Pontos Altos da Interpack 2011 – O Quinto Dia

Eu tenho que começar hoje com uma embalagem que você não pode encontrar na Interpack, uma vez que foi lançada, na sequência de promessas anteriores, em Lund, na Suécia pela Tetra Pak. Como a introdução da “embalagem do futuro” é muito importante, tive que abandonar Düsseldorf, para uma visita curta para ver a nova garrafa cartonada asséptica Tetra Pack Evero.
Leia também meu artigo sobre a visão pré-estréia: “Quer dar uma olhadinha numa embalagem do futuro?”.
Aqui está:

Tetra Evero Aseptic
Uma rápida olhada para a nova garrafa cartonada. Irei escrever um artigo em detalhes mais tarde, mas aqui segue algumas informações, conforme divulgado pelo Charles Brand,o vice-presidente de Marketing e Gestão de Produto da Tetra Pak: “A Tetra Evero Aseptic é uma nova forma cartonada que proporciona facilidade de uso, marca de alto impacto e rentabilidade. Este é um conceito único de embalagem que traz benefícios aos produtores, varejistas e consumidores”.

A Tetra Evero Aseptic foi inicialmente feita para o mercado de leite branco ambiente, incluindo o leite não-sensível ao oxigênio, enriquecido com cálcio, proteínas, fibras (inulina), vitaminas A e D e de alguns minerais. Esta irá se expandir em breve para abranger uma vasta gama de bebidas, incluindo o leite aromatizado, o creme e o leite sensível ao oxigênio.

O primeiro a usar a Tetra Evero Aseptic é a maior leiteria da Espanha, Corporación Alimentaria Peñasanta (CAPSA). Como de acordo com seu presidente e CEO Pedro Astals, CAPSA escolheu a Tetra Evero Aseptic para seu movimento no segmento de valor acrescentando os lácteos ambientes. E continua a dizer que “esta embalagem expressa a evolução, um passo muito avançado em comparação com as embalagens de hoje. A Tetra Evero Aseptic é a combinação perfeita de um produto de alto valor agregado, com uma embalagem altamente desenvolvida. Para mim, esta é sem dúvida uma vencedora”.

Mais detalhes e fotos, bem como vídeos no meu futuro artigo especial sobre a Tetra Evero Aseptic, mas você também pode visitar o site especial da Tetra.

Ok, como restam apenas alguns dias, voltamos para a Interpack, onde eu continuo minha busca por inovações. Abaixo o resultado de hoje, segunda-feira 16 de maio.

A evolução interessante da Mondi
Minha visita ao estande da Mondi levou algum tempo, pois a empresa tem várias inovações interessantes em exposição. Nem todas são novidades recentes, mas são interessantes o suficiente para dar-lhes uma olhada mais atento. Apesar de selecionar apenas alguns, este relato tornou-se um tanto longo.

A presença da Mondi na Interpack se concentra em duas áreas: produtos para a indústria alimentar, incluindo: papelão Aqua de alta qualidade repelente à água; papéis kraft com altos níveis de resistência a graxa e embalagens de conveniência para alimentos, tais como camadas multifuncionais para descascar e uma bolsa anti-mancha, bem como a mais recente inovação da Mondi: a embalagem para esterilizar em uma autoclave e na segunda área, as soluções Green Range (Gama Verde), que incluem a Terra Bag, e o papelão ondulado leve, feito de papel reciclado.

Mondi criou um estande surpreendente. Para provar que as alegadas propriedades dos seus dois graus de papelão ProVantage Aqua, podem sobreviver os 7 dias da Interpack, a empresa projetou um tanque de água em seu estande, onde, sob o slogan ‘Mostrando as velas – em volta do mundo da Mondi em 7 dias”, lírios d’água feita a partir de papelão ProVantage Aqua estão flutuando na água. Muito atraente.

ProVantage Aqua
O material usado para os lírios d’água é ProVantage Kraftliner Aqua e ProVantage Fluting Aqua, que são parcialmente resistente à água sem o papel ser encerado.
ProVantage Kraftliner Aqua usa um papel duro para a camada de cima, com uma composição total de 75% de celulose de pinho branqueada, e 25% (+ / – 5%) de polpa de resíduos. A camada superior é de 30% de celulose de pinho branqueada e a parte inferior da camada de 45% de celulose de pinho branqueada e 25% (+ / – 5%) de resíduos.
Para soluções de embalagem para ambientes de alta umidade e aplicações da cadeia de refrigeração, ProVantage Fluting Frigo é uma outra classe que é compatível com as mais exigentes condições de armazenamento. A ProVantage Fluting Frigo é feita de fibra reciclada. Esta classe oferece propriedades de resistência superiores a 85% e 90% à umidade.
Ambos os grades têm aplicações para embalagens de alimentos e, portanto, a escolha ideal para frutas e legumes.

Terra Bag
A Mondi também mostra o Terra Bag, o saco industrial biodegradável sendo o primeiro do mundo. O saco consiste em um saco de papel (uma ou mais camadas) com um filme biodegradável para proteção à umidade. O saco inteiro é biodegradável e otimizado para compostagem industrial. O Terra Bag é certificado segundo a norma EN 13432, uma norma europeia que define os “Requisitos para embalagens recuperáveis através de compostagem e biodegradação”.

O filme biodegradável utilizado para o Terra Bag é parcialmente feito de milho. Juntaram o com o papel kraft, também feito a partir de recursos renováveis e biodegradáveis, estes componentes idealmente complementares à esta solução de embalagem industrial sustentável. O saco inteiro pode ser compostado após o uso no prazo de 12 semanas em uma unidade industrial de compostagem.
O Terra Bag foi desenvolvido em estreita colaboração com a Ciments Calcia (Grupo Italcementi), Barbier e Limagrain. Os testes de compostagem foram realizadas por Organic Waste Systems, uma organização independente.

O conceito Zip&Valve
Terminamos a nossa visita da Mondi com uma embalagem de consumo inovadora: o conceito Zip&Valve (fecho ecler e válvula). O princípio desta inovação é surpreendentemente fácil: basta adicionar o líquido (água ou leite) para o produto de alimentos embalados no stand-up pouch Zip&Valve, saborear como desejar e fechar o zíper da bolsa. Em seguida, coloque a embalagem no microondas e, dependendo do produto contido, uma refeição nutritiva e fresca fica pronta em apenas alguns minutos.
O conceito Zip&Valve é baseado em um desenho de uma válvula patenteada, que consiste de uma soldagem especial da faixa masculina do zíper à parede interna do stand-up pouch. A sobrepressão consistente pode ser pré-definida e ajustada de acordo com as necessidades do cliente, para alterar o número e o tamanho das válvulas de vapor na bolsa.

Uma das grandes vantagens do conceito da nova bolsa é que ela pode ser facilmente aberta; sabores e líquidos podem ser adicionados antes de finalmente fechar a bolsa novamente – pronta para ser cozida. O consumidor pode adicionar temperos e especiarias como desejar, o que dá ao cozinheiro a possibilidade de refinar a refeição ao seu gosto. Isso nos leva ao próximo importante benefício – da mesma forma como o sabor pode ser adicionado, o conteúdo também pode ser retirado da bolsa a ser dividido em porções individuais para consumo posterior. Desta forma, as vantagens da cozinha tradicional são trazidas para a forma mais rápida e conveniente de cozinhar no microondas.
A bolsa Zip&Valve é feita de uma composição de PET/CPP com o zíper no PP, permitindo aplicações como a esterilização para maior durabilidade.
O Zip&Valve stand-up pouch é usado para uma ampla gama de tipos de alimentos, incluindo produtos secos como arroz, sopas, pipoca, cereais e molhos e alimentos frescos, como legumes.

Split-it  – A bandeja verde para alimentos
A Split-it Green Food Tray (Bandeja verde para comida) é o resultado da colaboração entre a empresa de papelão britânica Benson Group e a fabricante francesa de máquinas de embalagem, Mecapack. A Split-it diz ser uma alternativa ecológica e eficiente de polímeros e, finalmente, a bandeja de refeição pronta C-PET.
A Split-it consiste em ser uma frigideira de papelão que pode ser alinhada com um filme fino no momento de embalar. Esta constitui a flange de soldar, proporcionando uma vedação hermética. A embalagem final é fácil de abrir, mas também fácil de reciclar, como o consumidor é capaz de “split-it”, ou seja, separar o filme da bandeja com um puxão imediato. A embalagem de papelão pode ser reciclada tão facilmente como todos os outros produtos de papelão.

O substrato de papelão e as camadas de filme podem ser selecionados de acordo com a aplicação desejada. A bandeja Split-it é adequada para uma ampla gama de aplicações em alimentos, mas o desenvolvimento foi especialmente criado primeiramente para refeições prontas e produtos refrigerados.
Refeições prontas exigem a criação de uma embalagem utilizando um material que possa ser usado em um forno, e uma camada interior de PET, enquanto que produtos refrigerados com curta vida possa ser criado a partir de FBB e um filme dependendo da vida do produto.

Os testes realizados pelos laboratórios independentes ECO3 em Ashby-de-la-Zouch, na França, calcularam uma economia de 0,054 kg de CO2 por unidade em comparação direta entre os componentes do Split-it e bandejas existentes de polipropileno para pronta-refeição.

Não tenho mais muito tempo para mais visitas nesta segunda-feira, voltamos amanhã.

Quer mais informações:

Email: patriciasguerreiro@hotmail.com
Fone: (51)81468159

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s