Pontos Altos da Interpack 2011 – O Terceiro Dia

A Interpack não é apenas uma coleção de máquinas e materiais de embalagem em exposição. A Interpack é mais. InnovationsParc Packaging 2011 é construída em torno do tema “Qualidade de Vida” e apresenta um conceito abrangente direcionada ao indivíduo que se correlaciona diretamente com o comportamento do consumidor e, portanto, altamente relevante para o setor de embalagens, fabricantes de produtos de marca e varejistas. Qualidade de vida encontra a sua expressão nas cinco dimensões: da Simplicidade, da Identidade, da Saúde, da Estética e do Sentido. Vamos defini-los:

1 Simplicidade (Redução, Conveniência)
Simplicidade no sentido da qualidade de vida significa a redução consciente da complexidade. É a busca da felicidade em se concentrar no essencial.

2 Identidade (Pertences)
Identidade no sentido de qualidade de vida significa se sentir confortável em um mundo cada vez mais globalizado e complexo.

3 Saúde (Bem Estar)
A saúde está no topo da lista das prioridades da vida e, portanto, é um dos principais, se não a componente da qualidade de vida. Já não mais é considerada um fato dado, mas algo que pode ser influenciado ativamente. Todas as tendências sociais indicam que a prevenção se torne cada vez mais importante, e cada vez mais ficará com a responsabilidade do indivíduo.

4 Estética (Design)
Estética contribui para a qualidade de vida, enriquecendo a nossa vida a cada dia com beleza e elegância. Embora esta afirmação soa um pouco simples, é muito mais difícil reduzir a definição mais abaixo. Por outro lado, é claro, nem tudo é estética.

5 Sentido (Sustentabilidade, Inteligência)
O sentido é o principal componente da qualidade de vida porque o sentido da ação significativa dá direção a nossa vida. A constatação de que os recursos não são ilimitados move a economia sustentável e o consumo para o coração do debate da sociedade sobre o significado.

Isso nos leva a “Importância Ecológica = Embalagem Sustentável”
Sustentabilidade é um dos temas mais importantes ao lado de eficiência econômica, quando vem para a embalagem. A repórter da Interpack Emily Whigham conversou com especialistas sobre o bio-plástico e metal que estão sendo alternativas ecologicamente amigáveis. Assista ao vídeo.

Com isso em mente, buscamos os bons exemplos na exposição. Aqui está o que eu encontrei, mas tenho que dizer que há muito mais.

Bio-plásticos passarão a marca de um milhão toneladas em 2011
A capacidade global de produção de bio-plásticos irá dobrar entre 2010 e 2015. A capacidade prevista é de ultrapassar a marca de um milhão de toneladas já em 2011, segundo um estudo apresentado pela associação da indústria European Bioplastics, em colaboração com a Universidade de Ciências Aplicadas e Artes de Hanover.

Além disso uma alteração é evidente na composição do volume de produção global. Em 2010, o ramo de bio-plástico produziu principalmente materiais biodegradáveis, totalizando cerca de 400 mil toneladas (contra 300 mil toneladas de bioplásticos). Essa relação será invertida nos próximos anos, apesar do crescimento global. O estudo de mercado mostra que os plásticos de base biológica, com um total de cerca de um milhão de toneladas, formarão a maioria da capacidade de produção em 2015. Materiais biodegradáveis, no entanto, também cresce de forma substancial e vai atingir cerca de 700 mil toneladas até então, segundo o Dr. (Port.) Hans-Josef Endres, da Universidade de Ciências Aplicadas e Artes de Hanover.

Essencial para esse crescimento rápido é a forte expansão dos bio-plásticos em um número de aplicações cada vez maior. A partir de embalagens, para a fabricação de automóveis, aos brinquedos, tapetes e componentes eletrônicos, bio-plásticos são procurados como nunca antes. O grupo em forte crescimento dos plásticos biológicos duráveis atrai fortemente para o mercado de embalagens. Vários produtores de grandes marcas como Danone e Coca-Cola trouxeram produtos em embalagens de base biológica para o mercado.

A Europa é globalmente o mercado maior e mais interessado no bio-plástico e é líder em pesquisa e desenvolvimento. O número de instalações de produção, ao contrário, está crescendo de forma mais acentuada na Ásia e na América do Sul.

Leite Natural em bolsas – O Milchbeutel Hemme
Hemme Milch GmbH & Co, em Wedemark, na Alemanha mantém suas raízes mais de 400 anos no processamento tradicional dos melhores produtos naturais do leite. Respeitando a  mãe natureza e dedicando todo um amor ao trabalho que realizam. E, como o leite fresco diariamente da Hemme é um produto puro e natural, a bolsa nova de leite também precisou corresponder a isso.
A bolsa, desenhada por Heine Warnecke Design, em Hannover, na Alemanha, é feita de filme fino, com uma alça, cheio de ar para manusear. Isto dá a estabilidade à embalagem e permite derramar o leite facilmente como de uma caneca. O filme da bolsa de leite de Hemme Milch é feito a partir de até 40% de giz natural (carbonato de cálcio). Juntamente com plástico reciclável, isso produz uma bolsa muito leve. Com um peso de apenas 16g, é, em comparação com outras embalagens descartáveis, mais econômico no consumo de energia e água. Também reduz o volume de resíduos, em comparação, com uns impressionantes 66%.

Eu escrevi sobre esta bolsa de giz-plastico algum tempo atrás, quando foi introduzido no Reino Unido. Para mais informações ir ao meu artigo: “Milk in a Pouch– Innovative and Sustainable” (Leite em uma bolsa – Inovador e Sustentável)

Inovação em embalagens farmacêuticas de Medisize
Os visitantes da Interpack podem ver no estande da Medisize, um sistema de dosagem que foi desenvolvido para líquidos farmacêuticos que seja convincentemente mais fácil de manusear, é simples e seguro de usar. A vantagem mais importante para o usuário é que não há necessidade de explicações, é simplesmente auto-explicativo.

O 2K Sistema de Dosagem é usado em conexão com remédios/líquidos como linctuses para tosse, medicamentos líquidos para o tratamento do estômago, e outros, para ser tomado por via oral. O sistema está disponível para uso com líquidos de higiene, tais como anti-sépticos bucais e também para líquidos alimentares que devem ser administrados em doses precisas.

Os dois componentes principais (para além de recipiente e o riser do tubo) é o sistema de dosagem e a tampa. No ponto de abertura o líquido medido com precisão alcança a câmara de dosagem – com uma precisão de + / – 5%.

O 2K Sistema de Dosagem opera de acordo com o princípio da entrega à pressão de vácuo. Ao girar a tampa parafusada a câmara de dosagem é preenchida com precisão exata. Este  desenvolvimento dispensa com a administração inábil e imprecisa, tais como colheres, copos de medição, e tampas de garrafa, etc. Um turno e o enchimento é perfeito.

Dependendo das especificações do cliente, a câmara de dosagem pode ser adaptada para volumes entre dosagem de 1 ml para 20 ml. Tampas de segurança para crianças, uma tampa TE original e geometrias especiais estão disponíveis como opcionais. Atualmente, os tamanhos de garrafa ou recipiente que correspondem ao sistema são compostos por volumes de até 750 ml.

Multivac apresenta a evolução na tecnologia de HPP
Os consumidores preferem os alimentos que são tão naturais quanto possível com o menor número de conservantes químicos. Os defensores dos consumidores que exigem um elevado nível de segurança dos alimentos para evitarem perigos à saúde. Tratamento de pressão alta (alta pressão de processamento, HPP) dos alimentos embalados é geralmente reconhecido como uma das tecnologias mais promissoras para a redução de bactérias nocivas em produtos de carnes e aves, bem como em outros gêneros alimentícios. HPP desativa os micro-organismos, como a salmonela ou a listeria, sem perder o valor nutricional original ou o sabor do produto.

Multivac conseguiu integrar o tratamento de alta pressão em linhas automáticas de empacotamento e na aplicação do tratamento de HPP para embalagens MAP (Modified Atmosphere Packaging). Multivac e Uhde High Pressure Technologies (Tecnologia de Alta Pressão) desenvolveram o processo de HPP que evita danos aos materiais por controlar o aumento e a diminuição de pressão na autoclave, bem como pelos conceitos coordenados das embalagens MAP.
Com a ajuda do chamado “holding torque” o sistema cria intervalos curtos, em que o polímero pode-se regenerar. Desta forma, o material da embalagem é colocado sob muito menos estresse e mantém a sua funcionalidade, mesmo após o tratamento de alta pressão.

Para ser capaz de integrar o tratamento de alta pressão nas linhas de embalagem, o fabricante da máquinas na Allgäu/Alemanha desenvolveu uma nova e revolucionária abordagem para os recipientes de transporte. Os cestos de cargas inovadoras têm inserções especiais para minimizar o volume vazio de contêineres redondos.
Um rendimento máximo da máquina garante alta eficiência. Juntamente com os sistemas de uma câmara com volumes de 55, 160 e 350 litros, Multivac desenvolveu um sistema duplo com uma capacidade de 700 litros (2 x 350 litros).

CarryPack – Trazer Bebidas on-the-go
Esta embalagem promocional, desenvolvida pela Thimm Verpackung, em Northeim, Alemanha, é uma solução estável de transporte para embalagens de bebidas, como a Tetra Pak e a SIG Combibloc, que ajudará os consumidores para transportar as bebidas cartonadas da loja para a casa. Especialmente para as famílias unipessoais e os idosos, esta unidade de embalagem tem o tamanho ideal.
A construção também permite a montagem pelo produtor de uma variedade especial de bebidas. A aparência exterior das embalagens pode ser adaptada em uma variedade de maneiras para permitir uma mensagem publicitária ideal e para conseguir uma sinergia com a embalagem primária. Em termos de processo, esta solução de embalagem pode ser implementada tanto mecanicamente quanto manualmente.

Uma compilação em fita de reforço proporciona alta capacidade de carga da pega integrada. Os retalhos de bloqueio chegam sob as abas de cantos das embalagens cartonadas, garantindo assim a estabilidade.

As embalagens podem ser variadas e o design das embalagens primárias podem serem adaptadas. Isso garante uma imagem de marca consistente. Comparando com as bandejas de papelões ondulados e de filmes de plásticos termoencolhíveis convencionais que são atualmente utilizados para agrupar um número de unidades de vendas, CarryPack da Thimm oferece uma alternativa ambientalmente amigável e com uso de material eficiente.

Amanhã, o 4º dia da Interpack, vou mostrar mais desenvolvimentos em máquinas de embalagens interessantes, bem como em design e materiais.

2 Respostas para “Pontos Altos da Interpack 2011 – O Terceiro Dia

  1. Ótima a cobertura do evento, muito informação boa, parabéns.
    Qual a diferença conceitual entre bioplásticos e plásticos biodegradáveis ?

    • Carlos, em geral pode dizer que bioplásticos são plásticos bio-baseados, outras palavras feito da plantas, cana, milho, biomass em geral. plásticos biodegradáveis são plásticos bio-baseados, mas podem ser também feitos de combustível fóssil. Varios são biodegradáveis ou podem ser feito assim, como PE.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s