Desenvolvimentos Recentes em Tampas Assépticas e para Enchimento a Quente

Bericap 28mm DoubleSeal Eco

Desde algum tempo o centro das atenções no desenvolvimento de embalagens caí diretamente sobre o tema “Desenho Leve”. Tampas leves tendem a ser desenvolvidas para bebidas carbonatadas e água mineral, quando se trata de garrafas e embalagens cartonadas de bebidas, porém hoje em dia a maior atenção está sendo dada ao desenvolvimento de tampas mais leves para embalagens para processos assépticos e de enchimento a quente.

Eu coletei para vocês alguns desenvolvimentos recentes nas tampas assépticas e hot-filling. Começamos com o CombiCap para a caixa de leite UHT da SIG Combibloc, seguido por três evoluções recentes em tampas da Tetra Pak, o DreamCap, o Lightcap e o HeliCap. Além disso Portola Packaging apresentou sua tampa Steri-Shield sem forro para embalagens de bebidas assépticas de baixa e alta acidez e, finalmente, Bericap introduziu sua segunda geração Push-Pull Sports para enchimento asséptico e a DoubleSeal 33 mm “fácil de beber“ para garrafas assépticas. Dê uma olhada.

A tampa CombiCap
A SIG Combibloc tem como alvo o segmento de leite UHT com uma nova tampa, leve e reciclável, exclusivamente para suas embalagens cartonadas Slimline Combibloc. A tampa nova consiste em um flange integrado com um anel de corte e uma tampa de rosca e pesa 1,85 gramas. A título de comparação, a tampa completa, inicialmente desenvolvido pela SIG para embalagens cartonadas assépticas pesou 4,9 gramas.
SIG disse que a redução de peso foi conseguida por moldar o flange, o anel de corte e a tampa como uma parte.

A tampa em si pode ser aplicada a embalagens cartonadas da SIG usando os aplicadores existentes da empresa. SIG disse que apenas pequenos ajustes são necessários para a máquina e sem modificações no tamanho ou forma da embalagem secundária das embalagens cartonadas preenchidas.

A tampa DreamCap
Após a Tetra Pak identificadou como os consumidores gostam de beber bebidas enquanto on-the-go, a empresa lançou recentemente o DreamCap, uma tampa ergonomicamente desenhada especialmente para o consumo on-the-go. Com um gargalo alto e a sua concepção de borda a borda a tampa oferece aos consumidores um acesso à bica mais fácil e um confortável corte para os lábios. O bocal grande de DreamCap (26mm) e o cume atraem os lábios permitindo os consumidores a beber na maneira como eles preferem, com melhor controle do fluxo de líquido na boca.

Inicialmente o DreamCap estará disponível para Tetra Prisma Aseptic 330 Square. O DreamCap pode ser integrado nas linhas de embalagens TBA/19 com a compra do novo CAP 30 Flex. A empresa afirma que numa segunda fase, esta solução será validada para a Tetra Pak A3/CompactFlex, a Tetra Pak A3/Flex e a TBA/21, garantindo um baixo investimento para os clientes existentes e novos.

O Lightcap
O Tetra Pak Lightcap é projetado para manter o consumo de plástico e os custos ao mínimo, o que tornam o particularmente adequado para tampas de maior porte das embalagens cartonadas tamanho família. Ao utilizar a quantidade mínima de plástico para manter os custos ao mínimo e melhorar o desempenho ambiental, é particularmente adequado para aberturas de maior porte, que são mais fáceis de manusear e derramar.

O Lightcap é fabricado através da combinação das tecnologias Tetra Pak a PLH – abertura pré-laminada (Pre-Laminated Hole ) e a DIMC – conceito de injeção direta de moldagem (Direct Injection Moulding Concept). A tecnologia DIMC permite que a base do gargalo seja moldada o mais plano possível para que a parte inferior do material da embalagem, forneça uma área máxima para derramar. Combinando esta tecnologia com materiais de embalagem PLH faz o Lightcap ideal para a distribuição ambiental de leites e produtos sensíveis ao oxigênio, tais como leites enriquecidos com vitaminas, leites aromatizados, bebidas de soja, sucos, néctares e bebidas não gaseificadas, tais como chá gelado.
O Lightcap estará inicialmente disponível em Tetra Brik Aseptic tamanho da família.

O HeliCap
O HeliCap combina uma etapa de abertura fácil com uma prova de violação distinta. O HeliCap da Tetra Pak, inicialmente destinadas às bebidas na casa, tem uma boa pegada, um anel de proteção contra adulteração evidêncialmente visível e precisa uma força baixa para abrir no primeiro turno da tampa, mas o suficiente para que o consumidor sinta a adulteração do anel de ruptura.

O HeliCap de PLH de materiais de embalagem avançadas permitem uma máquina de enchimento simplificado, resultando em maior eficiência da linha. Isto, combinado com o reduzido consumo de cola por cerca de 50%, reduz os custos de produção global.
O HeliCap requer investimento adicional limitado dependendo do equipamento já instalado. Kits estarão disponíveis para as atuais embalagens Tetra Brik Aseptic Slim 1000.

O Steri-Shield linerless plug tampa
Portola Packaging, Inc. entra no mercado com sua tecnologia de tampa Steri-Shield linerless plug para embalagens de bebidas assépticas. Portola é um dos primeiros fabricantes norte-americanos a comercializar tampas sem forro que pode atender às rigorosas demandas de aplicações assépticas. A categoria tem usado tradicionalmente tampas com elastômero termoplástico (TPE) ou folha de forros para atingir a integridade de vedação para as bebidas de baixa e alta acidez. Ao eliminar os forros, o desenho do plug ajuda a minimizar custos e contribuir para a redução da fonte de material.

Portola’s Steri-Shield tampas assépticas sem forro são moldados por compressão utilizando uma mistura de uma resina patenteada que inclui polietileno de alta densidade. O resultado final é uma tampa leve, que não falha (crack stress, back-off, etc) durante a esterilização e/ou processo de distribuição. Além disso, a estrutura pode resistir a um ambiente asséptico de esterilização até 140ºF (60ºC).
Uma modelagem computacional foi utilizada para projetar exatamente a vida útil e o desempenho de outros atributos para se certificar de que a tampa viria atender as expectativas.

As tampas Steri-Shield Plug podem ser feitas em uma variedade de tamanhos de 38 à 43mm, com ou sem uma banda inviolável. A tampa é adequada para uma ampla variedade de bebidas enchidas assepticamente.

O Push Pull Sports Cap
As tampas, chamadas Sports Cap, são ideais para on-the-go consumo ou para a hidratação durante a viagem ou durante o esporte. Para desfrutar a experiência máxima de sabor de uma bebida, a garrafa tem de permitir em um curto espaço de tempo a entrada na boca o máximo possível de bebida. A maioria das tampas esportes, adequadas para o enchimento asséptico, no mercado, têm baixas taxas de fluxo ou requerem tratamento muito complexo da tampas no processo asséptico de enchimento e fechamento.
Bericap diz que a empresa ataca os problemas com seu novo desenho da Push-Pull Next Generation para o enchimento asséptico de bebidas, esta tampa esporte é adequada para descontaminação tanto molhada, quanto seca. A tampa não exige um selo de alumínio para que o consumidor possa beber da garrafa, logo que a capa protetora é removida. A tampa esporte combina uma funcionalidade amistosa para o consumidor com uma taxa de fluxo aprox. 30% maior em relação aos produtos convencionais.

A tampa tripartida do Push-Pull Next Generation é equipada com a tecnologia DoubleSeal da Bericap, conhecida das tampas normalizadas da Bericap por 28 mm gargalos PCO 1881 e PCO 1810. É adequado para uso em enchimento asséptico e para ambos os processos de esterilização, molhada e seca. Uma dosagem de N2 na garrafa é possível em processos de enchimento asséptico.

A tampa asséptica DoubleSeal 33 mm
Desde os anos 90, as 38 mm tampas foram usadas quase exclusivamente no envase asséptico para ambas as embalagens em miniatura para consumo “on-the-go” e para as embalagens de tamaho família. No entanto os consumidores acham mais agradável beber de uma garrafa com gargalo menor, entre 32 e 35 mm.
As garrafas, com a tampa 33 mm são sensivelmente diferentes em comparação com as bebidas convencionais e têm uma diferenciação do produto visual impressionante e uma demarcação no Ponto-de-Venda.

Bericap desenvolveu a tampa 33 mm em conjunto com um gargalo concebido com a colega empresa Sidel. Gargalo e tampa pesam juntos menos de 6g e, portanto, apoiam o esforço da indústria para reduzir custos, e a emissão de CO2.
A tampa 33 mm é baseado na tecnologia DoubleSeal da Bericap e pode ser usado em todos os atuais modelos da linhas de embalagem asséptica com processos de esterilização a seco ou molhado. A tampa está equipada com uma banda dobrada e pré-cortada inviolável que quebra quando abre pela primeira vez e com uma construção específica do lábio de vedação para fechamento hermético para garantir a integridade do produto.
O DoubleSeal 33 pode ser descontaminados com todos os métodos padrões conhecidos no mercado para enchimento asséptico.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s