Pontos Altos da Interpack 2011 – O Segundo Dia

“Muitos dos produtos obtiveram suas excelentes qualidades exclusivamente através das propriedades especiais de seus materiais”, foi a opinião unânime dos jurados do iF prêmio de 2011, realizada durante o primeiro dia da Interpack, em Düsseldorf.

Materiais sustentáveis, recursos renováveis, desenhos verdes, são os temas centrais na área de materiais inovadores e orientados para o futuro. Esses importantes aspectos também desempenharam um papel crucial no iF prêmio para materiais de 2011. O júri resumiu suas impressões como: “A maioria das inovações na área de materiais são os resultados de experimentos com materiais biológicos e reciclados. Obviamente a reciclagem, a sustentabilidade e o uso responsável dos recursos tornaram-se um fator econômico crucial. “Design verde” já não é mais um sujeito-aluno ou apenas um nicho de mercado. Já faz parte   definitivamente da indústria.”

Vamos dar uma olhada para os vencedores do iF Award quando os encontramos na Interpack. Seguem as impressões do segundo dia:

Roll N Blow
A empresa francesa Serac apresenta uma exclusividade mundial, uma tecnologia inovadora e econômica para a fabricação de garrafas a partir de uma folha de plástico. A máquina de termoformagem ‘Roll N Blow’ da Agami, permite a fabricação de garrafas, a um custo e peso do material muito inferior aos métodos convencionais. É baseado em uma tecnologia inovadora de termoformagem tubular a partir de uma folha de plástico no carretel. Esta tecnologia autoriza formas altas e redondas para um volume de 100-500 ml. Aborda a indústria de produtos lácteos frescos e mais particularmente bebidas de iogurtes e sucos de frutas.

A matérial-prima vem na forma de folhas de plástico. Esta chapa é cortada em tiras e cada tira é moldada em um tubo em torno de um tubo de sopro. Cada faixa é então soldada longitudinalmente e do tubo de plástico resultante é aquecida e fundida em um molde, a fim de criar a garrafa.

Muitos tipos de plástico podem ser usados em termoformagem, como PS, PP, PLA e PET. Utilizando materiais de multicamadas tem benefícios tangíveis, pois como os filmes são extrudados plano. Produzindo filmes plásticos muito largos, que são extrudados planos em alta velocidade, também são muito econômicos. O plástico é convertido a partir de folhas em garrafas na máquina, o que gera economia de 30% para 50%.
A Roll N Blow máquina de termoformação pode produzir até 7.000 garrafas por hora.

Garrafa Aisacan para enchimento à quente
Aisapack da Suíça lança um formato “beba sozinho”para bebidas que a empresa acredita que irá revolucionar as embalagens de bebidas para enchimento à quente, como sucos e bebidas esportivas.

A nova Aisacan foi criada para permitir aos fabricantes de bebidas para oferecer uma diferenciação e para os consumidores uma nova experiência de consumo. Ao mesmo tempo, o formato único da embalagem é – composto por seções rígidas de top e base com um filme flexível laminado multicamadas para o corpo principal – oferecendo benefícios valiosos na sustentabilidade sobre as tradicionais garrafas de PET e vidro.

A produção da Aisacan foi adaptada a partir da tecnologia de Aisapack para tubos de creme dental. O ombro e a base são moldados por injeção e, juntamente com o filme laminado e pré-impressos fornecido pela Huhtamaki, montados em uma Aisapack ACM1 máquina.

Esta garrafa/lata híbrida da Aisapack, baseada no conceito de Cyclero da Huhtamaki, é uma construção de um tubo laminado de alta barreira, colado num pescoço moldado, uma tampa e uma base.

O corpo principal flexível da garrafa oferece maior aderência, devido à sua capacidade de moldar a forma das mãos do consumidor, e a sua abertura menor ajuda a evitar derrames, os quais fazem dele um formato ideal para bebidas on-the-go. Sua compressibilidade oferece a habilidade de controlar e acelerar o fluxo da bebida.

Em termos de impacto ambiental, a nova Aisacan tem vantagens distintas sobre as garrafas PET para enchimento à quente e assépticas sendo até 60% mais leve. Juntamente com os benefícios de transporte associado, isto equivale a uma redução da pegada de carbono de uma garrafa de 330ml de 53% em comparação com o PET para enchimento à quente e de 36% em comparação com o PET asséptico.

Tecnologia Direct Drive
Bosch Packaging Technology mostra o seu Direct Drive Delta robô DD23. Este novo desenvolvimento permite um aumento de velocidade de 50% dos robôs Delta. O robô DD23 é o primeiro robô Delta a ter os braços diretamente acionados por um servo-motor. Eles são montados diretamente no motor, que elimina a necessidade de caixas de velocidades ou uma construção de pinhão e cremalheira. Isso reduz a manutenção, o que leva menos tempo de inatividade e um aumento na eficiência global do equipamento. O robô DD23 pode utilizar o portfólio completo de terminais, que vão desde mono e multi-seleção para escolher reflexo operadores terminais. Vácuo, mecânica e Coanda terminais, com ou sem rotação, garantir o manuseio do produto suave e confiável. O material leve e o design permitem aplicações em processos de embalagem de alto desempenho.

No estande da Bosch o DD23 é incorporado com a nova Paloma D21R. Esta solução de automação de nível de entrada com uma estrutura compacta foi especialmente concebida para caber um único robô. O robô pega um único produto ou grupo de produtos, ou itens alimentícios ou não-alimentícios, e carrega os para cima de vários tipos de caixas e bandejas. O robô também pode alimentar diretamente os produtos para a alimentação da máquina de embalagem, tais como invólucros horizontais ou encartonadoras com carregamento lateral.

WoodPlasticCompound Embalagem para Transporte
Klaus Kunststofftechnik GmbH em Memmingen / Alemanha apresenta a primeira estrutura feita a partir de um compósito: 70% de madeira e 30% de plástico.
Embora, esta estrutura para empilhar tenha apenas aplicações técnicas, é também estética. A aplicação econimiza os recursos e os materiais e é, portanto, sustentável.
Sua capacidade de dobrar torna o produto interessante, não só do ponto de vista do material, mas também porque criou uma nova forma de caixas de transporte.

Parece que as partes de armação são feitas de MDF, mas graças ao seu processo de produção de pulverização para moldagem têm vantagens significativas e uma relação de rigidez muito maior.
Segundo o fabricante o desenho tem uma série de vantagens, tendo um design livre, de alta qualidade, devido à precisão de montagem a agitação perigosa é evitada, é fácil de limpar e, por último mas não menos é utilizáveis em autoclaves e processos assépticos.
Diz-se ser uma solução para todos os ramos também para a indústria alimentar e de logística da medicina. O material é 100% reciclável. A inovação ganhou um prêmio iF material na Interpack.

Co-injeção de Superfos
Recentemente Superfos inventou um novo método de co-injeção. A essência do método é a combinação de dois materiais diferentes para uma única embalagem, sendo um deles o material post-consumo, o que torna possível a utilização de ambos PP virgem e até 40% de material PP reciclado na concepção da mesma embalagem. O novo processo injeta o material reciclado entre duas camadas de material virgem.

Apenas a matéria prima PP virgem é visível ou em contato com o conteúdo embalado. Mas atualmente, entre 30 e 40% da embalagem não é de PP virgem. Aplicando o método implica uma redução significativa na emissão de carbono da embalagem e é uma maneira brilhante para aplicar material reciclado.
Ao utilizar o processo de co-injeção, Superfos é capaz de reciclar muito mais que é uma das metas da empresa na estratégia de carbono. A invenção foi nomeada para o Coup de Coeur durante a Emballage 2010 em Paris, como uma das melhores inovações do ano na indústria. Ele também ganhou um iF prêmio na Interpack.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s