Podemos fazer algo mais com sopa on-the-go? Parte 01

Muitas vezes tenho defendido as interessantes possibilidades das inovações em embalagens apesar de influências cruzadas de um setor de consumo para o outro. Você pode chamá-lo de sinergia, ou o que quiser, é um fato de que as idéias desenvolvidas para uma aplicação específica, com um pouco de criatividade e adaptação, pode ser usado de uma forma diferente, às vezes, nos segmentos da indústria completamente diferentes.

Eu escrevi este artigo, quando uma empresa de pesquisa de mercado me perguntou, o que eu pensava sobre o futuro das embalagens para sopa no mercado e que novos desenhos e inovações poderiam ser implementadas. Bem, aqui é o resultado de minhas idéias. Eu descrevo vários desenhos existentes, que na minha opinião poderão se encaixar perfeitamente no mercado de sopas, tal como as sopas secas quanto as líquidas. Espero que isso irá estimular alguma criatividade nesse mercado.

É uma história bastante longa, então eu irei cortá-lo em 3 partes, que serão publicados ao longo dos próximos dias. Para criar uma inovação você tem que conhecer o mercado atual. Então, é aí que começo e continuo com as possíveis inovações no design. Não vai ser só a sopa para a semana seguinte, como vou postar outros artigos entretanto. Aqui está a primeira parte.

O mercado atual para a sopa
Basicamente, existem dois tipos de sopa: seca (em pó) e líquida. A sopa em pó, especialmente a sopa-em-copo instantânea, é muito popular, pois é em um sachê pequeno, às vezes uma vara e o consumidor on-the-go só precisa arrumar uma xícara e água quente. A desvantagem é que há apenas o pó, deixando assim pedaços de legumes ou outras incorporadas. Só o sabor delas. A embalagem é simplesmente uma bolsa (travesseiro) flexível, um sachê ou uma vara. A vantagem para o consumidor on-the-go (COTG) é que a embalagem ocupa pouco espaço no bolso ou na bolsa. Há mais que a gente pode fazer com as sopas em pó. O consumidor pode utilizar o produto nos vários pratos da cozinha, não só para (uma xícara de) sopa. Elas são usadas em tortas vegetais, em molhos, e como cobertura de uma pizza.

A sopa de líquido é uma categoria diferente. As sopas vêm em latas (com ou sem abertura fácil), copos ou potes (feitos de algum tipo de plástico), em caixas (principalmente Tetra ou SIG para a longa vida) e em bolsas flexível e retortable (principalmente stand-up). A vantagem destes formatos de embalagem é que a sopa pode conter pedaços de legumes, carne, frango, etc, não é uma sopa potável, como o pó, mas dar de comer com colher. Seja qual for a embalagem o consumidor precisa providenciar uma colher e um dispositivo de aquecimento (por vezes também de água e um copo).

Latas
Há, em geral, dois tipos de latas usadas para a sopa. A lata tradicional de 3-peças de aço e a de 2-peças de aço ou de alumínio. Usando latas de sopa significa que a sopa tem que ser esterilizadas em autoclave. Este processo de aquecimento influencia o sabor da sopa. Além disso, o consumidor não pode usar o microondas para aquecer para o consumo, ele tem que derramar a sopa fria da lata em uma xícara ou tigela para colocar no microondas. Se a lata não tem uma abertura fácil, o consumidor precisa de um abridor de latas mecânico.
Para COTG esta embalagem não é muito atraente. Relativamente pesada, não microwavable, requer tigela, colher/copo e às vezes água. E o sabor é afetado pelo processo de esterilização. Desnecessário para dizer que as latas podem ser armazenadas sob temperatura ambiente e têm uma vida útil longa.

Nota: Tenha cuidado, as latas de alumínio, bem como as de aço, precisam de uma camada de BPA, dependentes do pH-grade da sopa. Muitos consumidores de saúde consciente evitam comprar produtos embalados em latas contendo BPA.

Copos ou potes
Nos últimos anos, principalmente no Reino Unido, você viu a sopa em líquido pronto-a-comer apresentada em copos ou potes. Tudo começou nas lojas de delicatessen, que começam a vender sopa fresca e quente pronta para o consumo como uma alternativa de almoço. A sopa era apenas cozida, mantida quente no balcão e colocada em um copo no momento em que o consumidor comprava um copo. Os copos plásticos tiveram uma luva de papelão para proteger os dedos dos consumidores de se queimarem. Uma colher foi fornecida sobre o balcão. O consumidor saia com o copo quente, fechado com uma tampa e com a colher, indo ao parque, ou qualquer lugar para consumir o almoço.

Esta iniciativa local atraiu algumas empresas a imitar a iniciativa. No entanto, naquele momento, a sopa tinha que ser pasteurizada (pelo menos) ou embalada assepticamente.

Para copos de plástico pasteurização (enchimento a quente) é a maneira mais fácil de conservar. Os copos tinham de ser usados no microondas como eles vieram para o consumidor num estado frio. Além disso, pasteurização requer um ambiente refrigerado no supermercado, então eles tinham que ser guardados na secção de refrigeração.
Enquanto o consumidor tem disponível um microondas e uma colher, ele pode trazer o pote para o escritório, como almoço. Pasteurização influencia o sabor minimamente.

Caixas
As caixas são (muitas vezes) uma embalagem longa vida através do processo UHT. A embalagem é conveniente, embora não pode usar no microondas (há uma camada de alumínio na composição do material), o consumidor precisa de uma xícara (microondas), uma tesoura para abrir a embalagem cartonada e uma colher para comer, bem como um microondas. UHT é um processo bom em relação de sabor e a embalagem pode ficar em temperatura ambiente no supermercado.
Eu sei que a Tetra Pak tem uma composição do material, sem uma camada de alumínio, mas não tem sido utilizado para a sopa (tanto quanto eu sei), somente para a água mineral no México e para os molhos de Alfredo nos EUA. Eu não tenho certeza que o material livre de aluminio poderia ser usado para a sopa, uma vez que depende do pH-grade e alguns outros fatores da sopa.

Bolsas flexíveis
Por último, mas não por menos importante. A bolsa flexível, principalmente o stand-up pouch, é enchido quente e depois o enchimento pasteurizado em uma autoclave. O COTG precisa uma tesoura para abrir a bolsa, uma tigela para derramar a sopa e uma colher.
Nota: A maioria dos stand-up pouches para sopas não podem ser aquecidos nos microondas. No entanto, existem soluções nas composições dos materiais, dependendo do processo de esterilização na fábrica. O stand-up pouch é uma solução boa e limpa. Pode ser aquecida em uma panela de água. Esta solução para o aquecimento de sua sopa também é possível para os demais formatos de embalagem, mas a bolsa assume o calor da água mais rapidamente.

A situação atual é a de um vôo de um pássaro. Concordo com você que há pouca criatividade no mercado de sopas, em referência às embalagens. Há exceções, mas não muitas e vamos falar sobre elas mais tarde.

As tendências atuais nas embalagens de alimentos não podem (ainda) ser encontradas na criatividade de um formato de nova embalagem, mas será centradas nos materiais. Eco é a palavra-chave, e muitas empresas tentarão lavar sua imagem suja por verde, anunciando materiais ecologicamente amistosos, em combinação com ingredientes naturais. Infelizmente isso não vai de mãos dadas com um desenho interessante para a conveniência do consumidor.

Na próxima parte vamos dar uma olhada em alguns desenhos interessantes para a sopa on-the-go.

4 Respostas para “Podemos fazer algo mais com sopa on-the-go? Parte 01

  1. Gostaria que o senhor indicasse quem fabrica latas “cartonadas” (corpo de celulose e tampa e fundo de aço), para óleo alimentício.

    • Fabio, sobre o processo de stand-up pouch, leia meus artigos sobre esse assunto. Leia também os artigos no meu blog bestinpackaging.com (em inglês). Enchimento de stand-up pouches é realizado via a abertura no top antes selagem. Para carne vc precisa esterilizar depois enchimento. Pode ser no auto-clave, mas há alternativos também, como micro-ondas, ohmic, asséptico e HPP.
      Que vc poderia usar eu não sei, porque não tenho suficiente informação sobre seu processo e produto existente.
      Anton

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s