Pontos Altos da Interpack 2011 – O Primeiro Dia

Na quinta-feira 12 de Maio, Interpack, a exposição mais importante do mundo para o setor de embalagens e indústrias transformadoras de produtos, abriu as suas portas. Para a exposição de 2011, 2.700 expositores de 60 países, ocupam todas as 19 salas, em outras palavras 174.000 m2 do centro de exposições de Düsseldorf. Eu não preciso dizer mais sobre a Interpack, pois é muito famosa no mundo das embalagens de que sejam desconhecidos, ou nunca ouviu falar.

Para os meus leitores, que não têm a oportunidade de viajar à Düsseldorf  pessoalmente eu irei publicar os destaques. Todo dia vou postar um artigo com uma breve seleção dos itens mais importantes e atraentes. Espero que os pontos altos sejam capazes de oferecer à vocês uma sensação de estarem lá e também uma idéia do que está acontecendo no mundo das embalagens.
Veja comigo os destaques do primeiro dia:

Todos embalados em um: churrasco, cerveja e futebol
“Simplicidade é a redução da complexidade – e que é precisamente o que os clientes estão procurando”, acredita o Grupo STI. E com isso em mente o Grupo STI em Lauterbach/Alemanha fornece artefatos de promoção de vendas que a impulsionar as vendas, o entusiasmo de despertar nos consumidores e incentivar os varejistas – a partir de unidades de merchandising para as decorações temáticas interativas.

Para marcar a sua presença na Interpack, o Grupo STI utilizou a Copa Mundial de Futebal Feminina como atração e desenvolveu um conjunto de churrasco. No carrinho com uma moldura de papelão são dois banquinhos de papelão dobrável, uma churrasqueira descartável e uma caixa de onze latas de cerveja. Tudo o que está faltando aqui é a carne (pronta para ser queimada), uma televisão portátil e sua própria visão público externo pode começar.

Garrafa Designer “Blossom Dream”
E se vários elementos da embalagem do mesmo produto poderiam fundir e juntos criassem algo que é mais do que a soma de suas partes? Com isto em mente o projeto “Blossom Dream” foi desenvolvido. Seu design lembra uma flor. Essa impressão é conseguida através da fusão dos dois elementos da embalagem – a luva de plástico da garrafa e a caixa de papelão. Dentro da idéia floral a garrafa significa a flor florescendo. Essa impressão só pode ser alcançada com uma luva de plástico, pois envolve a garrafa por todos os lados e, portanto, é capaz de imitar a forma de uma flor. “Blossom Dream” é um conceito. A embalagem inteira, assim, se funde com um todo que é tão estética que poderia até ser usada para decorar a sua sala. O conteúdo deste protótipo pode, por exemplo, conter um álcool superior com extratos de flores.

No entanto, não foi desenvolvida para entrar no mercado, mas para permitir que novas idéias e uma forma inovadora aproximam-se do futuro do design da marca.
Blossom Dream é o resultado de uma cooperação entre Sleever International e a agência de design khdesign.

OptiLift Pull-Off Lid
Usando uma simples mas engenhosa idéia OptiLift, a tampa desenvolvida pelo Grupo Ardagh, Dublin, na Irlanda, faz a abertura de latas de metal possível sem estragar as unhas. A parte oca para o seu dedo sob a aba fazendo que a ergonomia fique consideravelmente melhorada. Um painel flex faz o truque: é convexo durante emenda e se torna côncavo após a esterilização, devido a criação de um vácuo. A concavidade é alcançada automaticamente sem a necessidade de manipulação mecânica.

Disponível em todos os diâmetros conhecidos, OptiLift oferece desenho convencional de tampa e aba. Além disso, a tampa economiza 10% do material em relação à versão convencional. Para o júri do iF prêmio da embalagem – um prémio de design internacional premiado na Interpack – este valeu o “iF Prémio de Ouro”.

A primeira embalagem que fala
De onde vem a carne do salame? O que é o nitrito de sódio e qual é a finalidade para servir no presunto? A embalagem que fala, desenvolvido pela Wipak Walsrode na Alemanha, fornece as respostas aqui. Utilizando códigos especiais imprimidos em vernizes as informações e os sons podem ser integrados na embalagem. Os consumidores podem usar uma caneta especial para mirar em pontos específicos das embalagens – por exemplo, a lista de ingredientes – em seguida, lê em áudio essa informação. Esta pode ser a informação nutricional, os avisos para quem sofre de alergias ou mensagens da marca.

Embalagens herméticas para uma vida mais longa
Para manter a aparência elegante das embalagens ‘die-fold’, o Starpac 600 HL usa uma caixa da dobradura para criar todas as dobras de uma vez para obter perfeitamente os lados simétricos e as vedações longitudinais. Essa simetria é alcançada pela capacidade da caixa de dobrar para manter a posição precisa de acondicionamento de materiais com propriedades elásticas, o que não pode ser assegurada com uma estação multi-dobradura.
Starpac 600 HL da Sapal, uma empresa da Bosch Packaging Technology, faz possível para os fabricantes de chocolate produzir barras de chocolate individualmente embaladas, e ao mesmo tempo, vedá-las de ar comprimido – uma inovação neste campo. A vedação hermética protege idealmente um produto de influências externas, dando-lhe uma vida útil mais longa.

Fotos cedidas de Interpack / Messe Düsseldorf

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s