linha de embalagem. No outro lado, sistemas totalmente automatizados nem sempre são as melhores soluções, ou mesmo possíveis. Então vamos ver qual desenvolvimento interessante está disponível no campo manual.

Robatech AG, Muri, na Suíça, mostra o ErgoStar, um aplicador manual para hot-melt (cola à quente). O novo aplicador manual combina um design ergonômico, com uma alta flexibilidade durante o processo. ErgoStar é adequado para derreter todas as variações de hot-melt, como EVA, PUR e PE, hot-melt ou vedantes sensíveis à pressão, com aplicação de alta precisão, em espiral ou em spray na faixa de viscosidade de 100 a 20.000 mPas. Os bicos podem ser trocados a pedido e podem ser adaptados a todas as demandas. O gatilho eletro-pneumático de fácil operação, em combinação com o design ergonômico do aplicador manual, garante que o operador possa trabalhar sem se cansar, como a alça pode ser ajustada individualmente por meio de um parafuso, ou seja, a estação de trabalho pode ser adaptada para satisfazer os requisitos do operador otimizando o seu trabalho. A pega “toque cool” evita lesões por queimaduras já que o plástico apresenta excelente propriedades de isolamento.

Uns 5 litros sistema de pulverização inovador
Eu sei, já relatei sobre alguns produtos da Ardagh (ver o 1º dia), mas eu esqueci de mencionar um design de embalagem interessante e muito prático, com o qual Ardagh ganhou um prêmio iF.

A embalagem já existente, ou seja, um barril de cerveja de 5 litros, utilizado pela Heineken, combinado com um sistema de pressão é disponibilizado para um  novo uso no mercado de tintas e revestimentos. Os 5 litros Spray System é um protótipo criado a partir desses 5 litros barril de cerveja premiado.

O pronto-para-usar, tudo-em-um sistema de pulverização consiste em três partes: um barril de metal de cinco litros (recipiente de tinta selado), um sistema de pressão e vários acessórios, como uma mangueira, uma pistola de pintura, e um bico. O consumidor pressiona um botão de ativação e o conteúdo sob pressão é liberado e pode ser aplicado sem perder tempo e esforço, despejando em outro recipiente ou misturando. É três vezes mais rápido que o método convencional. Nenhuma pintura vai ficar nas mãos do usuário, a limpeza incômoda é desnecessária, e o recipiente de tinta é mais fácil de eliminar e é 100% reciclável.

Avery Válvula de Vapor
Avery Dennison é conhecida principalmente por suas fitas adesivas e rótulos, mas eles fazem coisas incríveis com esses produtos. A empresa apresenta uma válvula, chamada Flexis Steam, que pode ser integrada à embalagem e permite que o vapor escape no microondas durante o aquecimento dos alimentos embalados.
A válvula é auto-ventilação, o que elimina a necessidade de perfurar a tampa ou filme antes de cozinhar. A válvula também protege contra a entrada de contaminantes, permanecendo hermeticamente fechada até que o alimento fique cozido.
Durante o processo de cozimento, a válvula atua em uma temperatura pré-determinada e permite que uma quantidade precisa de vapor escape da embalagem. Dependendo da configuração do defletor projetado na válvula, mais ou menos vapor será permitido fugir.
Por exemplo, um desenho do defletor flósculo pode ser especificado para uma refeição de arroz, legumes e farelo de proteína, pois mantém um percentual adicional de umidade no interior da embalagem. Uma válvula “X” do defletor libera um pouco mais de umidade e, assim, o molho da refeição engrossa, sendo mais adequado para um prato de frango e massas.
O sistema de válvula de vapor pode ser usado tanto em aplicações de microondas como de forno convencional.

O sistema de válvula de vapor, como parte integrante da embalagem de alimentos, é aplicado na fase de conversão da embalagem. O sistema de válvula de vapor Flexis Steam utiliza um desenho patenteado que proporciona uma vedação hermética, quando aplicado sobre um furo pré-cortado em embalagens flexíveis ou filmes de cobertura.
Os usuários podem imprimir e aplicar as válvulas (no sistema formar-encher-vedar) ou obtem embalagens completas com válvulas de vapor liso ou impresso pré-aplicado. Avery Dennison oferece aplicadores de etiquetas, impressoras e assistência de engenharia para integrar o sistema em linhas de embalagem existente.

O E-Z ZIP Bolsa de Ampac
Ampac tem sido muito bem sucedida e recebeu vários prêmios este ano. Três AmeriStar Awards, um concurso organizado pelo Instituto (americano) de Profissionais de Embalagem (IoPP), foi para Ampac para sua Sprout Baby Food bolsa esterilizável e com zíper, a Hormel EZ ZIP bolsa, e a Hellman’s Best Foods EZ ZIP bolsa. As bolsas flexíveis também foram concedidas pela Flexible Packaging Association. Então, é um dever de visitar o seu estande na Interpack.

As EZ ZIP Recloseable Bolsas apresentam uma abertura com uma aba-de-puxar exclusiva que permite aos consumidores a afastar uma tira fina na frente de uma bolsa para ter acesso ao zíper para abrir e refechar. O zíper da bolsa pode ser puxado para abrir a bolsa e dispensar o produto e depois fechado por pressão para re-selar a bolsa.

Um recurso exclusivo do EZ ZIP é que o fecho de correr é acessado sem ter de rasgar ou danificar o cabeçalho do stand-up pouch. Para os consumidores, isso cria uma forma simples de abrir as bolsas sem causar tiras irregulares, prejudicando o fecho ou a exigir uma tesoura para abrir corretamente o topo de uma bolsa. Para os proprietários da marca, esse permite o design de embalagem para permanecer com o cabeçalho, utilizando toda a frente da embalagem.

As bolsas EZ ZIP também melhoram a eficiência de produção e enchimento. Com o fechamento de zíper convencionais, problemas poderão surgir no enchimento das bolsas se os fechos não sejam totalmente abertos. Com o EZ ZIP, o fecho de correr está localizado completamente de um lado da bolsa, permitindo o enchimento do produto através de abertura não vedada da bolsa, como se não houvesse zíper nesse lugar. O posicionamento diante do fecho de correr também elimina a possibilidade de que alimentos ou outros materiais serão presas no zíper antes da selagem.

A impressora jato de tinta UV Drop on Demand
Aproximadamente o tamanho de um TetraPak Brik, a Redcube é uma compacta e limpa UV Drop on Demand Piezo impressora jato de tinta para marcação de alta qualidade. O sistema pode ser configurado para atender as condições de qualquer processo de produção existente e é facilmente integrado em qualquer sistema de embalagem. Códigos, textos e gráficos de qualidade fotográfica são impressos em uma única passagem com solventes de tintas de cura UV em uma ampla gama de substratos, envernizados ou não envernizados. O Redcube atinge os mais altos padrões de qualidade na indústria farmacêutica.

O RedCube, um produto da Hapa, imprime uma largura padrão de 36 milímetros com a comprovada e confiável Hapa DOD-Tecnologia. A aparência, detalhes de design e de fabricação reflete a qualidade alta da empresa e os padrões tecnológicos.

Hapa, com base em Volketswil, Suíça, é líder mundial na última etapa da personalização (Late Stage Customization) e em tecnologias de impressão por demanda (On Demand printing technologies), oferece as indústrias farmacêuticas soluções de embalagem com rapidez, precisão e criação de valor.

É isso por hoje. Apenas mais um dia para ir. Amanhã é o último dia da Interpack 2011. Mas primeiro vamos ter um vislumbre na festa dos expositores comemorando os resultados e permitindo uma despedida prematura.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s