Pontos Altos da Interpack 2011 – O Sétimo e Último Dia

O último dia de uma exposição é sempre um pouco mais desordenado, como expositores, cansados e os seus resultados conhecidos, estão furtivamente tentando desmontar seus estandes e embalar o que deve ser tirado imediatamente. Você não pode culpá-los, como a Interpack é um exercício muito cansativo e todos estão desgastados, os visitantes de vários dias, bem como os expositores. E não esqueça os garçons e as garçonetes.

Assim, para o resumo de hoje eu coletei alguns vídeos interessantes mostrando várias máquinas de embalagens em movimentos e (é claro) as pessoas de vendas inevitavelmente falando. Poucas serão minhas palavras, pois os vídeos falam por si. Para o vídeo falado em alemão, eu adicionei um texto escrito, que não é uma transcrição (como só fala de vendas), mas uma explicação do item que você verá no vídeo.
Com exceção de um vídeo todos eles são por de máquinas, enquanto o último vídeo é “We wrap the World” (Nós embalamos o Mundo). Com este último dia, nos dizemos adeus à Düsseldorf. Vemo-nos na Fispal, em São Paulo.

O Airolux tecnologia de controle de pressão no aerossol
O Sistema Air0Pack é uma tecnologia inovadora para dispensar fluidos e materiais de médio e alta viscosidade, utilizando um dispositivo de controle de pressão patenteado. Este sistema pode substituir os tradicionais produtos em aerossol que são usados hoje, com latas de metal convencional e propulsores químicos. Foi galardoado com o Prêmio Prata de Edison.
Diretor Comercial Geert Roelofs explica (em alemão) como ele funciona, e porque o sistema deve inspirar os usuários de spray de cabelo e como ele protege o clima.

A nova tecnologia do Sistema Air0Pack combina uma válvula de equalização de pressão única com um reservatório de pressão. A válvula pode ser ajustada para se adequar a uma ampla gama de características diferentes, proporcionando um fluxo contínuo de distribuição desde o início até o fim.

O Sistema Air0Pack funciona com ar normal comprimido em vez de propulsores convencionais de químicos de hidrocarbonetos, por exemplo gases inflamáveis. Além da segurança e dos benefícios ambientais este permite a distribuição pressurizada de produtos qual não era possível anteriormente usando tecnologias de aerossol convencionais.
Comparado aos aerossóis com propulsores convencionais esta inovação oferece vantagens de custo do produto e no processo de fabricação e de envase.

Airolux AG em Bilten (Suíça) é uma joint venture criada pela IPS (Innovative Packaging Solutions AG) com o Grupo Resilux.

A máquina de empacotamento digital
O tempo em que as máquinas de embalagem foram controladas por curvas de mecânica e relés elétricos é muito longe. Servo motores tomaram o lugar das curvas e eletrônicos controlaram o processo e assim a máquina de embalagem digital, distingue-se pelo seu alto nível de flexibilidade, emergiu. No entanto, juntamente com isso, uma nova geração de máquinas surgiu, em que o controle domina. O sistema mecânico foi bastante simplificado e cilindros de ar são apenas usados para movimentos subordinados.

Se uma máquina mecânica já não funcionou como se pretendia, até mesmo um operador de máquina inexperiente pode rapidamente descobrir a causa. Por outro lado, se um servo motor não inicia, você é incapaz de saber o que está errado. Você está à mercê do controle e das informações que fornece.

Schubert apresenta ferramenta de mudança automática
“Usando componentes padrão é o segredo do nosso sucesso. Nossas TLM máquinas de embalagens altamente flexível são projetadas para embalagens elegantes, simples e gerenciáveis de produtos individuais – em outras palavras, qualquer coisa capaz de ser de pegar”, segundo Gerhard Schubert, o diretor executivo da Gerhard Schubert Verpackungsmaschinen GmbH. Assista ao vídeo em alemão, vale a pena olhar para as máquinas em funcionamento.

Na Interpack 2011, Schubert mostra a primeira máquina de embalagem TLM do mundo que pode mudar as ferramentas totalmente automáticas e, portanto, trabalhar com diferentes produtos. Fez mudar os tamanhos totalmente automáticos uma realidade. De coelhinhos da Páscoa de chocolate para copos de iogurte, o tempo para mudar é de apenas 4,5 minutos. Subjacente a isso é um enorme aumento na eficiência do processo de embalagem. É um passo decisivo em direção ao ideal de produção digital, que responde de imediato e com flexibilidade as novas condições, funciona perfeitamente e produz as menores quantidades, com alta produtividade, como parte de um sistema superior de pedidos.

Quem produz snacks, biscoitos ou chocolates deve ter olhado para a linha TLM-F44 pick-and-place, que escolhe ursos de chocolate de uma correia transportadora e coloca-los em operação contínua em bandejas de embalagens. O que há de novo aqui é a bandeja mãe, que é selada em um filme acima no final da linha e depois cortada em porções. Com terminais de empilhamento.

Mespack e máquinas com novas funcionalidades
Mespack é uma empresa espanhola que fabrica máquinas, como uma máquina stickpack para doces. Alex Martí do departamento de marketing fala sobre isso e outras máquinas de embalagem com características novas, tais como uma maior velocidade.
Alex está falando em inglês no vídeo, por isso postei um texto (em português) com reverencia ao video.

Mespack é uma empresa jovem espanhola de tamanho médio, com sede em Santa Perpetua de Mogoda, e caracterizada por suas máquinas, projetadas sob os critérios de simplicidade e fáceis mudanças.

Como as embalagens flexíveis mudaram de muitas formas nos últimos anos a ponto de que hoje a apresentação não pode continuar a ser uma embalagem simples, mas deve ser uma solução de embalagem real com a forma e os benefícios reais da função que irá definir a diferença entre uma boa apresentação e inovação do produto e o resto.
Forma de acondicionamento que faz uma marca visível no aglomerado das prateleiras de varejo, pois Mespack constituída na sua forma horizontal, envasa e sela sendo cortada em sistemas on-line,  fazendo assim com que o proprietário da marca possa personalizar os formatos de stand-up pouch, com economia e eficiência do rolo em estoque.

No vídeo Alex Martí fala sobre a máquina que fixa uma válvula de saída em embalagens para doces, bebidas. Um formato de embalagem, com um largo futuro em frente, particularmente neste segmento.

Cavanna concentra-se em alimentos seguros
Máquinas de embalagem do fabricante italiano Cavanna apresenta respostas às necessidades de segurança dos alimentos como hoje exigida. Alessandra Cavanna, chefe executiva, introduz as máquinas trouxeram a Interpack 2011. Vamos ouvir a Alessandra Cavanna e ver as máquinas em funcionamento. Como Alessandra está falando em inglês no vídeo, por isso postei um texto (em português) com reverencia ao video.

Criada por Mario Cavanna em 1960, por muitos anos Cavanna S.p.A. , com sede em Piemonte, na Itália, tem desenvolvido a tecnologia de embalagem flow pack a ser implementada na área de alimentos, farmacêutica e cosmética. O Grande trunfo da empresa é a capacidade de projetar linhas completas de embalagens de média e alta velocidade e sistemas, a partir de linhas de processamento até a sobre embalagem de produtos com diferentes formas e características, embalagem especial e materiais de embalagem, e uma vasta gama de abertura e fecho re-soluções de acondicionamento e de aplicações sobre embalagem.

Pouco me resta a dizer. O último dia chega ao fim e com ele a Interpack 2011. Dizemos adeus a Düsseldorf. Foi muito cansativo para um velho como eu, mas valeu a pena.
Termino este artigo com o vídeo “We wrap the World” (Nós embalamos o Mundo).
Nos próximos dias vou escrever um resumo, dando a minha opinião sobre as tendências sinalizadas aqui em Düsseldorf e o que eu acho que vai acontecer no futuro.

Nós embalamos o Mundo
Esse é o lema de um estande introduzindo a família de produtos internacionais da Messe Düsseldorf em termos de embalagem. Thomas Dohse, gerente da Messe Düsseldorf, explica a que lugares ele e sua equipe podem tomar aqueles interessados no mundo – como os mercados em crescimento como Brasil e China, por exemplo.

Bye, bye Düsseldorf. Vemo-nos na Fispal, em São Paulo.

vídeos e varias fotos cortesia Interpack / Messe Düsseldorf

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s