Inovações mundiais em tecnologia de embalagem com um "toque de verde", acentuando a sustentabilidade e a reciclagem

É a combinação perfeita que conta. A Brau Beviale 2011 abriu em Nürnberg (Nuremberg) dia 09 de novembro para um evento de três dias durante o qual os 1.381 expositores de 49 países apresentaram tecnologias inovadoras, eficiente logística e ideias de marketing brilhantes. O evento, a mais importante exposição mundial para a indústria de bebidas em 2011, com foco em tecnologia do espectro inteiro com máquinas e instalações para produção, enchimento e embalagem de bebidas.

A cidade alemã de Nuremberg inegavelmente pertence ao mix perfeito. Apesar de Munique ser, com sua “Oktober Fest”, conhecida como a capital da cerveja, é Nuremberg, que fica no centro dos países dos grandes produtores de cervejas. Fronteira com a República Checa (que dizem ser o berço do pilsener), Holanda, Bélgica, Dinamarca e Reino Unido, Nuremberg é o centro do mundo da cerveja, em especial graças à Brau Beviale, que atrai dezenas de milhares de profissionais de bebidas. E toda a cidade irradia a história ilustre de alta qualidade das cervejas alemãs.

A produção mundial de cerveja aumentou em 29 milhões de hectolitros para 1.850 milhões de hectolitros em 2010. As regiões de crescimento foram a América do Sul, principalmente Brasil e Ásia, liderado pela China, com uma quota de 86% do crescimento mundial. A China elevou sua produção para quase 448 milhões de hectolitros e, portanto, continua indiscutivelmente a ser o número um entre as nações da cerveja, seguido pelos EUA, Brasil, que empurrou a Rússia para o 4º lugar, e Alemanha (95,7 milhões de hectolitros). Os cinco grupos de maior cervejaria Anheuser-Busch Inbev (Bélgica), SABMiller (UK), Heineken (Holanda), Carlsberg (Dinamarca) e China Resources Breweries (PRC), continuam a controlar cerca de 50% do mercado de cerveja internacional. No entanto este mercado a granel das cervejarias artesanais vem conseguindo mais e mais atenção.

Como a cerveja é um item dominante na Brau Beviale, no primeiro dia deste evento, eu passei a recolher informações sobre os desenvolvimentos recentes em barris de cervejas, principalmente barris para festas domésticas, pois um barril de cerveja é uma necessidade para todos os amantes de um chope e para aqueles que levam o seu bar em casa a sério.

O que é um barril de cerveja?
Um barril de cerveja, como o nome sugere, tem cerveja, e é um recipiente cilíndrico oco, geralmente feito de material de aço inoxidável e em menos quantidades de alumínio ou madeira, mas, mais recentemente, também de plástico. O barril de cerveja tem uma única abertura na extremidade superior, de onde a cerveja é dispensada. Ele também tem um tubo no meio chamado de lança que se estende desde o fim de abertura para o outro lado. Existe uma válvula de fechamento automático no topo desta lança. Logo a seguir, há uma abertura que permite que o gás (normalmente dióxido de carbono) force a saída da cerveja do barril em seu copo.

Como existem literalmente dezenas de milhares de cervejarias e marcas de barris de cerveja, simplesmente não é possível manter uma lista dos tamanhos de barris.

Existem dois tipos de torneiras disponíveis em barris de cerveja que forçam para fora a cerveja, sendo um deles o “tap para festas”, enquanto o outro é a “torneira do gás”. Uma torneira para festas usa ar externo para bombear a cerveja, logo introduzindo o oxigênio exterior, bactérias e outros contaminantes que reduzem a qualidade da cerveja. Barris funcionando com um mecanismo de torneira para festas têm de ser utilizados dentro de 18-20 horas. Se você quiser a cerveja no barril para durar mais tempo, dióxido de carbono deve ser usado para criar pressão dentro do barril. O uso de dióxido de carbono reduz contaminação de fora, portanto, mantendo o sabor da cerveja. Barris com torneiras de gás podem preservar a qualidade da cerveja até 120 dias com refrigeração adequada.

Barris para festa vêm em tamanhos diferentes. Nos EUA, os barris caseiros são mais comumente usados para armazenar e dispensar cerveja feita em casa. Mini barris que são de uso único, recicláveis, e de pequeno porte. Eles são comumente chamados de “Bubba”. Eles são usados em pequenas festas ou reuniões em casa.
Na Europa, temos visto a introdução de uma série de one-way, assim como barris reembolsáveis, de 3 litros a 5 litros.

O início simples
Lembro-me que, anos atrás, eu comprei o meu primeiro barril de 5 litros. Só um barril simples de folha de flandres. Eu também precisava comprar a torneira e um cartucho de CO2. O sistema não foi padronizado, pois todo o produtor de cerveja apresenta o seu próprio tipo de barril, o que exigiu uma torneira e cartucho de CO2 específicos. O sistema não foi amigável ao consumidor e, conseqüentemente, não foi bem sucedido em termos de marketing.

Com a onda de concentrações no mundo da cerveja, a situação tornou-se um pouco melhor, pois as grandes cervejarias muitas delas carregam uma grande variedade de marcas e sabores. Mas ainda assim você, quase sempre, tem que aguentar a uma marca, pois ainda não há padronização nos barris de festas. Sabiamente muitos cervejeiros optaram por uma versão com uma torneira incluída. Mas o velho barril stand-alone não-pressurizado está ainda no mercado.
Vamos dar uma olhada o que o Brau Beviale tinha para oferecer.

Barris de festa não-pressurizados
Este é o barril de 5 litros mais comum, feito de folha de flandres com uma abertura tanto na parte superior ou na parte inferior da parede lateral. Os barris com uma abertura na parte inferior podem ser utilizados como um stand-alone (veja a imagem do barril da Weissbier Kapuziner-5-litros não-pressurizado), drena a cerveja de forma sem a cabeça como o Inglês faz. Eles são barris de stand-alone e podem ser utilizados sem um sistema de torneira. Além disso esses barris são adequados para uso com um cooler Wunderbar.

Os barris da festa não-pasteurizados com uma abertura no topo (como a imagem do barril do Franziskaner Weissbier não-pressurizado de 5 litros) precisam de algum tipo de sistema de drenagem ou podem ser usados em cooler Wunderbar.

Era de se esperar que alguém inventasse um aparelho que dispensasse cerveja de pressão e mantivesse fresca por tempo indeterminado. O primeiro a fazer isso foi a Philips com a sua PerfectDraft, mas o desenvolvimento foi feito em conjunto com cervejaria gigante Interbrew (agora Inbev), consequentemente somente cervejas nos barris da Interbrew podem ser usados. Esta invenção foi seguida por Wunderbar, um distribuidor de cerveja que está livre de afiliações das cervejarias exclusivas e usa barris de 4, 5 ou 6 litros para cerca de 300 marcas de cerveja e também pode servir vinhos refrigerados e refrigerantes.

Existem três modelos em três categorias de preço. Os três modelos podem levar quase todas as marcas de cerveja no barril, bem como o UniKeg Wunderbar, que foi desenvolvido especialmente para vinhos e bebidas frias.
As diferenças estão na refrigeração. O modelo top, o “Cooler Wunderbar Professional”, usa compressor de refrigeração extremamente rápido. O “Wunderbar cooler Thermo”, tem um mais comum sistema de resfriamento termoelétrico Peltier, enquanto o “Cooler Wunderbar para festas”, já mantém as bebidas refrigeradas frias por horas e funciona sem um plug, mas com pilhas AA padrão. Assim, o último é ideal para uso ao ar livre no jardim camping, ou na praia.

Até agora, os barris não-pressurizados, vamos olhar para os recentes acontecimentos nos barris pressurizados, que estão se tornando muito populares, pois a maioria deles tem built-in torneiras.

O 3.1-litros barril pressurizado para festa

O Maxi Barril do Grupo Ardagh
Ardagh Maxi Can é um barril de 3,1 litros que foi projetado para ser guardado na geladeira, com fácil acesso, permitindo que a cerveja seja facilmente drenada. A cerveja alemã Radeberger está disponível no barril desde julho de 2011. O barril em folhas de flandres soldadas e moldadas é principalmente apontado para o mercado de cerveja, mas também está vendo a demanda nos segmentos de bebidas energéticas, bebidas espirituosas e vinho.
O projeto ganhou o ouro na Can of the Year Awards 2011 na categoria das latas de três peças para bebidas.

Barris 4 litros pressurizados
O mais famoso na categoria de barris de 4 litros é o “Tapje” introduzido no verão passado pela Heineken para suas marcas Amstel e Heineken.

4-litro “Tapje” Barril de PET
O Tapje é um barril de cerveja de 4 litros para levar para casa que é fácil de usar e mais atraente em sua aparência do que muitos outros barris atualmente no mercado. Em contraste com seus antecessores, é feito a partir de PET. O corpo PET arredondadas faz pleno uso da cor verde ou vermelha, associado à Heineken e a Amstel respectivamente garantem que eles se destacam na prateleira.

A cerveja permanece fresca por até 30 dias após a abertura e é ministrado sob 1 bar de pressão através de um sistema aerossol com um atuador da alavanca da torneira de estilo que é muito fácil de operar e bastante intuitivo de usar. Para o consumidor final, há ainda um indicador termo-crômico no rótulo, sinalizando que a cerveja atingiu a temperatura ideal para beber.

Feito por APPE, o barril PET que foi criado com a tecnologia de barreira monoBLOX.
Recuperadores de oxigênio, resultando em um recipiente robusto devido à força superior das barreiras utilizadas para proteger a cerveja, não permitindo que o oxigênio entre, mantendo o dióxido de carbono.

Barris de 5 litros
Continuando com a Heineken que anteriormente desenvolveu um barril de 5 litros em cooperação com Impress/Ardagh.

O barril de cerveja de 5 litros da Heineken/Impress
O Heineken Beer Keg, fabricado pela Impress, ganhou o Metal Pack of the Year no 2010 UK Packaging News Awards em Londres, dia 3 de Novembro.
O Beer Keg que tipifica a modernidade e praticidade de embalagens metálicas empurra os limites técnicos da inovação a limites que são inigualáveis por qualquer outro substrato de embalagem. Impress melhorou a experiência do consumidor com a Heineken, criando o primeiro barril de 3 peças usando impressão termo-crômico no design. Através desta inovação, a Heineken tem sido capaz de adicionar um “indicador de frio” para a embalagem (rótulo) que muda de cor quando a cerveja atinge a temperatura correta para o consumo.

Desenvolvido em conjunto com o proprietário da marca Heineken e incorporando o sistema patenteado de pressão integrada, o design apelativo fornece um formato conveniente para o cliente que mantém a cerveja fresca por um mês após a abertura.

Como Impress é uma divisão da Ardagh, e a Ardagh comercializa o barril de cerveja de 5 litros também com o nome Top Keg Plus.

Huber easyKEG IPS

Zapfstar, barril de 5 litros com built-in torneira em cima
Huber Packaging Group GmbH em Öhringen (Alemanha), disse ter desenvolvido o primeiro barril para festas do mundo no ano de 1972. Em 1998, Huber Packaging foi o pioneiro da torneira integrada (easyKEG IT). O barril de festa com um cartucho de CO2 integrado (easyKEG IPS) foi outro desenvolvimento inovador em 2008.
Em 2010 Huber apresentou um novo primeiro mundo: o novo barril para festas de 5 litros chamado DraftKing. Com DraftKing, a torneira foi redesenhada para ir em cima do barril.
Estes desenvolvimentos têm feito que o Grupo Huber Packaging alegue que eles são o líder incontestável do mercado de barris para festas em casa.

O barril Zapfstar ou DraftKing é um desenvolvimento do barril de 5 litros que permite que a drenagem do conteúdo cerveja seja  semelhante a chope em um bar. Em vez de estar no corpo do barril, o sistema de drenagem está integrado na extremidade superior e tem a forma e a sensação de uma torneira clássica. Como no bar, a torneira é operada para puxar a partir de cima. Oferece espaço na alça de um logotipo da marca. O corpo do barril com uma área de quase 1.500 cm² é totalmente disponível para acomodar a impressão com uma ininterrupta identidade da marca.

Parece que as cervejarias apreciaram as possibilidades de utilização de impressão emocional da marca, bem como a possibilidade de oferecer aos consumidores valores atraentes agregados, como o fornecimento inteligente, higienicamente segura e pronta para beber a sua marca de cerveja favorita. A decisão a favor de usar o DraftKing não leva a qualquer custo adicional durante o enchimento: o barril é projetado de modo que o dispositivo de enchimento e as facilidades de transporte correspondem com barris de 5 litros anteriores.

O DraftKing é baseado no easyKeg IPS da Huber com um sistema de pressão de CO2. A entrega regulamentada de CO2 na cabeça do barril significa que a pressão correta para o chope será mantida. Isso garante um fluxo rápido de cerveja e que uma cabeça de espuma controlada seja formada. Como o sistema de pressão de CO2 garante uma pressão de equilíbrio no barril, o barril aberto pode ser armazenado por até 30 dias na geladeira, sem qualquer perda de qualidade.

O dispositivo de drenagem é integrado. O consumidor ativa o regulador de pressão e tira a torneira com uma aba. A alavanca ergonômica da torneira pode ser facilmente operada. O som sibilante inicial cada vez que retirar a cerveja faz com que o ato de drenar seja uma experiência emocionalmente fresca. Se o consumidor dobrar junto o dispositivo da torneira, o barril ficará completamente fechado e pode ser armazenado em pé ou de lado. Todas as peças higienicamente sensíveis estão localizadas dentro do barril. Elas não têm contato com o oxigênio e não precisam ser limpas.

Este barril de 5 litros para festas, fabricado em folha de flandres soldadas e moldadas utilizando o sistema Draftking de CO2 para Kronenbourg 1664 da Brasseries Kronenbourg, na França, recebeu Bronze no Can of the Year Awards 2011.

O que nos resta?
Há dois desenvolvimentos no setor profissional que eu gostaria de destacar em um próximo artigo.
Para barris profissionais de cerveja, o aço foi o esteio para chopes de cerveja há mais de 50 anos. Barris de aço vão a bares e lojas de bebidas e são devolvidos, esterilizados, e cheios novamente. Então os depósitos são necessários para se tiver certeza que os barris são devolvidos aos seus donos originais. Estes barris de aço são caros e sucatas podem ser lucrativas. O jornal Wall Street publicou um artigo a poucos anos atrás, afirmando que USD 50 milhões em barris de aço são perdidos ou roubados nos EUA a cada ano.

O barril KeyKeg (à esquerda) e o CoolKeg (à direita)

Desenvolvimentos recentes mostram alternativas. Eu gosto de detalhar o CoolKeg de auto-refrigeração e o KeyKeg descartável. Para quem está interessado em barris profissionais é só esperar alguns dias.

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 653 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: